História: a arte de inventar o passado

História: a arte de inventar o passado Durval Muniz de Albuquerque Júnior




PDF - História: a arte de inventar o passado


A escrita da História, a relação entre História e Literatura e a análise de um pensamento importante à Historiografia contemporânea como o de Michel Foucault, são os mais relevantes temas desenvolvidos nos capítulos que compõem este livro, fruto da reflexão e do magistério no campo da Teoria da História.



A obra está dividida em três partes: na primeira, o autor discute a relação entre História e Literatura; na segunda, dedica-se à reflexão sobre as contribuições do pensamento de Foucault para a escritura da História e ao saber histórico; a terceira parte é dedicada a um conjunto de textos cuja unidade comum compreende: a prática historiográfica e seus desafios, e as questões e os autores destacados no debate da Historiografia contemporânea.





História: a arte de inventar o passado

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para História: a arte de inventar o passado (2)

ver mais


Embora Durval Muniz seja um importante interlocutor, na historiografia brasileira, do pensamento de Foucault, Deleuze e Guattari, as implicações políticas da sua obra devem ser ressaltadas. Trabalhando com autores que apelaram para a construção de uma história “não fascista”, em muitos trechos do livro pode-se perceber que prevalece uma certa intolerância, por parte do autor, em relação às correntes historiográficas que estão na contramão do pós-estruturalismo, como as que fazem parte ...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR