Viagem ao Crepúsculo

Viagem ao Crepúsculo Samarone Lima


Compartilhe


Viagem ao Crepúsculo





No final de 2007, o jornalista Samarone Lima pediu licença do trabalho, comprou passagens para Havana, e viajou com um único objetivo - conhecer de perto a vida real dos cubanos. Para isso, evitou hotéis, se hospedou nas casas dos cubanos mais simples, onde ganhou amigos e confidentes. Aos poucos, diversos relatos se transformaram num imenso mosaico sobre a vida na ilha, após 50 anos de um fechado Regime Comunista.



De vendedores do Granma, jornal oficial do Partido Comunista, a artistas, de aposentados a funcionários da saúde. Da esforçada vendedora do mercado negro de alimentos à máfia para a compra e de passagens de trem e ônibus. Todos contaram suas histórias, registradas somente à noite, para não chamar a atenção do regime cubano.



Poucos dias depois do retorno ao Brasil, Samarone foi surpreendido com a renúncia de Fide Castro. Novamente, os olhos do mundo se voltaram para a mais famosa ilha do Caribe.



O panorama destes encontros, repleto de emoção, numa narrativa de tirar o fôlego, está no livro “Viagem ao crepúsculo”, publicado pela editora Casa das Musas.



Mesmo sendo autor de dois livros-reportagem (“Zé”, Mazza Edições, 1998 e “Clamor”, Objetiva, 2003), Samarone preferiu abdicar das regras clássicas do jornalismo. Não agendou entrevistas, não procurou grupos pró ou contra a revolução, não se guiou por uma pauta prévia. Mais que isso, não fez perguntas aos cubanos. Preferiu escutar, observar e registrar. Cada dia em Cuba, se tornou uma grande aventura.

O livro, com 294 páginas, narra a preparação da viagem, a chegada a Havana, as descobertas e impasses, e leva o leitor a uma viagem pelas casas e ruas de Havana, seus labirintos e perigos, suas tristezas e esperanças, chegando até Camagüey, no interior do país. Um retrato fiel dos últimos dias de Cuba sob o comando de Fidel. Uma verdadeira viagem ao crepúsculo.

Edições (2)

ver mais
Viagem ao Crepúsculo
Viagem ao Crepúsculo

Similares


Resenhas para Viagem ao Crepúsculo (2)

ver mais
on 25/8/12


Recomendo. Em "Viagem ao Crepúsculo", Samarone captura com a humanidade que só os eleitos possuem, a imagem de um povo sofrido e lutador. O livro é feito de pessoas e histórias, cuja mensagem se alia à esperança e à constatação da tragédia que advém de todos os regimes políticos ditatoriais. ... leia mais

Estatísticas

Desejam4
Trocam2
Avaliações 4.4 / 32
5
ranking 53
53%
4
ranking 34
34%
3
ranking 9
9%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

38%

62%

Humberto
cadastrou em:
29/08/2009 23:29:14