A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia

A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia Samuel Johnson


Compartilhe


A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia





Com prefácio de Theodore Dalrymple e em edição bilíngue, A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia é uma fábula reverenciada por autores como Coleridge, Jane Austen e C. S. Lewis. Ela ensina que a felicidade não é algo que se conquiste, já que quem se ocupa de procurá-la acaba deixando de viver.

Os filhos do Rei da Abissínia (antigo nome para a Etiópia) vivem no Vale Feliz, protegidos de infortúnios; até que Rasselas, o Príncipe, é tomado por uma insatisfação. Ele deseja conhecer as agruras do mundo, para ao menos descobrir, por contraste, o valor do lugar onde vive. Então foge, com o amigo e poeta Imlac, com a irmã Nekayah e com a criada desta, Pekuah.

O grupo peregrina por terras estranhas, conhece diferentes formas de vida – a de um astrônomo, a de um eremita, a de um sábio – e percebe que por trás de cada uma delas há uma sombra de infelicidade. A semelhança com o enredo de Cândido permite que comparemos as visões de Samuel Johnson e de Voltaire – que, sugestivamente, se revelam antagônicas.

Fábula / Literatura Estrangeira

Edições (1)

ver mais
A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia

Similares

(31) ver mais
As Memórias de Underground
Homens da tarde
Micrômegas e outros contos
Contos Universais

Resenhas para A História de Rasselas, Príncipe da Abissínia (5)

ver mais
Romance filosófico
on 16/2/21


Muito bom livro que trata da procura da felicidade, dando indicações de que esta, caso exista alguma definição, não se trata de uma busca externa.... leia mais

Estatísticas

Desejam12
Trocam1
Avaliações 4.8 / 16
5
ranking 75
75%
4
ranking 25
25%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

57%

43%

Cioran E.
cadastrou em:
18/04/2019 07:25:54

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR