Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

clarice 26/12/2021

tamo cego fml
apesar do autor ser do brasil ruim da europa ele eh realmente um filho da mae dum ótimo autor hein imagina o ícone se tivesse nascido no brasil de verdade e não na cópia branca
apesar do fud1do enfiar na bunda pontuação e isso me deixar totalmente confusa, que livrasso! em todos os sentidos
os personagens, o enredo, nada decepciona, nada poderia melhorar, provavelmente uma das melhores leituras da vida mesmo
jose saramano eh nois
AzerHard 26/12/2021minha estante
Resenha precisa, fui convencido a ler

Andrea 26/12/2021minha estante
Perdi tudo já no "Brasil ruim da Europa" ???

kamillyoliveira 15/08/2023

Magnífico!
Ótima obra do José Saramago! Apesar de ser uma leitura muito difícil, vale super a pena a leitura. Eu ainda tenho muitas perguntas, mas estou satisfeita com a história. Recomendo o livro, mas tem que ter paciência. (pra quem nunca leu um livro do Saramago)

Mauricio 11/04/2020

Cegos de tanto enxergar
Já conhecia um pouco deste livro e do autor, José Saramago, mas a curiosidade pela leitura veio depois de toda a crise atual que estamos passando na pandemira do Covid-19.
No livro toda uma cidade, ou o mundo, não se sabe, acaba um a um, sendo acometido por uma cegueira branca, que torna as pessoas incapacitadas para a maioria das atividades do cotidiano.
O fato de a cegueira ser branca me pareceu bastante sugestivo.
É de arrepiar o desenrolar dos fatos, de como a sociedade vai ficando cada vez mais cruel, com cegos isolados numa quarentena a se guerrearem por um prato de comida ou praticando todo tipo de dominação e humilhação de um grupo sobre outro, onde numa análise seria o reflexo da nossa sociedade que se diz "sã" da visão.
Saramago evitou usar nomes aos seus personagens, talvez para ilustrar a insignificância humana diante dos acontecimentos e fenômenos da natureza ou de Deus, como na passagem onde santos e imagens religiosas aparecem numa igreja com os olhos vendados. Em lugar usou termos como o "velho da venda preta", a "rapariga de óculos escuros", etc.
Todo o enredo vai se passando numa velocidade alucinante e num tom cômico e ao mesmo tempo trágico.
Há um pequeno incômodo na compreensão de vários trechos devido à grafia portuguesa e ao estilo da escrita, sem divisões claras entre os varios narradores onipresentes e oniscientes que vão se alternando rapidamente.
No final do livro, a frase dita pelo médico resume toda a mensagem, mas não vale citar aqui.

Após a leitura, deixo aqui a minha reflexão para os dias difíceis atuais:

Cegos de tanto "enxergar", somos também hoje adoecidos não pela Covid-19, mas pela ignorância de tanto "saber".

Fael 21/03/2021

Reflexivo
Um surto de cegueira acontece de maneira repentina, fazendo com que todos fiquem com uma ?treva branca?, menos uma mulher.
Tal acontecimento leva a população a situações extremas, e é aí que Saramago leva esse romance a reflexões fortes sobre como vivemos em sociedade.
Ultimamente tenho lido e refletido sobre como nossa espécie passou de uma organização coletiva, lá atrás, quando ainda caçávamos, para agora, uma sociedade super individualizada e que consome futilidades. O livro nos mostra essa perda do senso de coletividade e o caos que impera quando todos, menos uma, perdem a visão.
As cenas que trazem a mulher do médico vendo o circo de horrores que se tornou a sociedade cega talvez sejam cenas similares às cenas que nos recusamos ver em diversas partes do globo ou até nas nossas ruas. Os cegos do livro que reviram o lixo e comem qualquer porcaria para sobreviver são os mesmos não cegos da nossa sociedade real, que em situação de rua, comem o que o lixo o servem.
É muito doloroso imaginar como nossa sociedade se cega para problemas que vem à vista e fingimos não enxergar. Com uma desigualdade absurda, onde desperdiçamos toneladas de alimentos por dia, presenciamos milhões de pessoas espalhadas pelo medo sentindo a dor da fome. Sem contar outros males que aqui não caberá de ser dito.
É como a mulher do médico disse no final: ?Penso que não cegamos, penso que estamos cegos. Cegos que veem. Cegos que, vendo, não veem?.

Niara 01/11/2021

Foi preciso muitos anos para conseguir me sentir preparada para essa leitura.
Após assistir ao filme (no ano de lançamento), jurava que nunca leria essa história. E cá estou eu comentando-a.
Não foi fácil, a história é pesada, porém muito rica. Apesar de tudo o que senti ao longo da leitura, não me arrependo nem um pouco. E recomendo!
Mas saiba que possui muitos gatilhos. A história é pesada, no entanto, valida.

João 05/04/2021

Saramago é de fato um mago das palavras. Nos faz pensar e questionar a sociedade em que vivemos, em como nos tornamos cegos, mesmo enxergando tanto. Obrigado por essa obra!
?Dentro de nós há uma coisa que não tem nome, essa coisa é o que somos?
Jackson60 05/04/2021minha estante
Excelente!

Yasmin.Amaral 15/04/2020

Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara
Eu estou sem palavras. Que livro fenomenal. Agora vou precisar de um tempo pra digerir essa história hahahaha. Ler em tempos de quarentena talvez não tenha sido uma boa ideia, mas não me arrependo nem um pouco. Tem partes muito pesadas então se você não curte muito gore e coisas de estup*o não recomendo, pode dar gatilho. Mas é um livro que me prendeu desde o início, foi minha primeira leitura de Saramago e COM CERTEZA vou ler outros livros dele! Vou fazer resumão e resenha no meu insta, se quiser seguir e dar uma força @lembroliterario

Hickenbick 19/05/2024

Um dos melhores que já li
Que livro... A cada página uma coisa a mais pra se fazer pensar sobre o quanto a vida em sociedade é uma corda bamba. Sinceramente não tenho palavras para descrever, agora quero assistir ao filme.

Suzana 20/11/2021

Ensaio sobre a Cegueira
Acredito que ainda vou precisar de um pouco mais de tempo para digerir essa obra, mas vou fazer a resenha mesmo assim.

Tive um pouco de dificuldade com a escrita do Saramago, principalmente em entender os diálogos (ele não usa travessões nem aspas) e isso prejudicou um pouco minha experiência de leitura. Talvez se eu já fosse mais acostumada com o estilo dele tivesse me aprofundado mais na história.

Esse livro não é para todos e para mim não funcionou muito. Sinto que estou terminando ele meio que indiferente, ainda não senti o peso que dizem que ele tem.

Mas mesmo que não tenha me impactado tanto, tenho certeza de que esse livro deve ser lido por todos. Ele é do tipo que te deixa pensando na história por muito tempo, refletindo nas questões que são apresentadas.

Enfim, leiam.

Lucas Lobo 09/10/2022

Em terra de olho, quem tem cego, errei.
Primeira obra que li de José Saramago, achei a escrita dele um tanto diferente do normal, mas é de fácil entendimento.

A história que se passa no livro é muito interessante e as vezes bem pesada. Tem muita morte e estupros, então se vc for um leitor que consegue imaginar bem a cena com cada detalhe que o escritor passa, são cenas bem bizarras.

Todos os personagens são bem trabalhados, é fácil se apegar a algum. Me apeguei bastante a mulher do médico. Fiquei imaginando a dor dela de ser a única pessoa que conseguia ver todo aquele caos.

Mari 13/04/2021

Clássico atemporal
Li esse livro pela primeira vez quando tinha uns 16 anos e lembro que foi muito difícil na época me acostumar à maneira de escrever de Saramago. Agora, anos depois e em meio à pandemia, fiz novamente a leitura e pude absorver o livro de uma outra maneira, me acostumando melhor a essa maneira de escrever. É um livro muito pesado e forte, que tem muito a nos ensinar e nos fazer refletir enquanto sociedade. Cheio de frases que ficam na nossa mente, dá vontade de parar um pouco a leitura e contemplar o que foi dito. Se você nunca leu essa obra, prepare-se emocionalmente antes, porque é um livro cru, mas que vale muito a pena ser lido!

Bárbara 06/05/2020

Leitura obrigatória
Li há bastante tempo, mas é um livro sensacional. Pretendo lê-lo novamente.
A escrita do autor e a forma de contar a história, realmente, ótimo livro

gvnnrs 05/09/2022

Ensaio Sobre a Cegueira
"[...] vive como lhe apetece e ainda por cima tira daí todo prazer que pode."

"Tanto nos custa a idéia de que temos de morrer, disse a mulher do médico, que sempre procuramos arranjar desculpas para os mortos, é como se antecipadamente estivéssemos a pedir que nos desculpem quando a nossa vez chegar."

já li uns 5 e ainda to pensando nele

Rafa Amorim 24/04/2023

Ver nos torna cegos quando escolhemos não apenas o que devemos ou não ver, mas o que deve ou não fazer parte de nossa vida e o que não faz parte das nossas vidas nós retiramos de nosso campo de visão e do nosso campo de alcance, deixamos longe de um modo que esse algo que não queremos em nossa vida não pode, ou ao menos acreditamos assim, nos alcançar.