O menino do pijama listrado

O menino do pijama listrado John Boyne
Oliver Jeffers

Resenhas - O Menino do Pijama Listrado

Ingrid. 11/08/2022

A mãe do Bruno...
Um livro emocionante que te faz pensar na inocência de uma pessoa com 8 anos que teve sua infância corrompida por causa da guerra

lorran_dossantos 10/07/2022

Um soco no estômago.
Esse final foi uma das coisas mais pesadas que já li. Mesmo após ter visto o filme, fiquei extremamente impactado com o encerramento dessa história. Inconcebível que alguém possa fazer o que foi feito.

Mah269 29/11/2023

A intolerância só morre quando o homem for extinto
Um pedaço de história e comoção para disfarçar os diálogos chatos e repetitivos. Três coisas; primeira, não consigo entender como uma criança de nove anos que mora em Berlim, com um pai tenente, tendo recebido o próprio Hitler na sua casa e a série de acontecimentos após a mudança, não entender a situação pelo qual passava no momento. Segunda, o final, para mim, foi realmente surpreendente, por mais que a morte do Shmuel fosse algo já previsível, a do Bruno também foi inesperada, aliada essa ?inocência?. Terceira, o final seria melhor sem o comentário final: ?Claro que isso tudo aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo. Não na nossa época?, tem certeza? É só ligar a televisão e assistir ao jornal, a intolerância só morre quando o homem for extinto.

Depois de refletir um pouco sobre o livro percebi que a maioria das pessoas julgam o comportamento do Bruno, já que ele já possui certa idade para compreender determinados assuntos e mesmo assim não entende ou simplesmente não quer entender. Acontece que todos nós somos ou já fomos um Bruno, controlados por um governo de poucos que decide o que devemos saber ou não e isso se deve ao fato da perda do senso crítico na atualidade. Nos últimos tempos, temos estado à deriva do que os outros ditam para nós e esquecemos que a nossa maior arma contra a massificação é a verdade, e a verdade é a informação. Onde não há informação, há ignorância e no final, o preço a ser pago por ela é muito alto.

bi4zinha 27/09/2021

haja-vista
não sei oq escrever mas gostei da história e o final é muitooo triste, a amizade do bruno e do shmuel é linda e acho q é isso

carol 12/03/2021

eu gostei mto desse livro, apesar de ter uma história mto triste. eu acho q foi mto bem escrita, e por ser de vista de um menino de 9 pra 10 anos, percebemos coisas q o próprio não entendia ou não via, pq só deixa a história bem mais pesada. eu já tinha assistido o filme então já sabia oque acontecia, e é bem fiel ao livro, apesar que o final é um pouco mais dramático. acho que todo mundo tinha que ler este livro para ter conhecimento do q acontecia. e tbm é um ótimo livro introdutório pra alguém que quer ler mais livros que retrata a ?mesma? história, como Anne Frank

Gabriel.Chiquito 11/05/2022

Comecei essa leitura achando que ficaria muito triste, mas não foi o que aconteceu. Ao invés disso, eu fiquei surpreso com a sutileza do autor ao usar a inocência de Bruno para construir suas críticas e deixar a história aparentemente leve, mas com uma parte subjetiva pesada que precisa de um pouco da interpretação das entrelinhas pelo leitor para poder ser vista.

Apesar disso, é um livro simples, de linguagem fácil e bem rápido de se ler; uma ótima leitura.

LisboaPB 14/04/2020

O filme é bem parecido com o livro. Que final...

Samuel391 09/02/2024

"Por que vocês usam pijamas o dia todo?"
As entrelinhas!!!! As entrelinhas são tudo nesse livro! Desde o Fúria a Haja-vista, entrelinhas compõe esse livro e nos abre a imaginação. O final a gente espera mas não acredita.
Eu amo como esse livro passa pela mente de um garoto vendo tudo isso acontecer na sua frente, sem entender direito oque está acontecendo. A sua inocência em uma situação tão desesperadora.
Inocência. Esse livro consegue dois tipos; a primeira é a inocência que perdura, a mais infantil e nova, a que continua intacta ao tempo; e a segunda é a inocência tirada, a que vira um outro sentimento, seja ódio ou desprezo ou qualquer outro sentimento, a inocência que é retirada pela situação, tornando o indivíduo cúmplice disso. Vemos as duas versões nos irmãos.
Essa é apenas uns dos inúmeros temas debatidos nesse livro. Sem dúvidas nenhuma, um clássico.

Pedro Tirolli 05/03/2024

Resenha: O Menino do Pijama Listrado, John Boyne ??????
Desde a capa, que por si só já traz uma ambientação por conta de sua textura que simboliza o tecido do pijama de Shmuel, o garotinho judeu, até o fim da história de Bruno, percebemos que ?O Menino do Pijama Listrado? é um livro praticamente completo, não levando esse título por tão pequenos quesitos.

Não havia assistido o filme ainda, o que me fez ter uma experiência única com a leitura. A palavra que define a sensação que tive é ?medo?. Não suspense, mas medo do que poderia acontecer, e que aconteceu.

A inocência de Bruno, nosso protagonista de 8/9 anos, é um dos principais fatores para que essa história aconteça. O fato dele não saber o que realmente o que está ocorrendo e nós, sim, mostra o quão perturbador foi e é esse período na história da humanidade.

Seu desenvolvimento com Shmuel é lindo, mas poderia ter sido ainda melhor, em minha opinião. Os dois ao mesmo tempo tão diferentes, mas tão parecidos. A conexão que se cria entre eles é surreal. Além disso, um ponto muito forte são os personagens. Todos muito bem trabalhados e desenvolvidos (Ralf, Elsa, Gretel, o ?Fúria?, Maria, Pavel, Tenente Kotler) fazendo com que você mude suas opiniões sobre eles a qualquer momento.

Uma história fictícia? Sim. Um livro ruim? De forma alguma. Sinceramente, eu não vejo motivos para algumas pessoas falarem mal de ?O Menino do Pijama Listrado? por tratar uma história que não é verdadeira com um tema que foi. Pelo contrário, John Boyne conseguiu extrair de forma sublime o melhor que tinha a oferecer e tão cuidadosamente; não é um livro de História, mas sim um que fala indiretamente dela.

Quase me fez derramar lágrimas, e não o fiz porque é realmente muito difícil eu chorar com livros, filmes. Mas foi quase! Então, se tenho um conclusão é de que esse livro é resumido em duas palavras: ?simples? e ?perfeito?.

Esse foi meu livro do mês de fevereiro. Obrigado, ?O Menino do Pijama Listrado?! ?

?Uma coisa é certa, ficar se sentido miserável, não tornará as coisas mais alegres.?

Fecho a minha nota, de 0 a 10, em 9.3!

Juliav 26/11/2021minha estante
É incrível como o John Boyne nos livros dele sempre faz que a criança principal seja uma tapada, tipo o bruno que vivia o nazismo diariamente e não fazia ideia do que era, sendo que o pai dele era do alto escalão.

Thais 26/11/2021minha estante
Em resposta a Juliav: sim, com certeza! Acho que no fim ele quer passar aquela ideia de criança ser ingênua demais para captar as coisas, mas acaba que fica totalmente incoerente!

fbianco_ 02/12/2021

Lindo e trágico, recomendo super
Vemos muitos relatos sobre as crianças judias, mas quase nunca da criança alemã e como foi imposto pra ela, como foi explicado? Ela realmente sabe o significado disso tudo ou só fazem o que mandam?
Bruno era um menininho curioso, saiu para explorar aos arredores de sua nova casa, morava perto de um holocausto e não sabia nada sobre, fez amizade com Shmuel um menininho judeu. A partir daí surge uma amizade linda e pura, muito além de alemão e judeu (em meio a uma guerra).
Simplesmente maravilhoso a mensagem que nos trás, além de trágico...
Mas achei que faltou um pouco no final, foi tão bem escrito e rico em detalhes e quando chegou ao final, me parece meio vago, sabe? Esperava mais, mesmo assim um livro incrível.
Leitura rápida e fluída!

lekastilho 16/04/2021

Leitura necessária
"E assim termina a história de Bruno e sua família. Claro que tudo isso aconteceu há muito tempo e nada parecido poderia acontecer de novo.
Não na nossa época."

@theus04 06/09/2020

Rousseau: "o homem nasce bom, a sociedade o corrompe"
somos inteiramente imersos na 2° guerra mundial sob a perspectiava de um garoto de 9 anos que não entende pq existe uma cerca separando as pessoas de pijama listrado. Para ele, estas pessoas são muito + felizes lá dentro, diante do fato de terem inúmeras crianças pra brincar e se divertir. O final é muito Surpreendente, triste e emocionante. Trás uma leitura rápida e fluida. Um dos melhores livros já lidos.