Voltar para casa

Voltar para casa Toni Morrison


Compartilhe


Voltar para casa





Vamos, meu irmão. Vamos voltar para casa.

Frank Money volta da Guerra da Coreia com mais do que cicatrizes visíveis em seu corpo. Veterano como tantos outros, vive em profundo conflito com seus fantasmas, perturbado pela enorme culpa de ser um sobrevivente e pelas atrocidades que cometeu. Ao se deparar com um país racista e segregado, ele reluta em voltar à sua cidade natal na Geórgia, onde deixou dolorosas memórias de infância e a pessoa que lhe é mais querida, a irmã Ycidra.

Ci sobreviveu como pôde aos anos de ausência do irmão, numa sociedade machista e opressiva em que as mulheres não têm vez, são sistematicamente abandonadas pelos maridos e muitas vezes mutiladas sem piedade. Ainda que não seja um soldado, é com imperativos que a menina foi criada: “Amarre o sapato, largue essa boneca de trapo e pegue a vassoura descruze as pernas vá tirar as ervas daninhas daquele jardim endireite as costas não me responda”. O ambiente nos Estados Unidos dos anos 1950 é tão hostil - que não se diferencia muito de um campo de batalha -, especialmente para uma mulher.

Nesse mundo desfigurado, ao se reencontrarem no caminho de volta para casa, os irmãos poderão enfim ressignificar seu passado e voltar a ver com esperança o futuro. Afinal, o que é o lar, senão o lugar onde estão os nossos afetos? É no retorno à casa e no amor fraterno que Frank poderá entender sua experiência traumática na guerra e reencontrar uma força que já não acreditava ter.

Uma das mais celebradas romancistas dos Estados Unidos, a Nobel de literatura Toni Morrison expande seu olhar sobre a história norte-americana do século XX com esta narrativa de violência, amor e redenção.

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (2)

ver mais
Voltar para Casa
Voltar para casa

Similares

(7) ver mais
1Q84
Amor
Compaixão
A chave de casa

Resenhas para Voltar para casa (10)

ver mais
1 week, 3 days ago


Já fazia um bom tempo que tinha ouvido falar em Toni Morrison e queria ler algo dela. Na semana passada enquanto andava pela biblioteca do Sesc me deparei com alguns livros da autora e escolhi este para começar. Acabo de concluir a leitura e estou paralisada com tamanha qualidade. A escrita te prende do começo ao fim mesmo sendo um livro pesado, que choca. Não sei quais palavras usar para dizer o quanto este livro é bom e o quanto eu gostei dele. Com toda certeza lerei outros da autora... leia mais

Estatísticas

Desejam153
Trocam1
Avaliações 4.0 / 122
5
ranking 34
34%
4
ranking 44
44%
3
ranking 18
18%
2
ranking 3
3%
1
ranking 0
0%

25%

75%

Carla
cadastrou em:
27/05/2016 00:42:45
Jenifer
editou em:
17/08/2019 11:16:04