Fluxo e Refluxo

Fluxo e Refluxo Pierre Fatumbi Verger


Compartilhe


Fluxo e Refluxo


Do tráfico de escravos entre o golfo do Benin e a Bahia de Todos os Santos, do século XVII ao XIX




Grande referência para os estudos do tráfico atlântico que tomaram força nos anos 1980, Fluxo e refluxo ganha agora nova edição pela Companhia das Letras, com posfácio inédito de João José Reis.

Fluxo e refluxo é resultado de quase vinte anos de pesquisa de Pierre Verger. O detalhado e criterioso estudo foi apresentado pela primeira vez na Sorbonne, em 1966, como a tese de doutorado do antropólogo e etnólogo francês. Lançada no Brasil apenas em 1987, a obra rapidamente se tornou um marco historiográfico: a partir de levantamentos feitos na costa da África e de cartas do negreiro José Francisco dos Santos, conhecido como Alfaiate, Verger reconstrói a rota de compra e venda de escravos entre a Bahia e o golfo do Benin no período da colonização portuguesa, e recupera os desdobramentos culturais dessa relação comercial.

“Apesar dessas duas comunidades terem praticamente perdido contato a partir do início do século XX, seus integrantes tornaram-se, em termos culturais, africanos do Brasil e brasileiros da África”, diz Pierre Verger. Cinco décadas após seu lançamento na França, Fluxo e refluxo se prova indispensável para se compreender a história do tráfico, da escravidão e do Atlântico."

História do Brasil / História Geral

Edições (1)

ver mais
Fluxo e Refluxo

Similares

(16) ver mais
Rebelião Escrava no Brasil: a História do Levante dos Malés em 1835
De Costa a Costa
Feitores do corpo, Missionários da mente
O alufá Rufino

Estatísticas

Desejam12
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 7.5 / 2
5
ranking 100
100%
4
ranking 0
0%
3
ranking 0
0%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

48%

52%

Eduardo1994
cadastrou em:
11/06/2021 18:14:30
Albert
editou em:
01/09/2021 13:27:01

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR