Yaka

Yaka Pepetela


Compartilhe


Yaka





A ideia do Yaka nasce em Benguela em 1975, estávamos numa "espera " nocturna do inimigo e eu disse que tinha que escrever um livro que aproveitasse o privilégio que eu tive de ter nascido de uma família colonial, numa cidade colonial, de ter lutado contra esse sistema colonial e de estar na minha cidade natal quanto termina o colonialismo...Foi aí que nasceu a ideia e a partir daí eu juntei todos os textos sobre Benguela e sobre a região centro sul, quando saí do governo, uma semana depois comecei a escrever o livro, a dois de janeiro de 1993. Tive que escrever o livro de pé. "Eu estava completamente preso à história quando escrevi o Yaka" - Pepetela.



É um livro sobre a história da colonização em Angola e, simultaneamente a história da luta pela queda dessa colonização. Uma saga sobre cem anos da história do país vistos através da evolução de uma família e do seu percurso por Angola. Pepetela acompanha a vida de personagens idos de Portugal para Angola no século XIX, com personagens idos do Brasil, essencialmente deportados, e pessoas descontentes com descontentes com a independência do Brasil.



A história vai até à independência de Angola em 1975. Termina em Benguela. Na última geração, como foi comum a muitas famílias há histórias de vidas com opções diferentes dentro dos diferentes partidos angolanos.



Toda a história é acompanhada por Yaka, a estátua que acompanha toda a história da família e que no fim é entendida na sua mensagem pelo último dos membros da família.



Nesta obra Pepetela assume em absoluto a sua função de romancista-historiador:



"Nesse livro eu pretendia mostrar uma vertente europeia na cultura que existe nas cidades da costa angolana. Há a intenção de dizer que há um legado cultural da colonização. Custou-me muito escrevê-lo porque eu estava demasiado amarrado á história. É um livro onde acredito não hajam muitos erros históricos."


Edições (1)

ver mais
Yaka

Similares


Resenhas para Yaka (2)

ver mais
Família Semedo, construindo o discurso do colonizador
on 5/2/18


O romance Yaka, resultado de anos de pesquisas realizadas por seu autor Pepetela, alia ficção e história do povo angolano por um período de 100 anos. Pepetela vai desnudando a história de Angola, através da história ficcional, onde registra a saga da Família Semedo, realizando em conjunto sua descrição genealógica até a 4º geração, perpassando pelas percepções, pelos conflitos, pelas desilusões, pelos desafios, pelos ultrajes, pelos sucessos e derrotas de seus personagens. Desta maneir... leia mais

Estatísticas

Desejam13
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 14
5
ranking 43
43%
4
ranking 29
29%
3
ranking 29
29%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

30%

70%

[HT] Maia
cadastrou em:
26/02/2009 09:53:06

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR