Vozes do deserto

Vozes do deserto Nélida Piñon


Compartilhe


Vozes do deserto





Vencedor do Prêmio Jabuti nas categorias Melhor Romance e Livro do Ano em 2005, Vozes do deserto, de Nélida Piñon, ganha nova edição.

Em Vozes do deserto, Nélida Piñon não só recria a história das Mil e uma noites como também realça o desempenho de uma mulher transgressora em uma sociedade patriarcal. Através de uma narrativa envolvente e irretocável, Nélida acompanha a história de Scherezade, a jovem mais brilhante da corte, que, para salvar as jovens do reino das garras do poderoso Califa, decide casar-se com ele. Filha do Vizir, que devia servidão ao poderoso monarca, ela não acredita que o poder do Califa possa determinar o fim de sua imaginação.

Segundo Alfredo Bosi, que assina a orelha do livro: “Nélida vê por dentro, com empatia a um só tempo forte e delicada, a mulher de quem a fabulosa criação oriental nos dera apenas o vulto escondido entre as dobras do véu muçulmano. Agora sabemos quem é Scherezade, pois Nélida nos revelou a sua natureza profunda: é a força mágica da voz narrativa que enfrenta, a cada lance, a opressão e a morte. O sexo sem amor, obscenamente mecânico, imposto à jovem esposa (possuída e não amada), não consegue satisfazer ao Califa entediado; mais insaciável é a sede da palavra, e imperioso é o desejo de ouvir o conto inacabado. E é este desejo que salva a narradora e todas as mulheres pelas quais ela se sacrifica. Desse ritual fazem parte o soberano enredado na teia do poder: Dinazarda, imagem da solerte prudência; e a escrava Jasmine. Nélida soube extrair desta esquiva figurante a mina da fantasia popular com que se alimenta a fantasia da contadora de histórias. Sutil e firmemente, Nélida nos faz ouvir as vozes do deserto, de onde vieram e para onde vão os sonhos da narradora, enfim liberta da missão que se impusera. Quem tem ouvidos, ouça ― é a palavra que resta dizer ao leitor desta obra que reinventa o fascínio das Mil e uma noites.”

Para o escritor, tradutor e jornalista português António Mega Ferreira, Vozes do deserto é “um dos mais belos romances escritos em língua portuguesa neste princípio de século”.

Ficção / Literatura Brasileira / Romance

Edições (3)

ver mais
Vozes do deserto
Vozes do Deserto
Vozes do Deserto

Similares

(50) ver mais
A Mulher que Escreveu a Bíblia
A mulher que escreveu a Bíblia
A mulher que escreveu a Bíblia
A Filha de Homero

Resenhas para Vozes do deserto (15)

ver mais
on 20/4/09


Urghh...uma história que poderia ser contada em um sessenta e quatro avos do número de páginas, cuja beleza onírica fumegante, acalentada pelo calor das tépidas areias do deserto e da carne humana, perde-se em recursos estilísticos cansativos como o anterior e na repetição metódica e arrepiante de palavras – meu limite de suportar ler ‘olor’ diminuiu consideravelmente depois desse livro. Maçante pacas. Eis aqui uma curiosa homenagem "à imaginação humana e à arte de fabular", como garan... leia mais

Vídeos Vozes do deserto (2)

ver mais
VOZES DO DESERTO, de Nélida Piñon

VOZES DO DESERTO, de Nélida Piñon

Vozes do Deserto, de Nélida Piñon | Diário de Leitura

Vozes do Deserto, de Nélida Piñon | Diário de


Estatísticas

Desejam49
Trocam4
Avaliações 3.2 / 94
5
ranking 18
18%
4
ranking 33
33%
3
ranking 22
22%
2
ranking 17
17%
1
ranking 11
11%

24%

76%

Jenifer
cadastrou em:
19/10/2021 11:27:21
Jenifer
editou em:
19/10/2021 11:29:57

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR