Ensaios de Robert Musil

Ensaios de Robert Musil Robert Musil




PDF - Ensaios de Robert Musil, 1900-1919


Robert Musil, um dos mais notáveis escritores do século XX, autor do monumental O homem sem qualidades, acalentou sem concluir o projeto de lançar um livro de ensaios. Aqui, a professora e pesquisadora Kathrin Rosenfield traz uma seleção vigorosa deles e da “pequena prosa” do autor. Encontraremos um jovem Musil notável pela sinceridade com que elabora os problemas objetivos do mundo a partir da própria experiência íntima. Em impiedosa autoanálise, passa em revista os apegos e resistências que compartilhava com seus contemporâneos; não se põe acima nem à parte deles ao criticar os elãs pseudorreligiosos reproduzidos nos entusiasmos estéticos, nas convicções e nos dogmas políticos inquestionáveis. Ele explicita o conflito da espiritualidade mundana do fim do século XIX com os desafios ainda mal esboçados da modernidade científica e tecnológica – e a resistência inconsciente, quase recalcada, às inevitáveis consequências dessa mesma modernidade.

Os textos das duas primeiras décadas reunidas neste volume mostram como Musil se livra de seus apegos idiossincráticos por meio do escrutínio dos fenômenos que observa e pela ficcionalização da própria experiência. Rosenfield acrescenta ainda todo um aparato informativo, visando fornecer ao leitor melhor compreensão de uma época e de um autor cujas sombras e luz se projetam ainda hoje sobre nós com toda a força.





Ensaios de Robert Musil

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Ensaios de Robert Musil (0)

ver mais
Robert Musil - Ensaios


Os temas que trata são interessantes e tem muitas ideias à volta desses temas, mas apresenta um estilo pouco fluido, as frases parece encontram-se num engarrafamento. Identifica A, distingue A de A menos e de A mais e explora essas bifurcações. Volta atrás e continua a desenvolver A, mas logo se perde por outras encruzilhadas. O emaranhado de ideias vai-se encadeando e contradizendo de tal modo que tudo acaba sem termos ideia do que pensa o autor. É confuso. Demonstra muita erudição,...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR