Um Legado de Espiões

Um Legado de Espiões John le Carré


Compartilhe


Um Legado de Espiões





Ele mesmo um ex-espião, John le Carré mudou os parâmetros da literatura de espionagem mundial. O talento para narrativas e o conhecimento dos bastidores do assunto alçaram seus livros ambientados na Guerra Fria à categoria de clássicos, e os transformaram em referências para futuros autores do gênero.
Em “Um legado de espiões”, que chega às livrarias no fim de outubro de 2017 pela Record, Le Carré retoma as trajetórias de alguns de seus principais personagens 27 anos depois do lançamento de “O peregrino secreto”, até então último livro protagonizado por George Smiley, seu personagem mais famoso.
Na trama, Peter Guillam, parceiro e discípulo de Smiley na Circus – como é chamado o Serviço Secreto Britânico em suas histórias, inspirado no MI6 – vive tranquilo, mas um tanto atormentado, numa fazenda na Bretanha após sua aposentadoria. Um dia, recebe uma carta que o convoca, com urgência, a prestar esclarecimentos à antiga agência.
Assim, ele vai ser obrigado a relembrar um episódio difícil de sua trajetória profissional: a operação Windfall, que, na década de 1960, acabou dando muito errado e matando um casal de agentes e amigos de Guillam – em uma passagem que é parte do enredo do clássico “O espião que saiu do frio”. Nos dias de hoje, os filhos do casal estão dispostos a descobrir exatamente o que aconteceu – e a arrancar muito dinheiro dos cofres britânicos no processo.
Le Carré vai alternando entre passado e presente, com as memórias e depoimentos de Guillam, mergulhando numa incrível retomada de seu familiar universo e dos temas que lhe são mais caros: a Guerra Fria e os conflitos morais da espionagem. E aqui ele vai além porque, ao relacionar os eventos do passado com os dias atuais, o personagem – e também o autor – compara o trabalho de agências de inteligência ontem e hoje, além de refletir sobre a legitimidade daquela guerra e até que ponto as ideologias que a guiaram permanecem vivas.
“Um legado de espiões” é o nono romance da série George Smiley. Ele encerra a franquia iniciada com “O morto ao telefone”, de 1961, e que tem também entre seus títulos obras como “O espião que sabia demais”. Nos próximos meses, a Record lançará ainda novas edições dos outros oito livros, com capas novas e traduções revisadas.

Literatura Estrangeira / Política / Romance policial / Sociologia / Suspense e Mistério

Edições (1)

ver mais
Um Legado de Espiões

Similares

(25) ver mais
O morto ao telefone
O Espião que Sabia Demais
O Espião que Saiu do Frio
Um Crime Entre Cavalheiros (A Murder of Quality)

Resenhas para Um Legado de Espiões (6)

ver mais
Deliciosa leitura
on 20/9/18


Para quem gosta de romance de espionagem, deve se programar para ler este trabalho de John Le Carré, que arranca do período da Gerra Fria mais uma história sobre o trabalho do serviço de inteligência Inglês em uma narrativa crível, vivida entre o presente e o passado, entre o dever e seu embate com os fantasmas internos; fantasmas que torturam mentes que deveriam estar repouso, gozando de uma relativa paz, mas este é o serviço de fantasmas, perturbar os vivos e com isto trazer uma hist... leia mais

Estatísticas

Desejam14
Trocam5
Avaliações 3.6 / 55
5
ranking 22
22%
4
ranking 38
38%
3
ranking 29
29%
2
ranking 9
9%
1
ranking 2
2%

47%

53%

Srta. Oliver
cadastrou em:
11/09/2017 12:41:13
Dover0
editou em:
07/06/2023 17:24:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR