Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Talita.Chahine @cutucandoahistoria 25/05/2024

Cansativo
E eu finalmente tive a minha primeira experiência com o aclamado autor José Saramago, e foi o primeiro e último livro que eu li dele, e antes que alguém fale, o meu problema não foi com a maneira como ele estrutura o texto, mas sim com a história em si.

Peguei esse livro pra ler por causa do desafio #52semanasliteirarias , o livro se encaixava no desafio Vencedor do prêmio Nobel ou Jabuti.

Mas gente vamos falar a verdade, a história é super interessante, os acontecimentos deixam a gente preso no livro, mas o final é simplesmente ruim demais, e mesmo eu estando acostumada com finais ruins, esse superou todas as minhas expectativas.

Aqui a gente vai acompanhar uma cidade, onde do nada as pessoas começam a ficar cegas, mas não cegas como normalmente acontece, essas pessoas não tinham nenhum problema pregresso, e simplesmente ficaram cegas, o nosso paciente 0, o primeiro que apresentou o problema vai procurar um médico pra tentar entender o que aconteceu, e nenhum problema foi encontrado, mas aos poucos todas as pessoas que tiveram contato com ele começaram a ficar cegas, e com isso o Governo resolve isolar essas pessoas pra tentar evitar uma epidemia, mas infelizmente isso não vai acontecer, e aos poucos todas as pessoas vão ficar assim.

E todas essas pessoas vão ser colocadas em galpões e aos poucos deixadas a própria sorte, e aí vamos acompanhar o que a gente sempre vê em distopias, a crueldade humana, e nisso não tem nenhuma novidade.

Chega um ponto que o lugar onde eles estão fica inabitável, um incêndio acontece e algumas pessoas conseguem fugir, e voltar para as suas casas.

A única coisa que me fez continuar lendo esse livro, foi o fato de que nem todo mundo ficou cego, e eu queria saber quantas pessoas iam conseguir perceber isso, e claro uma explicação para todos os acontecimentos, mas nenhuma das duas coisas supriram as minhas expectativas.

E se você quer conhecer a escrita dele, não desista, isso realmente vale a pena, mas estejam preparados para não saber quem está falando, quem está narrando, e para um diagramação fora dos padrões, mas proposital.

Allan.Franck 25/05/2024

Uma distopia do colapso moral
Que livro, digno mesmo de um prêmio Nobel! Em Ensaio sobre a cegueira, o autor começa com o questionamento: e se todos ficassem cegos de uma hora para a outra? E, não apenas isso, mas acometidos de uma cegueira branca. A partir desta premissa, todos os acontecimentos se desenvolvem de forma gradativa e tomando aspectos de uma distopia marcada pelo fim caótico e degradação de todas as instituições, como também as relações humanas. O advento do elemento fantástico da cegueira branca pode ser considerado como uma grande metáfora política, uma vez que a cegueira branca permite que se faça críticas a sociedade, ao governo, ao capitalismo, a igreja, ao próprio humanismo, entre outras tantas. O autor faz uma analogia do quanto às pessoas vão se tornando cegas no mundo contemporâneo, tornando-se autocentradas, correndo atrás de interesses próprios ao mesmo tempo em que são vitimizadas pelo colapso moral da sociedade. Uma excelente leitura, para quem gosta da obra de Saramago e de seu texto realista!

Suzana147 24/05/2024

Não é o meu clássico favorito, mas até uns 60% eu li super rápido, depois disso a história ficou cansativa pra mim.
É um livro com acontecimentos desde a primeira até a última página.
A narrativa sempre enfatiza que o medo cega as pessoas, e que mesmo enxergando estamos cegos.
Cegos por não enxergar a miséria em volta, a fome, os mortos....
E como o livro cita, o pior cego é aquele que não quer enxergar.
Mas isso é só o básico dessa história.

Agora uma opinião fútil kkkk peguei ranço do médico, e depois que eu peguei ranço empaquei mais ainda na leitura.

E de novo, estou triste demais de ter perdido tudo que marquei nesse livro.

Vanelise.Aloraldo 23/05/2024

Meu primeiro contato com Saramago
Meu primeiro contato com Saramago foi através desta obra “Ensaio sobre a cegueira”, sobre uma epidemia do “Mal-branco” e a capacidade de desumanidade quando o egoísmo e a subjugação sobressaem na sociedade. São cenas cruéis de degradação em situações-limite.
Leitura que vai nos entristecendo na medida que as circunstâncias poderiam ser reais, na medida que sabemos que sempre fomos treinados para o individualismo e quase nunca para o pensar coletivo. A escrita do autor é diferente na forma de pontuação, mas suas reflexões sobre nossas necessidades mais básicas e humanas, tornam única a experiência com a história ali narrada.
Precisamos nestes tempos, nos alimentar de literatura que nos lembre do que verdadeiramente importa nas relações que construímos, no uso que fazemos do meio ambiente, da indiferença que como cegueira nos move num “cada um por si”.
Essa cegueira pode muito se relacionar com a política usada para encobrir as tristezas da nossa realidade, aplaudir o que há de pior na essência humana e extirpar nossas esperanças.
Vale a pena a leitura, principalmente para aqueles que com os olhos conseguem ainda ver (e lutar contra) a miséria humana.
Citações interessantes:
“A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança” (p.204).
“Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos” (p.262).
“Penso que estamos cegos, cegos que vêem, cegos que, vendo, não vêem” (p.310).

vuyazi 22/05/2024

A tal cegueira branca.
Esse livro é muito brabo. José Saramago é simplesmente genial. Não perca tempo, comece a ler logo!

É impossível ler a distopia presente em Ensaio sobre a Cegueira sem pensar na volatilidade da sociedade em que estamos. Vivemos em uma época em que reina uma cegueira de "Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem."

Dirtyusedcondom 21/05/2024

Comecei esse livro maravilhado com o enredo, mas parei na metade cansado do mesmo. Acabei retomando a leitura depois dessa calamidade em que o Rio Grande do Sul se encontra, as notícias sobre os abrigos e como em situações como essa a linha entre humanidade e a degradação dela é muito tênue. No final, acabou sendo um dos melhores que eu já li. Não é um clássico atoa, a sua estória permanece servindo de exemplo comparativo pra nossa própria história, retratando ela de maneira cruel e perversa. Há certos acontecimentos no livro em que você se pergunta que tipo de mente doentia poderia pensar em algo assim, ou pior, se existem pessoas que poderiam cometer atos hediondos dessa maneira, mas a resposta está mais próxima do que imaginamos, afinal, é só ligar a TV.

Paula.3 21/05/2024

Depois de 84 anos
Leitura difícil, tanto em conteúdo quanto em estilo de escrita, mas Saramago tem meu coração!

Obra obrigatória para quem ama ler!

Juliana 21/05/2024

Ensaio sobre a cegueira
Livro muito interessante e reflexivo sobre o caos na sociedade causado por uma epidemia de cegueira na população, fala sobre confinamento, sobre valores humanos e esperança. O estilo de escrita do autor com uso de poucos parágrafos. Ausência de diálogos, numeração de parágrafos e uso exclusivo de vírgulas e ponto final, dificulta um pouco a leitura, mas é uma obra singular.

Anthony 20/05/2024

Instigante
Saramago nos proporciona uma narrativa curiosa e instigante. Violenta, seca a ponto de perturbar o leitor.

nanaampvc 20/05/2024

Gostei muito
Passadas 24 horas desde que li e posso dizer agora: Por mais espetacular que seja o livro, eu só achei ele bom.

Eu tenho um problema muito grande com expectativas e estava muito animada para ler esse livro, mas infelizmente por questões pessoais o debate dele não me empolgou tanto. Eu ficava esgotada toda a sexta feira e só ouvia no piloto automático as discussões geradas. Ficava pensando "é sempre a mesma tragédia?" E me sentia angustiada para que acabasse. Talvez seja essa a intenção do autor. Não sei, não entendi muito bem a intenção do autor. Não entendi muito bem nada do livro. Ele é cru, quase indigesto e tem suas sutilezas de delicadeza. Fiquei feliz com o final, apesar de não ser bom, aparentemente, para a protagonista era esperado que isso acontecesse. A imagem da igreja ficará para sempre fixa na minha memória e o completo sentimento de horror que eu senti. Olha que eu nem sou religiosa, mas cresci em um espaço assim e fiquei chocada com a descrição.

No mais, é um livro muito muito bom. Só não foi a minha melhor leitura do ano (quem sabe em uma releitura e com um ritmo diferente...)

?Não se perca, não se deixe perder, disse, e eram palavras inesperadas, enigmáticas, não parecia que viessem a propósito.?

Ps: apesar de tudo, eu gostei de como o livro me deixou cheia de perguntas depois que eu acabei. Então valeu a pena ;)

Hickenbick 19/05/2024

Um dos melhores que já li
Que livro... A cada página uma coisa a mais pra se fazer pensar sobre o quanto a vida em sociedade é uma corda bamba. Sinceramente não tenho palavras para descrever, agora quero assistir ao filme.

Beatriz 18/05/2024

Cegos, estamos todos
Uma metáfora perfeita para nossa sociedade. "Ensaio sobre a cegueira" é comovente, desesperador e incômodo, conseguimos ver tudo o que acontece nessas páginas escritas em 1995 na sociedade atual. As situações relatadas me lembraram muito o que passamos na pandemia de COVID, e também a tragédia que se passa agora no Rio Grande do Sul. A humanidade está cega há tempos, só não percebe.

Gabrielcoutoc 18/05/2024

Treva branca
É um livro incrivelmente interessante e ao mesmo tempo difícil. Difícil de ler e difícil de digerir o que lê. Porém a história é cativante e não quer parar de ler.