Viva a Verde!

Viva a Verde! Rafael Duarte Oliveira Venancio


Compartilhe


Viva a Verde!


O Campeonato Sul-americano em 1963 em 21 microcontos de futebol




A ficção de futebol é um exercício difícil, especialmente porque a realidade do esporte parece mais interessante do que qualquer história inventada.
Um baú gigantesco de histórias fantásticas de futebol pode ser encontrado pelos séculos. Ainda mais em uma competição centenária tal como a Copa América, iniciada enquanto Campeonato Sul-americano em 1916.
As histórias aqui, então, são estórias do Campeonato Sul-americano de 1963, sediado e vencido pela Bolívia – treinada pelo brasileiro Danilo Alvim, o “Príncipe” do vascaíno Expresso da Vitória e do Maracanazo da Copa de 1950 com a Seleção Brasileira – em cima do Paraguai treinado pelo mítico uruguaio Ondino Viera, antigo treinador de Danilo.
Para fins formais, os microcontos possuem exatas 100 palavras. Esse gênero textual, em língua inglesa, é conhecido como drabble. Isso reforça o exercício criativo posto para (re)contar 21 estórias do mundo da bola.
Este é o décimo-segundo de trinta planejados na série sobre o Campeonato Sul-americano e a Copa América de futebol, todos seguindo o mesmo preceito. Seja dentro deste volume, seja no contexto completo das obras, há de se ter um caleidoscópio daquilo que o futebol tem de melhor: suas pequenas histórias.

Esportes

Edições (1)

ver mais
Viva a Verde!

Similares


Estatísticas

Desejam1
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 0 / 0
5
ranking 0
0%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

0%

0%

Americo
cadastrou em:
29/01/2023 17:05:17
Americo
editou em:
29/01/2023 17:05:29

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR