Boacé Uchô

Boacé Uchô Aline Rochedo Pachamama (Churiah Puri)




PDF - Boacé Uchô


Boacé Uchô, na língua do povo Puri, ao qual pertence a historiadora, escritora e ilustradora Aline Rochedo Pachamama, significa “Palavra-terra”, “Palavra que pulsa”.

“Sou mulher originária, seguindo a herança vinda de minha mãe”, declara a autora, que também é doutora em História Cultural pela UFRRJ e mestre em História Social pela UFF.

- A percepção da palavra viva, que brota da terra, conheci por meio das falas das minhas e meus ancestrais. Tal informação chegou a mim porque, apesar da violência simbólica de uma história escrita na matriz colonizadora, a história oral dos Povos Originários persiste – explicou a escritora. Segundo ela, para honrar a história de seus antepassados, o livro registra o relato de vários representantes do povo Puri da região da Serra da Mantiqueira.

Aline pretende que o livro seja um documento histórico que possibilite questionamentos em relação a registros que expõem a não existência do Povo Puri.





Boacé Uchô

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Boacé Uchô (0)

ver mais
Investigar e registrar o povo ancestral daqui


Este livro da Aline Pachamama é um registro da realidade encontrada pelos descendentes do povo Puri, habitantes da grande serra que depois recebeu o nome de Mantiqueira (proveniente do Tupi amanhã tykyra/gota de chuva); pra eles chamada de Predyóta Inhã Nhãmã, ou a Serra Mãe das Águas. Um povo nômade, inteligente e altamente adaptável, que sofre até hoje os ataques a sua existência cultural, sua língua proveniente do tronco Macro-Je e que deixou marcas de sua cultura em seus descenden...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR