Vida e Proezas de Aléxis Zorbás

Vida e Proezas de Aléxis Zorbás Nikos Kazantzakis


Compartilhe


Vida e Proezas de Aléxis Zorbás (TAG Curadoria)





A história é narrada por um intelectual grego que, depois de ser chamado de "roedor de papéis" pelo grande amigo Stavridákis , decide lançar-se em uma empreitada arrojada: explorar uma mina de linhito em Creta. Num bar do porto, pouco antes de embarcar, conhece Aléxis Zorbás, a quem contrata para chefiar os trabalhos. Ao chegar à ilha, instalam-se temporariamente na casa de Madame Hortense, uma velha atriz do amor francesa que vive de seu passado e que logo cede aos encantos do empregado-chefe. De dia, enquanto Zorbás comanda os operários na mina, o narrador se enfurna em sua jornada interna banhada pelo mar Líbio e materializada no manuscrito que escreve. À noite, enquanto come a sopa preparada por Zorbás, ele fica a escutar suas histórias, ouvindo-o tocar seu santir, vendo-o dançar as coisas que não consegue expressar com palavras. Suas mulheres, as guerras que viveu, suas certezas, suas dúvidas, suas loucuras.
O conflito entre alma e corpo, ou espírito e carne, ou divindade e homem, é um dos pilares da obra de Nikos Kazantzákis. A ele, o narrador é lançado com força através de confrontos de visão de mundo que irão remodelar seu modo de pensar. O resultado é uma nova dimensão de compreensão da alma humana, algo infestado de vida, algo que os livros não puderam lhe dar.
"Vida e Proezas de Aléxis Zorbás" consegue ser ao mesmo tempo um romance de aventura, que se lê com febre, e um romance de formação, que transforma. Como em todo grande livro, sua leitura não é apenas uma experiência literária de excelência, é uma experiência de vida.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (10)

ver mais
Vida e proezas de Aléxis Zorbás
Vida e Proezas de Aléxis Zorbás
Vida e Proezas de Aléxis Zorbás
Zorba

Similares

(17) ver mais
Zorba the Greek
Ascese
O Labirinto Negro
The Dark Labyrinth

Resenhas para Vida e Proezas de Aléxis Zorbás (69)

ver mais
on 31/12/10


Minha mãe sempre insistiu que eu lesse esse livro, nunca entendi bem. Agora eu sei. É uma verdadeira obra-prima! Não existe outra expressão pra definir essa história que tem como tema central a amizade e, acima de tudo, a capacidade dos seres humanos de desperdiçar o tempo que lhes é dado. Aqui, Zorba é a personificação do "Carpe Diem": um homem que aproveita o presente, sem se preocupar com o futuro, muito menos o passado. Ao longo do livro, a voz do personagem nos presenteia com fra... leia mais

Vídeos Vida e Proezas de Aléxis Zorbás (1)

ver mais
Greek Zorba Alexis Zorbas

Greek Zorba Alexis Zorbas


Estatísticas

Desejam188
Trocam12
Avaliações 3.9 / 1.070
5
ranking 39
39%
4
ranking 34
34%
3
ranking 19
19%
2
ranking 7
7%
1
ranking 2
2%

34%

66%

Izabel
cadastrou em:
30/12/2016 17:39:07
Helena
editou em:
29/06/2019 14:28:45

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR