A vida verdadeira de Domingos Xavier

A vida verdadeira de Domingos Xavier Luandino Vieira


Compartilhe


A vida verdadeira de Domingos Xavier





«De todos os cantos da prisão chegaram vultos que se sentaram, silenciosos, à volta do irmão a morrer. Um moço tirou seu velho casaco de fardo e cobriu com ele o peito pisado e rebentado do tractorista. Só a cara estava agora descoberta, banhada na luz da lua entrando na janela. O velho bêbado continuou a choramingar no seu canto. A lua espreitava nas frinchas, nas janelas altas, e veio cobrir na cara serena e tranquila de Domingos Xavier. O sangue foi correndo, noite fora, cada vez com mais devagar, respiração cada vez mais fraca, a cara esmagada virando naquela cor esbranquiçada da morte. O moço que estava espreitar atrás de várias cabeças arriscou mesmo baixinho:

- Aiuê! Parece é, tá dormir ainda...



Verdade mesmo, Domingos Xavier dormia para os seus irmãos, feliz em sua morte, de madrugada, com a luz da lua da sua terra a sair embora para contar depois, todas as noites, a história de Domingos Xavier.»



Domingos António Xavier, o tractorista, nunca fizera mal a ninguém. Só queria o bem do seu povo e da sua terra. E por lhes querer bem não falou os assuntos do seu povo nem se vendeu. E por lhes querer bem o mataram. E por isso, no dia da sua morte, ele começou a sua vida de verdade no coração do povo angolano.



(informação da editora)



A vida verdadadeira de Domingos Xavier é um clássico da literatura angolana. Foi traduzido para vários idiomas.


Edições (4)

ver mais
A vida verdadeira de Domingos Xavier
A vida verdadeira de Domingos Xavier
A Vida Verdadeira de Domingos Xavier

Similares


Resenhas para A vida verdadeira de Domingos Xavier (1)

ver mais
Domingos Xavier
2 weeks ago


Uma verdadeira luta contra a estrutura do poder colonial, do fascismo e do capital. A obra apresenta uma narrativa com diversos personagens que vai trazer a tona a prisão de um angolano, desconhecido até então, magro, alto que fora preso sem motivo os ou precedentes. Um trabalhador, tratorista, que percebe as múltiplas facetas da opressão e num ato heroico e de luta pelo seu povo, faz do silêncio a sua arma valiosa para a guerra narrada na novela de Luandino. Este silêncio, faz com q... leia mais

Estatísticas

Desejam10
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 3.9 / 47
5
ranking 28
28%
4
ranking 49
49%
3
ranking 15
15%
2
ranking 9
9%
1
ranking 0
0%

28%

72%

Aline
cadastrou em:
30/04/2010 20:06:52