História: a arte de inventar o passado

História: a arte de inventar o passado Durval Muniz de Albuquerque Júnior

Resenhas - História: a arte de inventar o passado

marcelinho 26/07/2023

Ótimos ensaios para conhecer ( e apreciar) a teoria da história. Mas o que eu adorei nesse livro foi a escrita.

Durval Muniz sabe usar as palavras. Ele sabe que as palavras não são inocentes. Não tem uma vírgula sequer que ele não tenha pensado. Durval Muniz usa todo o arcabouço gramatical, filosófico, poético, literário e histórico que tem nas mãos. Que escrita! Quanto estilo!

Joachin 04/12/2012

Embora Durval Muniz seja um importante interlocutor, na historiografia brasileira, do pensamento de Foucault, Deleuze e Guattari, as implicações políticas da sua obra devem ser ressaltadas. Trabalhando com autores que apelaram para a construção de uma história “não fascista”, em muitos trechos do livro pode-se perceber que prevalece uma certa intolerância, por parte do autor, em relação às correntes historiográficas que estão na contramão do pós-estruturalismo, como as que fazem parte pensadores como E. P. Thompson e Carlo Ginzburg.

Para a resenha crítica na íntegra do livro: