O presente livro conta com 14 seções e 78 capítulos. São quatro os editores, também colaboradores, todos conceituados professores do Departamento de Pediatria da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais. Os demais colaboradores, autores e coautores de capítulos são professores e/ou médicos da UFMG, sendo alguns residentes ou ex-residentes, mestres ou mestrandos, doutores ou doutorandos da UFMG. Todos os colaboradores têm grande conhecimento e vivência, no dia a dia, dos tema s abordados. As três primeiras seções apresentam, de forma ampla e didática, os seguintes temas: a) Conhecimentos básicos; b) Urgências do equilíbrio hidroeletrolítico e acidobásico; c) Suporte básico e avançado de vida pediátrica. A anamnese, o exame físico, os aspectos éticos e a conduta inicial no atendimento ao paciente crítica e agudamente enfermo são muito bem abordados. As três primeiras seções são fundamentais e devem ser do conhecimento de todos os médicos, independentemente de suas especialidades ou áreas de atuação. O primeiro atendimento ao paciente em situação de urgência e emergência deve ser feito por qualquer profissional médico e muitas vezes por outros profissionais de saúde. Algumas condutas devem ser do conhecimento, inclusive, do leigo, tais como transporte de pacientes, reanimação cardiorrespiratória, por exemplo.