Ensaio sobre a cegueira

Ensaio sobre a cegueira José Saramago

Resenhas - Ensaio Sobre a Cegueira

Ana Bruno 22/04/2020

Um livro humano
Meu primeiro pensamento ao terminar esse livro foi: Não quero falar sobre ele!
Fiquei mal-humorada mesmo!
Que livro pesado! Que livro nojento! Que livro humano!
Acho que só o que consigo dizer sobre ele é que "é humano".
E, talvez por isso, tenha me incomodado tanto... Não tenho tido muita paciência com a raça humana, não que me exclua dela, mas perceber a capacidade da crueza do ser humano me dói à beça. Não quero ter essa característica dentro de mim.
Observar a condição obscura e instintiva inerente a todos nós, revelada perante uma situação inesperada, caótica e desesperançada, como Saramago nos descreve (de forma brilhante, por sinal), não ajuda a minimizar minhas impressões pessimistas...
O livro é, resumidamente, pesado. Recomendo lê-lo consciente da necessidade de possuir estômago forte.
Num cenário duro, a natureza humana, instintiva, aflora em conjunto com a essência hierárquica visceral do prazer pelo poder, mesmo em detrimento a qualquer indício de dignidade... E, nesse meio, um fôlego de humanidade, representado pela mulher do médico, tenta nos ajudar a manter a cabeça fora dessse mar de desespero. A obrigação moral, de auxiliar em oposição ao verdugo que aflige a todos. E a limitação incapacitante dela que nos angustia mais um pouquinho.
Aff... muito sofrido!
Muitas pessoas analisam esse livro sobre a capacidade de enxergarmos (ou não) a essência do outro. Para mim, esse livro é sobre a essência de todos nós. É sobre olharmos para nós. Nós mal conseguimos ver (e conhecer) a nós mesmos, conseguir "ver" o outro é uma conquista ainda à anos-luz de distância da raça humana... Lamentavelmente.
Outros consideram a obra uma alegoria, o que para mim, cai no mesmo impasse. Poder, egoísmo, sujeição... Independente do contexto, o "outro" ainda é um universo muito escuro e profundo para nós. Em todas as esferas isso se reflete de igual modo.
Bom, leitura de Saramago é sempre uma leitura de Saramago...
Enjoy!
Joelio 22/04/2020minha estante
Já ouvi muitos indicarem esse livro mais até então nem um com a sua visão, confesso que tenho problemas para filtrar, digamos assim, atitudes meramente egoistas e instintivas, confesso que vai entrar na minha lista mais como vc mesma recomendou vou ter cautela! Afinal sou do tipo qie acredita que temos que ter noção do bem e do mal do qie nos somos capazes afinal tendo ciência ainda corremos o risco de presenciar ou fazer parte imagina a maioria que romantiza que "nunca serei capaz disso" ou "isso não existe" de forma romântica para se "sentir seguro" nesses coisas :/

Ana Bruno 22/04/2020minha estante
Exato!! O ser humano é complexo demais...

Robert125 30/09/2020

Profundo. Impactante. Dilacerante.
''A Cegueira também é isto, viver num mundo onde se tenha acabado a esperança''.

Ler um livro sobre um contágio em massa, no contexto histórico que estamos vivendo muito difícil. Difícil pois a cegueira retratada na obra é a mesma cegueira que eu vejo nas pessoas que neglicenciam mais de 140.000 óbitos (no Brasil e 1.000.000 em escala global) ocasionados pela COVID-19, se aglomerando diariamente em mesa de bar, restaurante e com isso normalizando a média de 1000 mortes por dia - se não me atinge, tudo bem.

Saramago teve muito estômago para retratar em 310 páginas a natureza animal do ser humano, através de uma visão hobberiana, fazendo-me assim refletir diversas vezes sobre a minha própria cegueira.

Um clássico da contemporaneidade!

Ayan_lucca 31/08/2021

A maravilha que é esse livro. Sem formas de explicar, porém não sinto o mínimo que seja de vontade de ler outra coisa dele.
She King 31/08/2021minha estante
terminei hj e amei

Ryanne 04/08/2022

Merece todas as estrelas
E olhe que eu sou ?suvina? com estrelas.
O livro é uma agonia sem fim, lê-lo pós pandemia foi uma experiência diferente.
Adorei o fato de você simplesmente não saber o que vai acontecer, não imaginar o passo seguinte.
Violento em determinado momento, o livro retrata tristeza, crueldade, tortura com os personagens. Há um fim mas há a vontade de ler mais e descobrir mais sobre os personagens.
Recomendo.

Luana.Abreu 06/06/2020

Leitura difícil de acompanhar no início, mas só precisa de tempo pra se acostumar, pois os diálogos se misturam à narrativa. Me espantou como o filme foi fiel ao livro. Ainda assim, não senti menos impacto com a obra, que me causou angústia durante todo o caminho. Difícil terminar de ler e não ficar com a sensação de estarmos no livro, ainda.

Dani 11/06/2021

?Penso que não cegamos, penso que estamos cegos. Cegos que vêem, cegos que, vendo, não vêem.?

Kindle Girl 12/10/2022

Um livro sobre a selvageria dos homens civilizados
De início eu tive muita dificuldade de pegar o ritmo da leitura, na verdade tive até que recorrer a um audiolivro para conseguir terminar pq o livro em si tem uma diagramação bem diferente. Não tem diferenciação de diálogos, pensamentos, narração, é tudo colocado na mesma linha, para que o leitor se sinta tão perdido quanto os personagens que cegaram.

É um livro bom? Excelente, porém deve ser lido com estômago forte, porque muitas cenas retratam a crueldade dos seres humanos e de como nos aproveitamos de certas situações para nos favorecer em detrimento a dos outros. Igualzinho quem vendia álcool em gel a preços altíssimos na pandemia para lucrar sobre o desespero dos outros.

Demorei muito para ler, chorei horrores em muitas cenas de tanto nojo e ódio, mas indico para todo mundo.

Terminei esse livro hoje, dia 12 de outubro, dia nacional da leitura e achei bem simbólico já que a leitura tem como finalidade desenvolver o senso crítico, e nada melhor do que um livro que critique tanto o egoísmo do ser humano.
Joao.Alessandre 12/10/2022minha estante
Leitura difícil, estranha inicialmente, entrando numa espiral alucinante, terrível. Com o fluir da leitura nos familiarizamos com o "estilo" Saramago. Marcante. Doloroso mas excelente (concordo plenamente ctg).

Kindle Girl 12/10/2022minha estante
Livro genial! Não tem como definir melhor.

Guilherme Amin 12/08/2023

Relatos selvagens
"Ensaio sobre a cegueira" não é um livro fácil de resenhar, porque dificilmente um comentário lhe conseguirá fazer jus.

Este romance testou minha resistência a quanto horror e sofrimento conseguiria aguentar. Ler sobre uma epidemia de cegueira que devasta um país e revela o que de pior há nas pessoas foi penoso.

Do grupo de personagens, o destaque absoluto é para a mulher do médico. Foi uma das personagens mais fortes, adoráveis e heroicas que já conheci. Sentirei saudade dela, assim como do narrador e suas observações pitorescas.

Saramago escreve em seu estilo inconfundível, com parágrafos imensos e pontuação subversiva. Como de costume, investe numa análise crítica da humanidade. Crítica, sem dispensar um importante fio de esperança. Por isso, apesar de angustiante, a leitura foi recompensadora e, ao final, até reconfortante.

"Se podes olhar, vê. Se podes ver, repara."
Ana Paula 12/08/2023minha estante
Quero ler esse livro há anos. É o próximo da minha fila!

Guilherme Amin 12/08/2023minha estante
Espero que goste, Ana!

Beatriz 22/02/2023

Saramago
Excepcional, sem nenhuma surpresa. Mostra o ser humano ANIMAL, super instintivo. Retrata a podridão que há em todos nós.

A leitura foi bem incômoda, o que era a intenção do autor, mas não fluiu muito bem ? acredito que me daria melhor lendo uma edição física.

Camila.Moscatelli 20/03/2021

Leitura difícil (tensa)
Saramago é um autor consagrado e nem questionei a leitura desse clássico, mas acho que se eu soubesse que no livro havia abuso sexual de mulheres eu não teria lido, então acho justo escrever isso na resenha, sem considerar spoiler. A leitura é muito pesada, e honestamente contrasta com o livro ?em busca de sentido?... eu sou mais pró Viktor do que Saramago sobre até onde o homem deixa de ser humano e passa a agir como ?animal? em situações extremas ... por fim achei péssima a diagramação do livro, os diálogos não estão separados com travessão, fica tudo junto separado por vírgulas e na maioria das vezes você super se perde de quem é quem que está falando, o autor, o personagem etc
Yago 30/03/2021minha estante
A diagramação assim é proposital.

Camila.Moscatelli 31/03/2021minha estante
Com certeza que é!

Janaina 14/07/2022

Complexo, denso e visceral
- Um livro difícil, com cenas muito cruas, difícil de digerir e que causam asco. É desesperador se imaginar sem a visão e no lugar dos personagens.

- Creio que a forma que a história foi escrita tem um propósito, causar desconforto. Tornar a leitura mais lenta. Muitas vezes não sabemos quem está a falar e quase como cegos, tateamos as palavras, os sentidos e o contexto a fim de identificar quem fala e o que se passa. E assim como cegos da história, em um primeiro momento temos maior dificuldade em entender, porém com o tempo nos acostumamos e a leitura flui.

- A obra levanta questionamentos sobre a humanidade, sobre o que é certo e o que é errado? O que é a moral e a ética? E até onde podemos ir para sobreviver? Sobreviver é imperativo!!! Isso fica claro!!!

- É uma obra que abre um leque imenso para reflexões importantes sobre o que realmente importa, sobre o que é essencial, sobre sermos cegos não somente no campo físico, mas tbm intelectual e ideológico, sobre sermos capazes de infligir o mal aos nossos semelhantes por não se disporem a fazer e a aceitar aquilo que julgamos correto.

- Um livro com cenas fortes e brutais, chega a ser incomoda até mesmo angustiante a leitura, pois expõe o que há de pior no ser humano, mas tbm resgata em muitos momentos a empatia, a amizade, o amor e a esperança.

- Um livro complexo, denso (parece ter umas 700 páginas) e visceral que não pode ser resumido em uma resenha.

- Só não dei 5 estrelas porque achei algumas partes do texto excessivamente prolixas. Mas recomendo muitíssimo a obra.

Miguel.Sardenberg 19/02/2024

Em terra de cego, quem tem olho é cego também
Esse livro é uma tortura. Não, não digo tortura no sentido de ser "ruim" de ler. Digo tortura no sentido de ele ser muito bem-sucedido no objetivo de te deixar desconfortável, com asco, a cada acontecimento. De coisas mais normais da vida, como o ato de defecar, até crimes horrendos como abus0 s3xual, "Ensaio sobre a cegueira" te transporta a uma sociedade onde o significado de dignidade não existe mais. Quem era você antes do "mau branco"? O que era moral e imoral? Nada disso importa mais. Vale de tudo para sobreviver em uma sociedade só de cegos. Ou diria que em uma sociedade que QUASE só de cegos. Pois, como diria o outro, "Em terra de cego quem tem um olho é rei". Mas será mesmo? Talvez, Saramago tenha nos mostrado que em terra de cego, quem tem um olho é tão cego quanto todos os outros, se tornando até subordinado de quem não enxerga. Afinal, quem não enxerga sofre em quatro sentidos. Quem enxerga sofre em cinco sentidos...

Ju Pinho 25/04/2024

Ensaio sobre a Cegueira
Acho que qualquer resenha que eu faça não vai fazer jus ao que de fato é esse livro.
Obra prima talvez chegue perto de definir.
O livro conta sobre a chegada da cegueira branca em uma cidade, e como isso impactou a vida das pessoas.
A forma como a sociedade se organiza, a posição da mulher, debates sociais realmente relevantes que agregam tanto.
Saramago foi a frente de seu tempo, de fato. Uma genialidade, fico muito feliz de ter dado uma chance a essa leitura.?

Arthur.Moreira 09/05/2020

Um livro extremamente metafórico. Sensacional a forma que ele é escrito e todo o desenrolar da história. Mais do que falar sobre cegueira, o livro trata da humanidade e qual a linha que separa o "humano" do "animal".
Durante toda a leitura, uma coisa ficou martelando na minha cabeça: "Em terra de cego, será que quem 'tem um olho' realmente é rei?".
Excelente leitura!!!