Feminismo em disputa

Feminismo em disputa Esther Solano
Camila Rocha


Compartilhe


Feminismo em disputa


Um estudo sobre o imaginário político das mulheres brasileiras




Como ampliar os direitos das brasileiras, contando com o apoio de mais mulheres, de diferentes vertentes políticas? Em um momento de extremo embate, com o governo mais conservador desde a redemocratização e em meio a inúmeras investidas para retroceder direitos conquistados ao longo dos anos, essas são questões latentes.

Nesta obra, as pesquisadoras Beatriz Della Costa, Camila Rocha e Esther Solano apresentam uma minuciosa pesquisa feita com mulheres de vários espectros sociais e ideológicos para entender consensos e dissensos no que diz respeito ao feminismo e aos direitos das mulheres hoje. Uma pesquisa quantitativa realizada pelo instituto Big Data complementa a obra, que traz uma espécie de guia de ação política para conversas com mulheres que se denominam conservadoras, com o propósito de encontrar valores básicos que unam mulheres de campos políticos diferentes e assim construir uma agenda em comum para todas as brasileiras.

“A despeito de suas muitas diferenças, praticamente todas aquelas com quem conversamos almejavam ser mulheres empoderadas. Todas afirmavam que o machismo as prejudicava em seu cotidiano e desejavam ser autônomas, independentes dos homens tanto material como emocionalmente, e livres para alcançar seus objetivos de vida. A grande diferença que separa as mulheres que se identificam como conservadoras das demais é a importância que as primeiras conferem ao papel desempenhado pela mulher dentro da família e à harmonia do lar; é fato, porém, que todas ressaltam a importância de políticas públicas que permitam que as mulheres conciliem o trabalho fora de casa e o cuidado com a família.”

Política

Edições (1)

ver mais
Feminismo em disputa

Similares

(2) ver mais
O Primeiro Soar da Trombeta: Contra o Monstruoso Regimento de Mulheres
Menos Marx, mais Mises

Resenhas para Feminismo em disputa (1)

ver mais
on 16/5/23


Eu já tinha começado essa leitura quando essas 10 deputadas eleitas votaram contra a PL 1.085/2023 que visa garantir equidade salarial e remuneratória entre homens e mulheres que exerçam trabalho de igual valor ou o exercício de mesma função. Esse livro, através de entrevistas, tenta identificar os pontos de convergência de ideias que mulheres que se identificam como conservadoras têm com mulheres que se identificam como feministas. E um dos pontos de forte convergência é justamente ... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.1 / 9
5
ranking 20
20%
4
ranking 60
60%
3
ranking 10
10%
2
ranking 10
10%
1
ranking 0
0%

13%

87%

lbarrosjr
cadastrou em:
13/08/2022 13:47:00
lbarrosjr
editou em:
13/08/2022 13:47:38

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR