A situação da classe trabalhadora na Inglaterra

A situação da classe trabalhadora na Inglaterra Friedrich Engels




PDF - A Situação da Classe Trabalhadora na Inglaterra


Escrita em 1845, essa obra não estava disponível para o público brasileiro havia muito tempo. A nova tradução foi inteiramente cotejada e supervisionada por José Paulo Netto, que assina também o texto de apresentação. A capa, como nos demais volumes da coleção, traz ilustração de Cássio Loredano.

Reconhecido pela extrema originalidade, o texto produzido pelo jovem Engels abordou, pela primeira vez, a revolução industrial como elemento central para a compreensão do controle da produção de mercadorias realizado pelo capital, além de condicionar a solução da “questão social” à supressão do padrão societário representado pela propriedade privada dos meios de produção.

De forma igualmente pioneira, o autor atribui aos trabalhadores urbano-industriais o status de classe, descrevendo a dinâmica criativa que coloca o proletariado na posição de sujeito revolucionário, capaz de promover a própria emancipação.

O volume conta ainda com esclarecedoras notas do editor, índice onomástico, relação das obras do autor publicadas no Brasil e uma detalhada cronologia de Engels e Marx, ressaltando aspectos importantes de suas trajetórias e relacionando-os aos fatos históricos mais relevantes da época em que viveram.

A situação da classe trabalhadora na Inglaterra é o sétimo título da coleção Marx e Engels – na qual já foram publicadas obras como o Manifesto Comunista e A ideologia alemã. Esse clássico de Engels integra também a coleção Mundo do Trabalho, coordenada por Ricardo Antunes.





A situação da classe trabalhadora na Inglaterra

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para A situação da classe trabalhadora na Inglaterra (1)

ver mais
Um clássico para analisar passado, presente e futuro!!!


Havia feito a leitura deste clássico de Engels em 2020, retomei sua leitura em 2022 para um curso de extensão Marx, Engels e suas fontes IV na UNB e nesta segunda leitura vi detalhes que me passaram despercebidos numa primeira leitura: a riqueza de detalhes descrita pelo autor na Manchester de 1844, a crise do capitalismo inicial na Inglaterra ligado às indústrias têxteis e o surgimento sofrido da classe assalariada, o proletariado. A previsão das crises de 5 a 5 anos na época, seguido...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR