Uma visão ampliada da obesidade: Reflexões sobre o cuidado na atenção básica 2 (Atena Editora)

Uma visão ampliada da obesidade: Reflexões sobre o cuidado na atenção básica 2 (Atena Editora) NATHÁLIA PAULA DE SOUZA...


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Uma visão ampliada da obesidade: Reflexões sobre o cuidado na atenção básica 2 (Atena Editora)





Queridas(os) cursistas,
É com imensa satisfação que trazemos o segundo volume do
nosso documento “Uma visão ampliada da obesidade: Reflexões
sobre o cuidado na atenção básica” e anunciamos a nossa chegada
na metade deste curso de aperfeiçoamento “Enfrentamento e
cuidado da obesidade na Atenção Básica”. Foi um longo caminho
até aqui e ainda temos o que percorrer. Esperamos que, os esforços
para que tudo saia com melhor aproveitamento estejam
frutificando e contribuindo para a ampliação do cuidado.
Lembramos, porém, que ainda é hora de plantar em meio às
colheitas passadas e presentes. Nesse ínterim, desejamos que você
esteja construindo reflexões e possibilidades de qualificação da
sua formação profissional para as questões referentes à complexa
temática da obesidade. Acreditamos que os módulos 4, 5 e 6
poderão subsidiá-la(o) ainda mais nesse processo.
Para tanto, o quarto módulo discorre sobre uma visão sistêmica
da obesidade pautada na interprofissionalidade e aborda
estratégias de educação e práticas integrativas e complementares
em saúde, e está organizado em três unidades de aprendizagem. Na
primeira é introduzida uma conceituação sobre a visão sistêmica
da saúde a partir da multi e interprofissionalidade. O objetivo da
segunda unidade é sensibilizar sobre outras maneiras de
compreender a saúde nas quais as práticas integrativas e
complementares podem contribuir para uma abordagem integral
no cuidado às pessoas com obesidade. A unidade de aprendizagem
três objetiva apresentar a educação em saúde, especialmente a
educação popular, em interface com a educação alimentar e
nutricional como estratégias para promoção da saúde de maneira
ampliada, prevenção e tratamento da obesidade, em particular.
Além disso, a terceira unidade pretende incentivar a construção de
projetos participativos a partir do que já foi trabalhado nas
unidades anteriores. Assim, quando da finalização deste módulo
espera-se que a discussão teórica apresentada subsidie caminhos
práticos alinhados à sua realidade, ou seja, auxilie na sua atuação
frente às necessidades da população em seu território,
contribuindo para a qualificação da atenção no que tange as
questões pertinentes à obesidade.
O quinto módulo, que trata da abordagem comportamental
trazendo os estágios motivacionais e estratégias para mudanças do
comportamento alimentar, possui quatro unidades de
aprendizagem. A primeira unidade tem como objetivo descrever a
importância da identificação do estágio de motivação para a
mudança de comportamento através do modelo transteórico.

A segunda pretende auxiliá-la(o) a compreender os fatores e
mecanismos envolvidos no comportamento alimentar dos
indivíduos. A unidade três apresenta alguns instrumentos que
identificam a percepção e aceitação da autoimagem corporal e
busca refletir sobre como esses aspectos podem interferir na
mudança de comportamento alimentar. Para finalizarmos esse
módulo, a unidade quatro traz algumas estratégias de
alimentação consciente, que poderão ser introduzidas na sua
prática com as(os) usuárias(os) a fim de melhorar a relação
delas(os) com o alimento, com o ato de comer e com o seu corpo.
O sexto e último módulo trabalha os equipamentos públicos de
promoção da saúde com ênfase no Programa Academia da Saúde e
no Programa Saúde na Escola e está dividido em duas unidades de
aprendizagem. A primeira apresenta os princípios fundamentais
do Programa Academia da Saúde (PAS) e do Programa Saúde na
Escola (PSE) a partir de suas diretrizes, objetivos e ações previstas.
A segunda aborda tais programas enquanto estratégias
territorializadas de promoção da saúde, prevenção e cuidado à
obesidade, explorando as potencialidades e desafios relacionados
à integração dos processos de trabalho das equipes de atenção
básica (Equipe do Núcleo de Apoio à Saúde da Família - eNASF/
Equipes de Saúde da Família - eSF/ Equipes de Atenção Básica -
eAB) com as ações das escolas referenciadas e/ou dos polos de
academia da saúde. Espera-se que, ao final deste módulo, os
cursistas conheçam os princípios norteadores comuns ao PAS e ao
PSE, identifiquem os demais dispositivos de promoção da saúde
em seus territórios de atuação, e viabilizem ou aprimorem o
planejamento e execução compartilhada de ações entre os
profissionais da eNASF/ eSF/ eAB com outras equipes atuantes no
território, visando promover saúde, prevenir agravos e cuidar de
pessoas.
Foi um prazer e uma satisfação ter você conosco. Nos
encontramos nas estradas de luta e coragem cotidiana para
concretização do Sistema Único de Saúde (SUS) que almejamos!
Equipe ECOASUS-PE

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