Úrsula

Úrsula Maria Firmina dos Reis


Compartilhe


Úrsula





Obra inaugural da literatura afro-brasileira, Úrsula é considerado o primeiro romance escrito por uma mulher no Brasil. Maria Firmina dos Reis, mulher negra nascida no Maranhão, constrói uma narrativa ultrarromântica para falar das mazelas sociais decorrentes da escravidão.

Tancredo e Úrsula são jovens, puros e altruístas. Com a vida marcada por perdas e decepções familiares, eles se apaixonam tão logo o destino os aproxima, mas se deparam com um empecilho para concretizar seu amor. Combinando esse enredo ultrarromântico com uma abordagem crítica à escravidão, Maria Firmina dos Reis compõe Úrsula, considerado o primeiro romance brasileiro escrito por uma mulher, em 1859. Por dar voz e agência a personagens escravizados, é vista como a obra inaugural da literatura afro-brasileira. Retrata homens autoritários e cruéis, mostrando atos inimagináveis de mando patriarcal e senhorial em um sistema sem espaço para a autorregulação.Com rica introdução e contextualização histórica, esta edição de Úrsula celebra uma das autoras mais importantes da literatura nacional e conta com estabelecimento de texto e introdução de Maria Helena Pereira Toledo Machado e cronologia de Flávio Gomes.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (12)

ver mais
Úrsula
Úrsula
Úrsula
Úrsula

Similares

(65) ver mais
Ser Escravo no Brasil
Ser escravo no Brasil
As Vítimas Algozes
O escravo de capela

Resenhas para Úrsula (62)

ver mais
Úrsula, de Maria Firmina dos Reis – Nota 7,5/10

A importância histórica dessa obra já é, por si só, suficiente para que você a leia: publicado em 1859, “Úrsula” é considerar o primeiro romance de autoria negra e feminina publicado no Brasil. E para a felicidades de nós, leitores, a obra foi recentemente republicada por algumas editoras, trazendo o trabalho da autora maranhense para o público de fora do mundo das Letras. Na verdade, me causa espanto que essa obra não seja ensinada nas escolas como um marco da nossa literatura. O ... leia mais

Vídeos Úrsula (4)

ver mais
LIVROS SOBRE O RACISMO - VAMOS LER?  (PARTE 1) | Ana Carolina Wagner

LIVROS SOBRE O RACISMO - VAMOS LER? (PARTE 1

Úrsula: o pioneirismo de Maria Firmina dos Reis

Úrsula: o pioneirismo de Maria Firmina dos Re

ÚRSULA E A IMPORTÂNCIA DE LERMOS MARIA FIRMINA DOS REIS

ÚRSULA E A IMPORTÂNCIA DE LERMOS MARIA FIRMIN

TOP 5: MULHERES que MUDARAM a literatura!

TOP 5: MULHERES que MUDARAM a literatura!


Estatísticas

Desejam397
Trocam3
Avaliações 3.9 / 665
5
ranking 31
31%
4
ranking 44
44%
3
ranking 21
21%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

19%

81%

andre
cadastrou em:
23/10/2018 17:21:20