Vasco, o clube do povo

Vasco, o clube do povo Leandro Tavares Fontes


Compartilhe


Vasco, o clube do povo


Uma polêmica com o flamenguismo (1923-1958)




• Como e quando o Vasco perdeu a marca de "clube mais popular"?
• Por quais métodos essa etiqueta foi transferida para o arquirrival?

O que aconteceu, e continua acontecendo, é que a História do futebol brasileiro foi hegemonizada por uma "narrativa flamenga", que busca narrar as vantagens das quais o adversário se beneficiou e beneficia, mesmo quando os fatos demonstram que não tem vantagem alguma. Há uma narrativa que não resolve a equação. A chave para chegar à resultante da investigação será a imprensa carioca ou parte hegemônica dela.

No decorrer do livro, demonstra-se que o Vasco construiu a sua trajetória naturalmente, baseado em feitos históricos, combinados com grandes resultados esportivos, ao pioneirismo e altivez do seu poderoso quadro social, balizado na igualdade e na democracia. Já o arquirrival, clube oriundo da elite, a partir da segunda metade dos anos 1930, combinou seu desempenho desportivo com um projeto de marketing, amplamente difundido pelos canais hegemônicos da mídia esportiva carioca da época.

Essa orientação, que ganhou força nos anos 1940 e se consolidou nos anos 1950, apresenta um conjunto de elementos e episódios para justificar a propagação mitológica de um "clube-nação", numa época onde a palavra-chave no Brasil era "Estado Nacional". Para isso, foi preciso tirar o smoking do clube da Zona Sul e, em seguida, estrategicamente, vesti-lo com os trajes do povo brasileiro.

Nessa forçada "mudança de vestuário", muitas fábulas e distorções foram produzidas e divulgadas como verdades absolutas, apresentando um clube elitista como se fora popular. Entre a História original e a mitificação de uma História, existe uma enorme diferença.

Essa constatação não se dá tão somente pela "Resposta Histórica" — um fato histórico inédito no futebol brasileiro e do qual o Vasco muito se orgulha — ou pela liderança numérica de sua torcida. Muito mais do que isso, também se deu pela comunhão de fatores que moldaram o Vasco com sua forma autêntica, democrática e de massas.

Vasco: o clube do povo – uma polêmica com o flamenguismo (1923-1958) é um estudo comparado, com rigoroso critério de pesquisa, que refaz a linha de construção e popularização do Club de Regatas Vasco da Gama, e que tem como ponto simultâneo de debate a trajetória de seu maior rival, no recorte temporal 1923–1958.

Esportes / História

Edições (1)

ver mais
Vasco, o clube do povo

Similares

(1) ver mais
1898 Em Diante

Resenhas para Vasco, o clube do povo (0)

ver mais
Excelente!
on 3/2/21


Livro mostra um panorama muito bom do contexto social que envolvia o futebol no período citado no título. Indispensável para os vascaínos! Uma grande leitura para os que gostam de ler sobre a história dos grandes clubes de futebol!... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.9 / 5
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

89%

11%


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR