Este livro lança um olhar para as duas primeiras décadas de atuação da Globo Filmes, completadas em 2018. A partir de dados oficiais do setor, entrevistas e análise de filmes e programas televisivos, o leitor é convidado a refletir sobre o impacto da entrada das Organizações Globo no mercado cinematográfico. Ao aproximar os estudos de cinema ao referencial teórico da Economia Política da Comunicação e da Cultura, a autora aponta as mudanças na relação entre cinema e televisão após a criação da GF, dando destaque para sua primeira década, com o objetivo de explicar a atual configuração do mercado audiovisual nacional. Como a Rede Globo explora, na televisão, o conteúdo produzido para o cinema e vice-versa? De que maneira a Globo promoveu profissionais da emissora na direção de seus filmes? O número de filmes brasileiros exibidos pela TV Globo aumentou no período? Qual a dimensão da participação da Globo no cinema nacional? Leia e descubra as respostas a essas e outras relevantes questões sobre o cinema brasileiro contemporâneo e os 20 anos da Globo Filmes.
Comunicação