Cidade aberta

Cidade aberta Teju Cole


Compartilhe


Cidade aberta





Este premiado romance de estreia acompanha as caminhadas do jovem médico Julius. Aclamado pela crítica e comparado a nomes como W. G. Sebald e J. M. Coetzee, o autor traça um delicado retrato de Nova York e da solidão.

Prêmio Pen/Hemingway
Prêmio New York City Book
Prêmio Rosenthal da American Academy of Arts and Letters


A expressão cidade aberta pode referir-se a uma cidade ocupada pelo exército invasor durante uma guerra e poupada em troca de rendição. A Nova York pós-Onze de Setembro percebida por Julius, um jovem psiquiatra residente no hospital Columbia Presbyterian, carrega em si um pouco dessa atmosfera - é uma cidade de traumas não admitidos e muita solidão.

Julius faz longas caminhadas após o trabalho, como contraponto a seus atarefados dias no hospital. Além da “evocação de liberdade”, esses passeios são o motor de suas reflexões e reminiscências, pelas quais ele relembra sua história, sua infância na Nigéria, sua condição de imigrante, e também a história da própria cidade em que vive e dos habitantes dela.

Teju Cole parece transferir muito de si ao protagonista do romance - ambos são nigerianos que saíram de sua terra natal para estudar nos Estados Unidos. Além de escritor, Cole é também fotógrafo, e a observação precisa e o zelo com os detalhes parecem ser seu principal legado a Julius. Numa sucessão de meditações, informações históricas, reflexões sobre música e literatura, e nítidas descrições das paisagens urbanas - motivos que renderam a Cole muitas comparações a W. G. Sebald -, o personagem estabelece uma espécie de diário não cronológico de suas reminiscências nigerianas e nova-iorquinas.

Uma reflexão sobre história e cultura, identidade e solidão.
Colm Tóibín

Ficção / Literatura Estrangeira / Romance

Edições (1)

ver mais
Cidade aberta

Similares

(12) ver mais
Os pescadores
Acontecimentos na irrealidade imediata
A Vegetariana
O Leão e a Joia

Resenhas para Cidade aberta (12)

ver mais
Sensível ou enfadonho?
on 7/3/13


Título original: Open City Gênero: Romance Ano de lançamento: 2011 Ano desta edição: 2012 Editora: Companhia das Letras Páginas: 320 Idioma: Português (tradução de Rubens Figueiredo) Citação: "Eu era o filho estranho, entende? Faltava às aulas para poder ir a outro lugar e ler o que eu queria, por conta própria. Assistir às aulas nunca me ensinou nada. Tudo o que há de interessante está nos livros, os livros é que me deram consciência da diversidade do mundo. É por isso que nã... leia mais

Estatísticas

Desejam36
Trocam2
Avaliações 3.5 / 53
5
ranking 19
19%
4
ranking 36
36%
3
ranking 34
34%
2
ranking 8
8%
1
ranking 4
4%

39%

61%

Marcos
cadastrou em:
01/06/2012 17:01:19
Jenifer
editou em:
08/06/2021 22:52:34

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR