Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Maria 06/07/2022

Experiência essencial?
Vale muito a pena o mergulho nessa história! Adoro literatura que faz pensar, além de fazer o leitor sentir coisas que ele nunca sentiria de outra forma, de êxtase à angústia. Adorei a escrita de Saramago :)

Taissa 27/08/2020

Livro incrivelmente perturbador
A escrita de Saramago é peculiar, mas a temática do livro é tão interessante que a leitura flui. O enredo é perturbador, ainda mais em tempos de pandemia como o que vivemos. Todos os habitantes daquela cidade - que não foi nomeada, tampouco seus personagens - ficam cegos e são reduzidos a uma condição animalesca em um ambiente infernal. É necessário estômago forte para a leitura. Mas se trata de um livro espetacular!
Mari 23/11/2020minha estante
Esse livro é um soco no estômago mesmo, amiga! Resenha perfeita S2

Milena 26/04/2024

Ensaio sobre a cegueira
Existem alguns livros que eu não gosto mas eu recomendo. Esse é um deles.
José Saramago é uma experiência.
Esse livro não é confortável em nada, e não digo somente quanto ao enrredo cheio de veracidades humanas que tanto buscamos encobrir, mas principalmente pela escrita, pela escolha narrativa e a propria composição do texto. Torna a leitura densa, incômoda. É impossível ler esse livro de uma vez só - ele nos OBRIGA a processar, esperar, e só então continuar a ler.

Não é um livro fácil, não é prazeroso. Mas é um bom livro, daqueles que devem ser lidos ao menos uma vez na vida.

3,5 ???
Taynara147 26/04/2024minha estante
Não consegui passar das primeiras páginas. Leitura muito difícil mesmo, fiquei agoniada e nunca mais peguei. Quem sabe um dia

Juliete Marçal 04/04/2020

Abramos os olhos.
"Se puderes olhar, vê. Se puderes ver, repara."

É uma história que retrata o surto epidêmico de uma cegueira branca que se espalha pela cidade atingindo a todos, causando medo, pânico e colapso social em todas as esferas da sociedade.

"Estou cego."

Os primeiros habitantes atingidos pelo mal branco e as pessoas que tiveram contato com os mesmos, são colocados pelo Governo em isolamento, de quarentena num manicômio abandonado e isolado. No entanto, a população atingida pela cegueira aumenta, e consequentemente, lota o manicômio com centenas de cegos negligenciados e depois esquecidos pelo poder público, vivendo enormes conflitos: falta de espaço e comida, sede, etc.. Um verdadeiro inferno.

"Com mil diabos? A cegueira não se pega, A morte também não se pega, e apesar disso todos morremos."

Saramago soube explorar de maneira magnífica a verdadeira essência humana e a sua degradação. Ao acompanharmos os personagens principais dessa história, vemos o que o ser humano é capaz de fazer para sobreviver em um lugar em que cada um tem de se adaptar se quiser se manter vivo, se importando ou não se as suas escolhas vão prejudicar ou ajudar o próximo. Somos apresentados à situações-limite, à capacidade humana de superar as adversidades e de se organizar socialmente.

"Os cegos estão sempre em guerra, sempre estiveram em guerra."

A escrita de Saramago é única na sua forma própria de usar as pontuações e assimalar os diálogos, demanda atenção e foco do leitor, como também produz um efeito diferente na leitura, mais íntimo. É também uma escrita nua e crua, sem floreios e rodeios, mas intensa, fazendo com que seja quase impossível você não ser tocado por suas palavras e pela tensão e profundidade da história. É um convite à reflexão.

"A cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança."

""Penso que não cegamos, penso que estamos cegos, Cegos, que vendo, não veem."

^^

Vitor 10/01/2022

O Egoísmo e o Medo
Pode ser uma interpretação excessivamente pessoal minha, mas pra mim é disso que este livro se trata. É essa a cegueira que nos aflige enquanto sociedade e impede nosso pleno desenvolvimento e é disso que Saramago trata.

A protagonista, livre desses dois defeitos (e já uma das minhas personagens preferidas na literatura), nos conduz em um mundo em frangalhos, física e moralmente, por meio de uma narrativa poderosa e crua.

Ensaio sobre a Cegueira é impactante e reflexivo, e passa longe de ser agradável. Mas nem toda leitura precisa ser.
Mel Fernandes 10/01/2022minha estante
Um dos meus livros favoritos de todos os tempos

Jéssica | @jehbreda 14/07/2021

No começo assusta, no final você se apaixona
Eu não sei explicar de quantas formas diferentes esse livro estranho e difícil de acostumar, poderia ser tão incrível e delicioso!

Vamos de críticas sociais, mundo distópico, reflexões pessoais sobre nossa moral e ética até o amor, o simples e complexo amor.

Não se assuste com a confusão mental inicial com as palavras complexas, parágrafos gigantes e diálogos embaralhados. Vale cada segundo de leitura.

Já posso ler outra vez?

"É o meu maior defeito, digo tudo a sério, mesmo quando faço rir.
principalmente quando faço rir,"

Georgeton.Leal 02/08/2022

A responsabilidade de ter olhos quando os outros perderam
Esse foi o meu primeiro contato com Saramago e, à princípio, estranhei um pouco a escrita peculiar dele, com parágrafos enormes e a ausência de pontuação na maior parte das frases. De certa forma, essa maneira de narrar se aliou perfeitamente às passagens tensas do livro, transmitindo um nervosismo que há tempos eu não sentia numa leitura.
O autor apresenta aqui um verdadeiro laboratório sobre a decadência da natureza humana. Sentimentos desprezíveis, como o egoísmo e a indiferença, são potencializados nessa trama sob o viés extremo da alienação causada pela "cegueira branca". Há situações bastante repulsivas no decorrer dos capítulos e que são consequências inevitáveis do terrível quadro epidêmico que se alastrou.
Aqui vale notar que os personagens não são nomeados, sendo identificados apenas por alguma característica pessoal que os designe. Aos poucos a desumanização deles vai acontecendo, até chegar num ápice onde é difícil manter a razão e a civilidade. Apenas no grupo da mulher do médico (a única pessoa que enxerga) é que ainda existe algum resquício de esperança em meio a todo aquele caos. A sobrevivência vai sendo garantida dia após dia com grandes, e até fatais, dificuldades. Quando chegamos no último capítulo, já estamos tão apreensivos que o alívio do final é sobremodo reconfortante.
Este é um livro que eu não recomendaria pra qualquer pessoa. Apesar de ser uma obra digna da fama que possui, é necessário "ter estômago" pra aguentar certas passagens. Claramente, Saramago quis ilustrar muita coisa através dessa história, como se a mesma também fosse uma parábola a respeito da real condição do homem em uma sociedade arruinada e sem solução, onde todos estariam cegos em seus temores e ignorância. Em contrapartida, o autor também mostra que nem tudo está perdido e que ainda pode existir bondade e compaixão para com o próximo mesmo num mundo repleto de terror e morte.

site: https://senso-literario.blogspot.com/2022/10/a-responsabilidade-de-ter-olhos-quando.html

Yasmin 28/12/2023

Muito inesperadoo. Comecei a ler esse livro sem saber do que se tratava, mas pelo título imaginava serem reflexões filosóficas mais diretas, sem estarem emaranhadas em uma história. Quando terminei o primeiro capitulo, achei que o livro ía tomar certo rumo, mas fui lendo e cada vez mais me espantando com as direções que ía tomando. Uma boa leitura pra quem gosta de umas ficções mais gore mais maluquetes, pq esse livro é meio doidão mesmo. Enfim! Finalmente terminei de ler, dps de ter começado nas ferias passadas, interrompido a leitura no semestre, e voltado a ler no meio deste mês.

Samila 31/08/2021

REFLEXÃO PURA
Do nada, cegueira total. O mal branco!
Os personagens não têm nome, e poucas características são demonstradas, o que acaba por deixar a situação mais possível e real, porque transmite a ideia de que são aspectos, situações, sentimentos, sentidos e não, necessariamente pessoas.
Durante todo o drama e sofrimento que vivenciam nessa "pandemia", vários valores que julgamos essenciais passam por futilidades.
O final é surpreendente e me deixou o resto do dia interpretando vários significados e lições.
A leitura não é tão rápido e um pouco complexa, não tem travessão, aspas e afins ?? mas vale SUPER a pena.

duda 01/12/2022

surreal
que crítica meus amigos
antes de falar c minha prof de literatura eu n entendi quase nada, mas depois...
a estrutura de texto querendo mostrar algo caótico, o fato dos personagens nao terem nomes pra representar a sociedade e nao pessoas separadamente e etc.
MEU.DEUS.

Max 27/04/2021

Muito além de um livro de ficção, Ensaio Sobre a Cegueira nos faz pensar e ter uma outra percepção sobre a vida. O homem é um ser essencialmente social e vai se organizar assim em qualquer meio. Praticamente isolados em um manicômio abandonado, um grupo de novos cegos terão que se adaptar a esta nova realidade e vão poder observar os limites do homem, tanto positivo como negativamente.
Um livro maravilhoso que, apesar de ter uma escrita única como a de Saramago, é fluida e envolvente.

hayssahossoe 26/04/2020

Maravilhoso
História incrível, te faz parar várias vezes pra pensar, às vezes cruel que chega a doer, porém a escrita é um pouco maçante, mas no decorrer do livro acaba-se acostumando.
Alydia 26/04/2020minha estante
Assino em baixo em tudo que disse

amanda 21/09/2021

visceral
precisei de alguns dias pra escrever essa resenha depois de ler esse livro, pois ele merece ser digerido.
foi muito difícil ler esse livro - a escrita de josé saramago, a forma como a história foi contada (que parece não nos deixar respirar), a narração extremamente explícita e o todo o plot foram desconfortáveis ao ponto de eu me perguntar se eu realmente queria terminar esse livro.
mas eu terminei, e que bom que eu terminei.
apesar de todo o desconforto o livro é impecável, e recomendo muito a leitura a todos.
a história sobre a cegueira branca me fez imaginar em diversos momentos como eu me comportaria nas situações mostradas pelo livro, se eu faria diferente dos persongens e até onde eu iria no modo survival.
algumas passagens da história me arrepiaram, e a personagem da mulher do médico e a rapariga dos óculos escuros foram as minhas favoritas.
é até complicado tentar explicar esse livro, só consigo dizer que ele é visceral e só lendo pra entender do que eu to falando.

?Penso que não cegámos, penso que estamos cegos, Cegos que vêem, Cegos que, vendo, não vêem.?
Jerlich 21/09/2021minha estante
A escrita de Saramago é ímpar, o grande Nobel da literatura portuguesa!

Marcos Joris 21/09/2021minha estante
É sensacional mesmo o livro. Não o li todo pelo seu mesmo motivo, mas eu pretendo lê-lo num futuro não muito distante.

Ritaeseuslivros 16/10/2021minha estante
Ele está na minha estante a anos e sempre tenho dúvidas se vou gostar ou não. Sua resenha me fez ter esperanças de le-lo em breve.

Sofia 09/01/2022

É uma grande verdade a que diz que o pior cego foi aquele que não quis ver.
De repente, cegos. Literalmente, é assim que começa. O primeiro, o segundo, o terceiro, está todo mundo ficando cego e ninguém sabe porquê. É um vírus? Uma bactéria? Pega por contato? Pelo ar? Tem cura? Ninguém sabe, mas para previnir as pessoas de se contaminarem, o governo coloca os doentes em quarentena em um prédio de hospício que estava fechado. 5, 10, 15 e quando percebem tem 300 pessoas em um lugar com a capacidade de menos da metade. E agora? Agora eles precisam dar um jeito de sobreviver.

É até difícil escrever o que achei desse livro. É muito complicado colocar em palavras a genialidade da análise de Saramago sobre a sociedade. Sobre essa cegueira que não é uma cegueira física, mas uma cegueira humana, sociológica. Sobre essas pessoas que mesmo na doença viram uma contra a outra ao invés de reunir forças. Foi muito forte a leitura principalmente por causa do momento atual que vivemos. Depois da leitura percebi que a nossa sociedade já vive cega há muito tempo, antes mesmo do covid-19, e ficamos mais cegos ainda agora. Cegos pro outro, pra vida do outro, cegos pro que realmente importa, cegos para a verdadeira humanidade. Somos agora um grupo de cegos tentando enxergar uma luz no fim do túnel. Difícil né?

Fica aqui apenas o meu grande aplauso a genialidade de Saramago que conseguiu entrar em um assunto tão importante e forte de maneira tão incrível e bem feita.

Esle 14/03/2021

Fogo na madeira verde e molhada
Um livro fantástico, quando analisado em seu inteiro teor, recomendo a leitura, mas digo de antemão, é necessário ter tanto paciência quanto determinação para ler as primeiras 150 páginas, a partir daí a história segue de forma ascendente, o interesse cresce, e vale muito todo o esforço empreendido para chegarmos ao final do livro, apesar de acreditar que o livro deveria acabar no penúltimo parágrafo e que quem deveria proferir a última frase deste parágrafo deveria ser outra personagem, o livro merece a fama que possui.