Violências e Direitos Humanos

Violências e Direitos Humanos Geraldo Caliman


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Violências e Direitos Humanos


Espaços da Educação




Mais de sessenta anos depois da fundação das Nações Unidas e da
UNESCO, o mundo ainda se encontra em posição de transformar a cultura
predominante de violência em Cultura de Paz. Hoje, o desafio consiste em
encontrar os meios de mudar definitivamente atitudes, valores e comportamentos,
a fim de promover a paz e a justiça social, a segurança e a solução
não violenta de conflitos. E é para isso que a UNESCO vem empreendendo
esforços desde a sua criação.
Mesmo atuando em uma variedade distinta de campos, a missão exclusiva
da UNESCO é a construção da paz: “O propósito da Organização é
contribuir para a paz e a segurança, promovendo cooperação entre as nações
por meio da educação, da ciência e da cultura, visando a favorecer o respeito
universal à justiça, ao estado de direito e aos direitos humanos e a liberdades
fundamentais afirmados aos povos do mundo”.
Para atingir tal objetivo, a UNESCO trabalha cooperando com os governos
em seus três níveis, com o poder Legislativo e a sociedade civil, construindo
uma rede de parcerias, mobilizando a sociedade, aumentando a conscientização
e educando para a Cultura de Paz. Exemplo disso é a extensa rede de
cátedras em diversas universidades brasileiras. Entre elas, destaca-se a Cátedra
Juventude, Educação e Sociedade da Universidade Católica de Brasília, que
desenvolveu a presente publicação que ora temos a alegria de prefaciar.
Tratar dos espaços da educação no campo das violências significa um
dos maiores desafios aos direitos humanos.
A Cultura de Paz se insere em um marco de respeito aos direitos humanos
e constitui terreno fértil para que se possam assegurar os valores
fundamentais da vida democrática, como a igualdade e a justiça social. Essa
evolução exige a participação de cada um de nós para que seja possível dar
aos jovens e às gerações futuras valores que os ajudem a forjar um mundo
mais digno e harmonioso, um mundo de igualdade, solidariedade, liberdade
e prosperidade.
A UNESCO no Brasil tem trabalhado vários programas ancorados na
construção de uma Cultura de Paz, cujo foco principal é a educação, fornecendo
elementos para subsidiar a formulação de políticas públicas. Além das
tecnologias sociais que produz, a Organização também tem realizado importantes
pesquisas na linha de juventude, violência e cidadania – abordando
temas como drogas nas escolas, violências nas escolas, juventudes e sexualidades
e a publicação dos Mapas da Violência – que também compõem o conjunto
de insumos produzidos para auxiliar governos, e a própria sociedade,
na reflexão sobre a realidade em que vivemos, e na busca por caminhos que
tenham a educação e a paz como focos principais.
A publicação que chega a suas mãos caminha nesta mesma direção:
contribuir para espalhar as sementes da paz e a possibilidade de trabalharmos
a construção da cultura de paz ancorada na educação, repensando as formas
pelas quais possamos diminuir a violência no ambiente escolar e ressignificar
o papel da escola.
Com esta iniciativa, reiteramos nossa convicção de que a construção de
uma sociedade menos violenta, mais igual e justa só será possível se for assumida
como tarefa de todos, sem nunca perder de vista o respeito aos direitos
humanos e à diversidade, concretamente traduzidos na vida de cada cidadão.
Portanto, mãos a obra!

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