Debaixo das rodas de um automóvel

Debaixo das rodas de um automóvel Rogério Skylab


Compartilhe


Debaixo das rodas de um automóvel





O excêntrico cantor carioca Rogerio Skylab, um dos artistas mais consagrados no meio musical underground brasileiro, enfim realizou seu antigo desejo de lançar um livro que reunisse seus poemas. E os fãs do humor negro de Skylab agradecem. Debaixo das rodas de um automóvel, lançado pela editora Rocco, é o que se pode chamar de um livro de sonetos contemplativos. Na obra, o autor reflete sobre fatos cotidianos, com a sua característica postura nada politicamente correta.

Para se compreender Debaixo das rodas de um automóvel de forma plena, é necessário ler os sonetos na seqüência pré-estabelecida pelo autor. O narrador flana por diversos ambientes, como a sua casa, a casa do vizinho, o escritório onde trabalha, a rua, o shopping center. Em cada um desses lugares, ele faz sua viagem contemplativa acerca de elementos ora banais – goteiras, janelas, vitrines –, ora banalizados – balas perdidas, doenças, genocídio cultural.

Skylab não é, de forma alguma, apenas um passante. Skylab é, acima de tudo, um inquieto. O dia-a-dia vira incômodo, pedra no sapato, dor de dente. O tédio consome o narrador de forma tão aguda que se torna um personagem da obra. E esse personagem é, por vezes, responsável pelo olhar “petrificado” do narrador em relação à vida. O mau humor e a ironia invadem até os temas mais delicados, como um atropelamento na rua da cidade grande ou a prostituição de travestis.

Há também um momento metalingüístico no livro. O próprio autor constata que poesia é uma arte desvalorizada e começa a divagar sobre a condição de poeta que não pode sobreviver financeiramente apenas da sua obra. Enquanto o leitor espera pelo próximo soneto, o narrador tenta convencê-lo da falta de importância da poesia no mundo contemporâneo, onde tudo é apelo visual. Skylab brinca até com a expressão “poema para gaveta”, dedicando algumas “mal-traçadas linhas” para aquele compartimento da cômoda que costuma guardar objetos muitas vezes inúteis.

Debaixo das rodas de um automóvel, apesar de todo o tédio, não é um livro conformado. É um livro feito de poemas que incomodam justamente por ferir a moral e os bons costumes. Uma obra sobre o movimento da mente perturbada – e perturbadora – de Skylab enquanto este “desfruta” um domingo ou um feriado ou foge durante uns poucos minutos do trabalho para escrever.

Literatura Brasileira / Poemas, poesias

Edições (2)

ver mais
Debaixo das rodas de um automóvel
Debaixo das rodas de um automóvel

Similares

(1) ver mais
Lulismo Selvagem

Resenhas para Debaixo das rodas de um automóvel (4)

ver mais
on 3/7/21


Skylab é um transgressor. Não porque sua escrita é revolucionária e seus temas transcendentais, mas porque nele há uma verdadeira curiosidade, quase fascinação, na forma como vê as coisas e as transforma em poesia. Sua predição pela vida cotidiana (sempre urbana, sempre Rio de Janeiro) não remete a Chico Buarque; Skylab é tanto nihilista, um tanto zombador demais para que essa comparação possa ser feita. A vida conjugal, o sexo, a família, a casa, o vomito, o cu, o amor, tudo é mara... leia mais

Estatísticas

Desejam27
Trocam3
Avaliações 3.7 / 99
5
ranking 30
30%
4
ranking 32
32%
3
ranking 28
28%
2
ranking 5
5%
1
ranking 4
4%

64%

36%

Vivi
cadastrou em:
26/01/2009 23:15:30
andre
editou em:
02/09/2018 15:35:09

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR