Clarice: Uma vida que se conta

Clarice: Uma vida que se conta Nadia Battella Gotlib


Compartilhe


Clarice: Uma vida que se conta





Mais uma biografia sobre Clarice Lispector (1920-1977) chega às livrarias nesta semana. A Edusp (Editora da Universidade São Paulo) deve começar, a partir desta quinta-feira (3), a distribuir "Clarice - uma vida que se conta", escrito por Nádia Battela Gotlib.
O título foi publicado pela primeira vez pela editora Ática em 1995, quando teve cinco edições e esgotou. A autora fez uma revisão e ampliação de sua obra, que agora sai pela Edusp. Gotlib é também autora de "Clarice Fotobiografia", resultado do material recolhido para sua tese de livre-docência. São imagens de Clarice pesquisadas em arquivos diversos, lugares onde a escritora morou (Ucrânia, Itália, Suíça, Inglaterra, Estados Unidos, Maceió, Recife e Rio).

A autora desenvolve na biografia uma leitura fundamentada tanto em dados de caráter biográfico como em considerações críticas sobre a obra literária e jornalística de Clarice Lispector.
As duas linhas narrativas alternam-se, por vezes cruzam-se, estabelecendo diálogo que estimula as relações entre literatura e biografia, entre história e ficção.
Paralelamente, surgem outras questões de interesse referentes a múltiplos agentes culturais que interferiram na formação da personalidade artística de Clarice Lispector: suas raízes ucranianas judaicas, o solo nordestino da infância e pré-adolescência, os grupos intelectuais do Rio dos anos de 1940, os países da Europa e os Estados Unidos, onde viveu durante quase 16 anos, e, de novo, o Rio das décadas de 1960 e 1970.

A autora inclui na edição revista e ampliada dados recentemente descobertos, imagens inéditas e fontes bibliográficas de importância para a melhor compreensão da vida e obra dessa escritora.
Esta reedição revista e ampliada vem a público em português após ter sido editada em espanhol, em Buenos Aires, pela editora Adriana Hidalgo em 2007.
Nesta reedição, a autora manteve alguns dados que apareciam na tese de livre-docência, que deu origem ao livro, e não constavam das edições anteriores, como numerosas rodas de rodapé, com explicitação detalhada das fontes, e informações inseridas em subcapítulos e novas notas, com base em bibliografia especializada sobre o assunto, publicada após a primeira edição de 1995.

Biografia, Autobiografia, Memórias

Edições (2)

ver mais
Clarice: Uma vida que se conta
Clarice: Uma vida que se conta

Similares

(3) ver mais
Clarice - Fotobiografia
Clarice,
À procura da própria coisa

Resenhas para Clarice: Uma vida que se conta (12)

ver mais
Haia, a estrangeira
on 30/9/22


- Clarice, se você pudesse roubar alguma coisa, o que roubaria? - Roubaria gente, pessoas, companhia. (1965, entrevista. Clarice Lispector, Jóia, n. 141.) De forma semelhante ao que acontece na biografia de Leonardo, onde a proposta do autor parece ser, além de trazer dados históricos-biográficos, fazer análises das diversas obras do mestre, assim Nádia faz aqui: além das informações biográficas ela faz análises literárias das produções da autora, com um objetivo bem especí... leia mais

Vídeos Clarice: Uma vida que se conta (1)

ver mais
5º Ciclo | O legado de Clarice Lispector

5º Ciclo | O legado de Clarice Lispector


Estatísticas

Desejam57
Trocam2
Avaliações 4.6 / 113
5
ranking 73
73%
4
ranking 16
16%
3
ranking 7
7%
2
ranking 4
4%
1
ranking 0
0%

22%

78%

Helena
cadastrou em:
16/12/2009 17:42:55
Craotchky
editou em:
10/09/2022 10:43:55

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR