Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá

Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá Lima Barreto


Compartilhe


Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá





Publicada em 1919, este romance narra a história de um amanuense, que nas mãos de Lima Barreto, se torna uma obra prima de texto bem escrito e crítico à sociedade do início do século XX.

O livro começa com uma explicação de Lima Barreto de que recebeu a obra das mãos do jovem Augusto Machado, datada de 1906, e que conta a vida do excêntrico Gonzaga de Sá, superior seu na repartição e que se tornaria um mentor das coisas importantes da vida, em diversas conversas e passeios por um Rio de Janeiro em crescimento acelerado ao estilo europeu, com as diferenças sociais que isso acarretaria até hoje. Com um teor engraçado e muitas vezes melancólico, o livro termina com a morte de Gonzaga de Sá, que acaba se arrependendo de ter sido uma pessoa livre e nunca ter encontrado o amor de Vênus para fazer-lhe companhia principalmente em sua solidão final, acompanhado sempre de perto pelo jovem Machado.

A visão do livro e sua crítica social e civilizatória são bem definidas pelo trecho a seguir:

“...levamos a procurar as causas da civilização para reverenciá-las como se fossem deuses... Engraçado! É como se a civilização tivesse sido boa e nos tivesse dado a felicidade!”

Ficção / Literatura Brasileira

Edições (13)

ver mais
Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá
Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá
Vida e morte de M. J. Gonzaga de Sá
Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá

Similares

(5) ver mais
Clara dos Anjos
Triste Fim de Policarpo Quaresma
A Vida de Lima Barreto
Recordações do Escrivão Isaías Caminha

Resenhas para Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá (57)

ver mais
Reflexivo
on 21/3/21


Creio que este seja o livro mais filosófico que até agora li de Lima Barreto. O cansaço da leitura seguida de três livros do mesmo autor talvez tenha prejudicado um pouco o prazer da leitura deste. Voltarei a lê-lo posteriormente. A impressão que tenho é que os livros (ao menos os que li até agora) do autor são fortemente biográficos e refletem de maneira intensa suas sensações, suscetibilidades e traumas. É como se todos os principais personagens fossem o autor. Mas talvez todos os li... leia mais

Vídeos Vida e Morte de M. J. Gonzaga de Sá (1)

ver mais
VIDA E MORTE DE M  J  GONZAGA DE SÁ por Profa  Dra Miriam Bevilacqua

VIDA E MORTE DE M J GONZAGA DE SÁ por Profa


Estatísticas

Desejam34
Trocam2
Avaliações 3.5 / 172
5
ranking 23
23%
4
ranking 33
33%
3
ranking 31
31%
2
ranking 9
9%
1
ranking 4
4%

36%

64%

lestatdelioncourt
cadastrou em:
22/11/2023 20:49:38
lestatdelioncourt
editou em:
22/11/2023 20:49:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR