Viagem a Um Mundo Fantástico

Viagem a Um Mundo Fantástico Jostein Gaarder


Compartilhe


Viagem a Um Mundo Fantástico


Barna Fra Sukhavati




Viagem a Um Mundo Fantástico é a obra de estreia de Jostein Gaarder como autor de literatura infanto-juvenil. A curiosidade e o espanto perante os mistérios do mundo, constantes em todos os seus livros, estão, também aqui, presentes desde a primeira página. «Alguma vez pensaste no que está para além das estrelas? O que é que fica para além de todas as coisas?» Para além de todas as coisas, conta-nos Gaarder, fica Sukhavati, a terra onde vivem Lik e Lak, o casal de gémeos que irão protagonizar esta aventura.

|...| O nome do autor, Jostein Gaarder, remete para leituras mais “crescidas”, como o Mundo de Sofia ou o Enigma e o Espelho. Mas aqui, em "Viagem a Um Mundo Fantástico", a aproximação ao leitor infantil faz-se com a mesma naturalidade e igual identificação de outros títulos e narrativas. Lik e Lak são dois gémeos que vivem no planeta Sukhavati. Um lugar onde o tempo passa, mas não conta. Por lá, ninguém envelhece. Oliver e Olivia são os mentores das crianças e contam-lhes a história de um outro planeta: a Terra. E é para lá que os irão enviar em missão: “Vocês têm que dizer aos seres humanos que o mundo é um conto. Percebem o que vos quero dizer? Um grande conto.” (…) “Lá dentro, pensam que o mundo é uma coisa óbvia. Chamam-no ‘realidade’, e está tudo dito! Muitos seres humanos nem sequer sentem alegria pelo facto de viverem. Dizem que se aborrecem. Criaturas ingratas! E pensar que nós levámos centenas de milhares de anos para criar tudo isto.” Os irmãos, uma rapariga e um rapaz, terão alguma dificuldade em integrar-se no meio dos humanos, mas irão contar com a ajuda de duas crianças, pois claro. As únicas disponíveis para aceitar o que está para lá do visível. “Alguma vez pensaste no que está para além das estrelas? O que é que fica para além de todas as coisas?” Um livro divertido e sério ao mesmo tempo. Põe o leitor a tomar consciência de que anda ocupado com uma série de coisas que não interessam mesmo para nada. Quanto aos gémeos, acabarão por querer sentir o passar do tempo. E escolhem envelhecer. Conosco.
====
[Excerto] A FLOR DE CRISTAL '-' Alguma vez já olhou as estrelas? Alguma vez já ficou muito tempo na rua só para olhar as estrelas? Tanto tempo que até sentiu a cabeça girar? Não por estar com a cabeça virada para cima, não, mas porque o teu olhar consegue chegar tão longe. Quanto mais escura é a noite, mais longe chega o teu olhar... Já pensou no que há atrás das estrelas alguma vez? Há outras estrelas, claro. E atrás dessas outras? O que existe para lá de todas as coisas? Para lá de tudo o que vemos, existe o país de Sukhavati.

Há montanhas altíssimas e vales profundos, mas não pense que Sukhavati é um planeta. Se você vivesse no país de Sukhavati, poderia caminhar eternamente sem nunca voltar ao ponto de partida. Está vendo um campo de futebol? No centro do campo, há uma bola. O nosso Universo também é como uma esfera que se encontra num ponto do país de Sukhavati. Quando, numa fria noite de Inverno, nos pomos a olhar as estrelas, podemos vislumbrar os con- tornos dessa esfera. Mas nosso olhar nunca conseguirá penetrar o país de Sukhavati.

Quantos anos têm? Talvez dez, talvez setenta. Ter vivido dez ou setenta anos não significa ter vivido muito tempo, se pensar que o Universo tem muitos milhares de anos. Mas às vezes temos a sensação de existir desde sempre! Não conseguimos nos lembrar do nosso nascimento. Desde quando nos lembramos de alguma coisa, parece-nos que estivemos sempre aqui... '.'

Fantasia / Romance / Aventura / Infantojuvenil / Ficção científica / Suspense e Mistério / Literatura Estrangeira

Edições (2)

ver mais
Viagem a Um Mundo Fantástico
Viagem a um mundo fantástico

Similares

(27) ver mais
Momo e o Senhor do Tempo
Charlie e O Grande Elevador de Vidro
A Fantástica Fábrica de Chocolate
A História sem Fim

Resenhas para Viagem a Um Mundo Fantástico (1)

ver mais
on 10/5/11


Livro interessante, onde a terra é visitada por dois Et's juvenis. Com certeza um livro que recomendo para os meus sobrinhos. Jostein Gaarder escreve tão bem que prende a atenção de leitores de todas as idades.... leia mais

Estatísticas

Desejam69
Trocam1
Avaliações 3.6 / 36
5
ranking 22
22%
4
ranking 39
39%
3
ranking 25
25%
2
ranking 8
8%
1
ranking 6
6%

18%

82%

Vanessa
cadastrou em:
28/11/2010 16:30:43
orffeus
editou em:
15/11/2015 18:11:51