Ensaio Sobre a Cegueira

Ensaio Sobre a Cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Perdid numa página 11/05/2024

?Penso que não somos cegos, penso que estamos cegos?
Em um dia comum no trânsito, um homem, de repente, para de ver, em sua frente só há branco, branco como o leite. Assim se iniciou a epidemia do mal branco, houve o primeiro cego, depois o oftalmologista do primeiro cego, um paciente que estava na sala de espera do consultório em que o primeiro cego foi atendido e assim por diante.

A primeira alternativa do governo foi instalar uma quarentena, levaram os cegos e os possíveis contagiados para um antigo manicômio vigiado pelo exército. Os deixaram lá, a viverem cegos que eram, com comida de vez em quando e dignidade de vez em nunca.

Dentro do manicômio logo de início foi tudo virando sujeira, os cegos não sabiam se limpar, não sabiam se trocar, não tinham como ter vergonhas e delicadeza pois ninguém os via. Mas, na verdade, alguém os via. A mulher do médico, por um incrível milagre, acabou por não cegar, pelo contrário, fingiu estar cega para ficar com o marido e foi a única que pode testemunhar o que o mundo virou após a cegueira.

Instalou-se o caos, brigas por comida, por água, todos se perderam de suas casas, de suas famílias, o dinheiro não importa, os carros não importam, nada mais importa a não ser a sobrevivência. Os seres humanos acabam por viverem como animais, estariam todos cegos por não verem, ou por não quererem ver? Este, além de outros, é um questionamento que este livro traz, além de refletir uma mudança drástica como sociedade, também te faz sentir pânico, nojo, medo e ansiedade.

Está história contada sem nomes, sem pontuação convencional, só contada. Se lê meio que adivinhando quem está falando, quem está perguntando, quem está respondendo. Afinal, como mais poderia ser narrado um diálogo de cegos? Já pensou como seria ficar cego? E se o mundo todo cegasse, como seria?

Se não podemos viver como humanos, pelo menos que não vivamos como animais.

Greice.Alana 10/05/2024

Gostei
Leitura pesada, tanto no conteúdo quanto na escrita. Os primeiros 30% me prenderam bastante. A escrita é difícil de ler e precisa estar bem concentrado pra não perder frases importantes.

Sthéfane 10/05/2024

A candura que cega e os olhos que vêem
[...] pelos movimentos da boca percebe-se que repete uma palavra, uma não, duas, assim é realmente, consoante se vai ficar a saber quando alguém, enfim, conseguir abrir uma porta, Estou cego.
Ninguém o diria.?

Escrever sobre Ensaio Sobre a Cegueira pode ser descrito como igualmente difícil à sua leitura.

Uma escrita densa, com poucos parágrafos, sem indicativos diretos na fala das personagens e principalmente com conteúdo intenso, difícil de digerir quando atingem seu clímax. Aliás, algumas partes tidas como ?banais?, sem necessariamente serem o ápice da cena, já são penosas de ler.

No entanto, acredito eu que, se o livro te causou essa sensação, Saramago alcançou seu objetivo. Bom... não é à toa que é o Nobel de literatura de seu ano, já que o autor tece uma crítica forte nestas cenas pesadas e desconfortáveis ao decorrer do livro.

Ao mesmo tempo que é uma leitura carregada, é absurdamente prazeroso acompanhar os acontecimentos vividos por aquele grupo, cuja verdadeira doença não é aquela que eles acreditam afligi-los durante a obra, mas sim, aquela à qual eles conviviam todos os dias, mas já estavam habituados, ou cegos, para problematizá-la.

Eu nunca havia lido nada parecido em toda minha vida, até hoje não li e após um tempo percebi como ele utilizou um exemplo tão recorrente do dia a dia, e discorreu sobre algo tão obvio, que em minha mente, já poderia ter sido escrito há anos, muito antes de José Saramago, mas que, no entanto, nunca alguém o havia pensado. E a ironia está aí, o que justifica a falta de denúncia de algo tão óbvio dessa forma, é, exatamente, a alusão utilizada no romance: a cegueira, que faz com que normalizemos o pior que uma pessoa pode revelar sobre o comportamento humano. E é isso, é um livro principalmente sobre comportamento humano.

Eu o recomendo menos por ser um Nobel, mas principalmente devido à essa sensação causada no leitor. Ainda falta muito o que ler em minha vida, mas creio que poucos, quiçá nenhum outro livro, me causará essa sensação de repulsa ao mesmo tempo que não me surpreende, haja vista que, a cegueira, na verdade, já nos contaminou há muito tempo.

?[...] Queres que te diga o que penso, Diz, Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que veem, Cegos que, vendo, não veem.?
Badlagirl 10/05/2024minha estante
Difícil escolher um, mas com certeza esse está entre os meus favoritos de Saramago .

Sthéfane 10/05/2024minha estante
eu infelizmente li apenas esse, mas as intermitências da morte e o evangelho segundo jesus Cristo com certeza estão na minha lista...

Viviane 09/05/2024

Ensaio Sobre a Cegueira
Um livro que me surpreendeu. Me fez pensar a cada página, refletir sobre a natureza do ser humano. No fundo acredito que todos nós temos um pouco de cada personagem da trama. Somos uma mistura de sentimentos, de coragens e medos, de certezas e dúvidas.

A escrita de Saramago é algo peculiar, mas não é difícil de se adaptar. Um livro que, na minha modesta opinião, todos deveriam ler e refletir.

Kevla 09/05/2024

Um dos melhores livros que já li
Por vezes é um soco no estômago, no estômago vazio! Vale a pena cada minuto destinado a essa leitura.

clara. 09/05/2024

Genial e inusitado,sem dúvidas
Vejo muito gente falando que a forma que foi escrito faz a história parecer confusa e em certos momentos foi mesmo mas julgo que o autor quis de alguma forma passar a desorientação dos cegos ao não colocar mais pontuações, separação de parágrafos e números de capítulos, achei inusitado o mal branco e me vi completamente chocada, nauseada e revoltada com os acontecimentos dessa história, mais pro final do livro fiquei com a sensação de que ele tava enchendo linguiça e que o livro não acabava nunca mais enfim terminei e foi um livro bom.

Paulo.Diniz 09/05/2024

Gostei muito. A temática do livro chama a atenção pra leitura, e o desenvolvimento da história é bem feito, instigando a sempre ler mais para saber o desfecho. Além disso, o livro causou um certo incômodo, provavelmente por mostrar a parte horrível da natureza humana quando não há leis ou "ninguém olhando".

Yasmin 08/05/2024

Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.
Esse livro é chocante e angustiante ao mesmo tempo.
A maneira pela qual a sociedade se desmorona devido a uma epidemia de cegueira é um reflexo de como tudo pode ser instável.
Porém, o pior de tudo é "ver" como a ausência de visão mostra o verdadeiro caráter das personagens.
Todos eles não possuem um nome, contudo são caracterizados e, pela minha percepção, representam um grupo específico. Existem pessoas de vários jeitos e histórias distintas.
Confesso que demorei mais de um mês para ler, mas vale a pena. A mensagem do livro é mostrar como a sociedade não enxerga um problema que está bem na frente, apesar de estarem deficientes visualmente na ficção, eles sabem o que está acontecendo e é assim que acontece na realidade.
Por fim, recomendo a leitura, pode ser que existam dificuldades pela maneira em que o autor escreve, mas é só questão de costume mesmo.

Obs: existem gatilhos de violência de vários tipos.

Lo 08/05/2024

Terrivelmente bom
Estranho ler esse livro após uma pandemia e terminar ele junto com a crise climática do Rio Grande do Sul. Acompanha muito bem a realidade violenta de situações críticas coletivas.

?Cada vez irei vendo menos, mesmo que não perca a vista tornar-me-ei mais e mais cega cada dia porque não terei quem me veja?

Bruna 06/05/2024

Me perdoe, sou obrigada a gostar?
A obra choca muito mais pelo horror do que pela capacidade de reflexão. Talvez eu perdoaria um livro tão pessimista e escatológico se eu percebesse uma lição profunda, mas a verdade é que a moral da história é bem básica. Só aqui no app tem um milhão de pessoas citando esse livro com as mesmas frases clichês. Boo. (Vaias!)
Acho que foi feito apenas para que as pessoas que leram se sintam super inteligentes, empáticas e reflexivas. Aliás, provavelmente para que homens se sintam assim - li numa resenha que ?Saramago escreve sobre abuso sexual de forma tão crua, insensível como só um homem poderia escrever?, e a colocação foi perfeita. Mais triste do que o livro é os leitores acharem que isso é um retrato fiel da humanidade.

JAlia 06/05/2024

Não senti a dificuldade da escrita do autor pelo fato de ter escutado o audiobook, porém eu achei cansativo do meio para o final. Eu já N via a hora de acabar kkkkkk, mas foi um livro bom e interessante.

Caroline.Morgue 05/05/2024

Um soco na cara!
A leitura trás uns pormenores onde nos faz refletir sobre o coletivo e o quer seria se estivéssemos sozinhos? Conseguiríamos as coisas mais fáceis ou trabalhar em conjunto é a melhor solução? O nosso apelo por não aceitar as coisas quando estamos mais velhos também me pegou. Quando a todo o tempo no começo do livro o garotinho estrábico questiona onde está sua mãe e já no final nem lembra mais dela. Os mais jovens tem menos resistência a mudanças e lidam melhor com isso? E os 30+ são teimosos como mula? Postei e sai ?

Marta.Lorena 04/05/2024

Toda vez que falta luz, o invisível nos salta aos olhos.
Que livro. Que leitura. Que experiência! Cada página desse livro é dolorosa, cada acontecimento uma facada. Ao longo da minha leitura tive que ir desmistificando algumas ideias que tinha, pois essa história definitivamente NÃO está somente nas páginas que lemos. Não é um livro pra você pensar de maneira objetiva sobre como "são pessoas que vão ficando cegas". É um livro pra se refletir, pra nos fazer pensar em nossa própria cegueira. Durante a leitura me peguei temerosa, angustiada e até me surpreendi com o quanto eu estava preocupada com o "bem-estar" dos personagens no final. Esse é um livro que vai ficar na minha mente por um bom tempo, vou levar uns bons dias pra digerir as reflexões extraídas dele. Saramago conseguiu vitoriosamente me deixar preocupada com o quão cega sou, enquanto, ao mesmo tempo, me fez enxergar melhor.

Ju_junina 03/05/2024

Crítica social brilhante
A escrita do autor é difícil porque ele não usa travessão ou aspas pra sinalizar o diálogo. Parece que você tá lendo sem fôlego. A leitura não é fluida e me deu sono em vários momentos, no entanto, a temática é bem pensada e atrativa. Eu destaquei várias frases do livro por terem ?falado? comigo. A forma que ele criou a história pra fazer a crítica que fez foi brilhante e genial, não é a toa que ganhou o prêmio Nobel de literatura. Se eu fosse avaliar só a crítica, teria dado 5. Só que a forma dele de escrever me fez gostar menos do livro. Por fim, é um livro que fala sobre egoísmo, compaixão, olhar de verdade e com atenção o outro.