Da catequese à civilização

Da catequese à civilização Fabrício Lyrio Santos




PDF - Da catequese à civilização


Até meados do século XVIII, a Companhia de Jesus ocupou lugar de destaque na política colonial lusitana relativa aos povos indígenas da América. A partir da década de 1750, diferentes aspectos referentes aos povos indígenas e à colonização foram definidos e implantados no âmbito do reformismo ilustrado pombalino, promovendo mudanças significativas na legislação e no modelo de catequese vigente até aquele momento, coincidindo com o surgimento de uma palavra nova, que expressava a imagem que os europeus tinham de si mesmos e tentavam impor aos demais povos do mundo: “civilização”. O embate entre o modelo “jesuítico” de catequese e o modelo pombalino de “civilização” é o escopo fundamental deste livro.





Da catequese à civilização

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR