Diário do Hospício & O Cemitério dos Vivos

Diário do Hospício & O Cemitério dos Vivos Lima Barreto




PDF - Diário do Hospício e O Cemitério dos Vivos


Neste volume apresentam-se dois textos de Lima Barreto. O primeiro - Diário do Hospício - combina memórias e reflexões acerca da vida no manicômio (e fora dele, algumas vezes), constituindo-se no diário do escritor, relativo ao período de 25 de dezembro de 1919 a 2 de fevereiro de 1920, em que se encontrava internado no Hospício da Praia Vermelha. O segundo texto - O Cemitério dos Vivos - apresenta caráter ficcional e, apesar de centrar-se em um núcleo familiar, remete muitas vezes às observações transcritas no Diário do Hospício.
Acrescentou-se aos dois textos um conto, "Como o homem chegou", em que um episódio ocorrido com o autor, por ocasião de seu primeiro internamento, serve de base à fabulação. Nos textos agrupados neste volume, encontra-se a necessidade de entender o enigma da vida humana, de uma maneira mais intensa.





Diário do Hospício & O Cemitério dos Vivos

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Diário do Hospício & O Cemitério dos Vivos (79)

ver mais
A LUCIDEZ DE UM ESCRITOR INJUSTIÇADO


Publicados pela primeira vez na década de 1950, mais de 30 anos depois da morte do escritor carioca, os textos deste caprichado volume são complementares. O "Diário do Hospício" contêm a íntegra das anotações feitas por Barreto em pequenos pedaços de papel durante os dois meses de sua segunda internação no antigo Hospício Nacional. Esse material é o ponto de partida para "O Cemitério dos vivos", romance inacabado que completa o núcleo dessa primorosa edição da CosacNaify (v...