Um jornalista on-line mundializado

Um jornalista on-line mundializado Florence Le Cam...


Compartilhe


Um jornalista on-line mundializado (Jornalismo e Sociedade #9)


sócio-história comparativa




Este livro propõe uma sócio-história interacionista e comparada das redações brasileiras e francesas – e, em certa medida, belgas e quebequenses – na qual foi possível discutir e compreender a construção identitária do “jornalista on-line mundializado” nos últimos 15 anos. A originalidade está na compreensão dessa identidade mundializada como um processo em construção permanente a partir da circulação de atores, instituições, discursos, formas de se fazer e de se representar no jornalismo on-line e que permitem avançar na compreensão das dinâmicas de construção identitária para além dos perfis que elas engendram.

Centrado nas identidades e nas práticas dos jornalistas on-line franceses e brasileiros, Um jornalista on-line mundializado mostra uma verdadeira permanência história de 2000 a 2018 e uma transnacionalização das formas de ser e de se fazer o jornalismo on-line, resultado e um circulação internacional e injunções à inovação que afeta e constrange o universo midiático. Esses mecanismos complexos de apropriação, de circulação e de consumo dos discursos sobre a inovação participam da construção de uma identidade transnacional dos jornalistas on-line.
Esta perspectiva estuda o jornalismo contemporâneo da forma como ele é praticado e concebido. Quase 25 anos após os primeiros debates sobre e Internet no meio jornalístico, este livro permite retomar as dinâmicas atuais e questionar as injunções à inovação e os efeitos reais que elas põem ter (ou não) sob as identidades jornalísticas.

A Série Jornalismo e Sociedade, do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade de Brasília em parceria com a Editora Insular, situa o jornalismo como construção social e prática sociodiscursiva, que participa da constituição de horizontes de referência sobre o mundo. Contempla a divulgação de estudos empíricos e esforços de teorização que buscam construir/discutir/fazer avançar uma Teoria do Jornalismo e da Notícia, bem como discussões sobre o jornalismo como práxis, as formas de (auto)regulação da profissão e seu papel na promoção da democracia e da cidadania no contexto brasileiro e em comparação com outros países. A Série tem um categorizado Conselho Editorial formado por professores, doutores e pesquisadores do nosso e de outros países.

Comunicação

Edições (1)

ver mais
Um jornalista on-line mundializado

Similares


Estatísticas

Desejam
Informações não disponíveis
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Natália
cadastrou em:
03/04/2024 07:57:50
Natália
editou em:
03/04/2024 07:58:13

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR