Memórias de Marta

Memórias de Marta Júlia Lopes de Almeida




PDF - Memórias de Marta


Memórias de Marta é o primeiro romance — alguns se referem à obra como ensaio de romance — de Júlia Lopes de Almeida, publicado em 1888, inicialmente em folhetim e posteriormente compilado em livro. Como o próprio título entrega, o livro, narrado em primeira pessoa, conta a história de Marta. A maior parte da trama desenvolve-se dentro de um cortiço, tendo como cenário principal a Capital do Império à época, o Rio de Janeiro.

Quando criança, a protagonista perde o pai, e, com isso, a mãe, também chamada Marta, é forçada a trabalhar como engomadeira, para sustentá-las. O dinheiro recebido com esse serviço é pouco e obriga ambas a viverem em um cortiço. Marta sente a aversão pelo lugar, que é úmido, fétido, perto de um matadouro. Ela almeja sair do cortiço, pelo asco, pela ojeriza e para fugir da humilhação da pobreza, e isso será possível a partir do momento em que entra para a escola e conhece a sua professora, D. Aninha.

O relato, que relembra sua sofrida trajetória e a busca por melhores condições de vida para ela e para sua mãe, é mais que uma procura por felicidade, carinho, realização de sonhos improváveis e aceitação de uma existência, às vezes tediosa, sem amor, riqueza ou luxo; é também a valorização da sua posição de independência e da capacidade feminina de superar desafios.





Memórias de Marta

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para Memórias de Marta (8)

ver mais
Memórias de Marta - Júlia Lopes de Almeida


A história de passa na cidade do Rio de Janeiro, durante o século XIX. Após o falecimento de seu pai, Marta e a mãe, com parcos recursos financeiros, se mudam para um cortiço, o qual é caracterizado pela insalubridade e pobreza. A mãe de Marta – “Marta mãe” – trabalha como engomadeira para sustentar a ambas, o que significa debruçar-se por horas a fio sobre as roupas das mulheres da elite e deixá-las impecáveis para o uso futuro. Marta, ainda criança, começa a se frustrar consig...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR