História do leite

História do leite Mónica Ojeda


Compartilhe


História do leite


[Edição bilíngue]




Na obra de Mónica Ojeda, os fluidos funcionam como disparadores e construtores de todas as histórias. Da mesma forma acontece em História do leite: o leite materno é o ponto de partida da vida e da morte, é o condutor de toda uma história organizada em partes que funcionam, ao mesmo tempo, como unidades autônomas.

Buscando ressignificar o relato bíblico do fratricídio de Caim e Abel, a poeta equatoriana escreve em chave feminina o que ela considera um dos momentos fundantes de nossa sociedade: o crime.

A violência transfigura-se em beleza para dar lugar àquilo que mais importa: a criação. A capacidade de criar torna-se um dos pontos essenciais de todo o livro, exaltando os vícios, as dores e as perversidades mais humanas, mas não só isso: há ali um gesto de profunda rebeldia frente às convenções da linguagem. Destruir para criar.

“A poesia será o aprendizado da morte”, antecipa Mónica, porque “o sangue sabe a linguagem” e questiona, provoca e cutuca: “chorarei de beleza?”

*

Abre os olhos
e olha tudo o que cresce na morte de Mabel:
sob suas unhas lutam rinocerontes machos que rasgam os tecidos de meu coração
Levo suas unhas nas minhas orelhas como caracóis e escuto o mar queimando em negrume a lubricidade dos morcegos
Olha tudo o que cresce em seu silêncio perfeito:
miragens na dança dos areópagos
Somente renasce o que começa a morrer
A destruição é criação

Literatura Estrangeira / Poemas, poesias

Edições (1)

ver mais
História do leite

Similares

(1) ver mais
Chamanes eléctricos en la fiesta del sol

Resenhas para História do leite (1)

ver mais
o leite como alimento da vida e como veneno
on 29/3/22


é com tons bíblicos que remetem o fratricídio de abel por caim que ojeda nos conta a história do leite. esse que é o alimento primeiro e o mais importante pra vida, é também veneno. o líquido é como o próprio dna e passa de mãe para filha tudo aquilo que é hereditário. é possível romper com o que passa de geração em geração desde os primórdios da vida? a protagonista tenta e para romper com isso ela comete o primeiro crime e mata sua irmã a fúria da mãe faz sua vida virar um inferno... leia mais

Estatísticas

Desejam6
Trocam
Informações não disponíveis
Avaliações 4.3 / 9
5
ranking 56
56%
4
ranking 33
33%
3
ranking 11
11%
2
ranking 0
0%
1
ranking 0
0%

19%

81%

Jenifer
cadastrou em:
17/01/2022 14:06:54
isabelfilardo
editou em:
01/07/2022 08:19:39

Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR