Boacé Uchô

Boacé Uchô Aline Rochedo Pachamama (Churiah Puri)

Resenhas - Boacé Uchô

Junior.Archanjo 16/03/2024

Investigar e registrar o povo ancestral daqui
Este livro da Aline Pachamama é um registro da realidade encontrada pelos descendentes do povo Puri, habitantes da grande serra que depois recebeu o nome de Mantiqueira (proveniente do Tupi amanhã tykyra/gota de chuva); pra eles chamada de Predyóta Inhã Nhãmã, ou a Serra Mãe das Águas.

Um povo nômade, inteligente e altamente adaptável, que sofre até hoje os ataques a sua existência cultural, sua língua proveniente do tronco Macro-Je e que deixou marcas de sua cultura em seus descendentes e em espaços geográficos que hoje são investigados como sítios arqueólogicos. Nesse aspecto me surpreendi com a minha proximidade geográfica com esse povo, uma vez que um destes sítios arqueólogicos se encontra na minha cidade natal.

Ao conhecer um pouco dessa história, dessa cultura e dessa língua é possível despertar o interesse para uma maior aproximação com o povo que viveu por aqui com suas raízes da terra.