O alufá Rufino

O alufá Rufino João José Reis
Flávio dos Santos Gomes


Compartilhe


O alufá Rufino


Tráfico, escravidão e liberdade no Atlântico Negro (c.1822-c.1853)




As aventuras de um ex-escravo africano envolvido no tráfico negreiro são reconstituídas numa narrativa histórica acessível e bem documentada. Mais do que uma biografia convencional, a trajetória de Rufino serve como guia para uma história social do tráfico e da escravidão no mundo atlântico em meados do século XIX.

Este livro, escrito a seis mãos por especialistas na história da escravidão no Brasil, reconstitui a movimentada biografia de Rufino José Maria e faz uma abrangente análise do contexto histórico do Brasil e da África no século XIX.

Nascido no antigo reino africano de Oyó, escravizado na adolescência por um grupo étnico rival, adquirido por traficantes brasileiros e levado para Salvador da Bahia, o protagonista destas fascinantes páginas da história do Brasil teve sua biografia dividida pelo oceano. A vida de Rufino foi plena de aventuras e desventuras. Após conseguir sua alforria, tornou-se cozinheiro assalariado de navios negreiros e, na maturidade, no Recife, alcançou o posto de alufá, guia espiritual da comunidade de negros muçulmanos.

Biografia, Autobiografia, Memórias / História / História do Brasil

Edições (1)

ver mais
O alufá Rufino

Similares

(10) ver mais
O Sul Mais Distante
Fluxo e Refluxo
Escravidão
Escravidão

Resenhas para O alufá Rufino (1)

ver mais
História Social do Tráfico
on 19/11/20


O livro traz uma leitura muito diferente sobre a história do tráfico negreiro no Brasil e na África. A partir das experiências do liberto Rufino José Maria e com uma narrativa mais tangível, a obra traz o complexo mundo escravista do século XIX nas costas tropicais do atlântico.... leia mais

Estatísticas

Desejam25
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 22
5
ranking 50
50%
4
ranking 36
36%
3
ranking 14
14%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

44%

56%

Hezrom Vieira
cadastrou em:
07/10/2010 15:06:28
Alê | @alexandrejjr
editou em:
13/10/2023 14:32:33

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR