Ensaios de Robert Musil

Ensaios de Robert Musil Robert Musil

Resenhas - Ensaios de Robert Musil, 1900-1919

Brito 13/10/2023

Robert Musil - Ensaios
Os temas que trata são interessantes e tem muitas ideias à volta desses temas, mas apresenta um estilo pouco fluido, as frases parece encontram-se num engarrafamento. Identifica A, distingue A de A menos e de A mais e explora essas bifurcações. Volta atrás e continua a desenvolver A, mas logo se perde por outras encruzilhadas. O emaranhado de ideias vai-se encadeando e contradizendo de tal modo que tudo acaba sem termos ideia do que pensa o autor. É confuso.
Demonstra muita erudição, uma linguagem culta, mas falha na clareza da apresentação.
Ideias que podia dizer com simplicidade são ditas com tal arrazoado de possibilidades ao mesmo tempo que fica tudo emaranhado.
A chateza não é inovação.
Claro que apresenta excepções, nomeadamente, quando fala de Spengler, por exemplo. Não sei se em termos gerais tem razão porque não conheço o suficiente de Spengler, mas os seus argumentos são sem dúvida claros. Para variar.