O Antigo Regime e a Revolução

O Antigo Regime e a Revolução Alexis de Tocqueville




PDF - O Antigo Regime e a Revolução


A Revolução Francesa, de 1789, foi o ato sangrento que ajudou a fundar a sociedade moderna do Ocidente, com suas virtudes e seus vícios. A fúria renovadora das multidões nas ruas agiu para esfacelar o velho regime da monarquia absolutista, mas o desenrolar dos acontecimentos rapidamente restituiu a carcaça tentacular e centralizadora do monstro do passado e a pôs a serviço de novos atores. Outra forma de despotismo, muito mais poderosa e eficaz, passa a assombrar o desejo de autonomia dos povos.

Nesta obra, que coroa sua brilhante trajetória de intérprete de tendências históricas em germinação, Alexis de Tocqueville (1805-1859) compõe um quadro sóbrio, entre o esperançoso e o sombrio, do entrechoque de anseios que move e ameaça as nações democráticas. Em geral, o governante que busca obsessivamente a igualdade sacrifica a liberdade e lança os governados de volta à servidão.





O Antigo Regime e a Revolução

O PDF do primeiro capítulo ainda não está disponível

O Skoob é a maior rede social para leitores do Brasil, temos como missão incentivar e compartilhar o hábito da leitura. Fornecemos, em parceira com as maiores editoras do país, os PDFs dos primeiros capítulos dos principais lançamentos editoriais.

Resenhas para O Antigo Regime e a Revolução (5)

ver mais
Um clássico da análise política!


Com uma escrita primorosa, um trabalho minucioso, um eruditusmo ao mesmo tempo didático e opiniões muito claras e originais, esta obra (primeira de Tocqueville que leio) é sem dúvidas indispensável pra quem se interessa por História e quer ler os clássicos da análise da Revolução Francesa. O autor, na verdade, busca compreender o momento imediatamente anterior ao da Revolução, analisando assim o contexto em que ela se deu. Apesar de a historiografia ter evoluído muito na análise da R...
Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR