Menino de Engenho

Menino de Engenho José Lins do Rego
José Lins do Rego




PDF - Menino de Engenho


Carlos Melo (o protagonista) narra — em primeira pessoa —, com um tom saudoso, a infância vivida no engenho Santa Rosa. Carlos, ou melhor, Carlinhos, ficou órfão de mãe e o pai é enviado para um sanatório após assassiná-la. O menino foi viver no engenho Santa Rosa, que pertencia ao seu avô materno, o Coronel José Paulino. A infância de Carlinhos foi dividida entre o "bem" e o "mal"; ou seja, na companhia de sua tia seu comportamento era mais terno (o "bem"), já quando convivia com seus primos, era extrovertido e libertino (o "mal").
Vivendo no engenho, Carlinhos conheceu as desigualdades sociais entre os senhores de engenho e os seus empregados; também quase partiu para o cangaço (chegou a pensar em pedir ao cangaceiro Antônio Silvino para ir com o bando até o conhece-lo melhor). Ali Carlinhos conheceu também o amor, primeiramente com a prima Lili, que veio a falecer ainda criança e depois com outra prima, Maria Clara, que morava no Recife e foi passar alguns dias no engenho. Maria Clara era um pouco mais velha que Carlinhos e contava-lhe as diversões e novidades da cidade. Mas o romance durou pouco, a prima voltou para o Recife. O garoto, com apenas doze anos, ficar gálico (contrair gonorréia).
A saída encontrada por seus responsáveis para "endireitar" o garoto foi enviá-lo ao colégio.





Menino de Engenho

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Vídeos Menino de Engenho (1)

ver mais
Menino de Engenho, de José Lins do Rego (Ciclo da Cana-de-Açúcar) | Diário de Leitura

Menino de Engenho, de José Lins do Rego (Ciclo da


Resenhas para Menino de Engenho (338)

ver mais


Primeiro livro que leio de José Lins. Gostei bastante. Valeu Isa Lubrano pela leitura coletiva!  Os capítulos são curtos e de fácil compreensão, e a história é bem interessante com o crescimento de Carlinhos e as percepções acerca do engenho do Vô Paulino....
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR