As relações perigosas

As relações perigosas Choderlos de Laclos

Resenhas - As Relações Perigosas

Luís 16/03/2023

Gostei bastante. Embora tenha a linguagem típica de classicão, eu não achei a leitura difícil; fluiu bastante bem. É um livro bom pra quem gosta de fofoca.

Maycon40 03/03/2023

O ócio é osso...
É curioso que ócio derive do termo grego "scholé", que é de onde vem o termo escola. E para a frança do século XVIII nada ensinou mais do que o ócio; ainda hoje, no século XXI, o romance de Chordelos Laclos é indispensável para se refletir a nobreza aristocrata parisiense. Imagine o efeito efervescente e ao mesmo tempo explosivo da publicação de As Relações Perigosas, que de um modo muito intimista retrata e denuncia a aristocracia francesa, que em meio ao tédio cotidiano buscava como entretenimento, dar vazão aos instintos mais primitivos e a corromper a mais pura candura, passando por cima da moral e da ética, para alcançar quaisquer meios de se conquistar o objetivo.
Tudo no livro é surpreendentemente detalhado em um nível que nos faz questionar se essas personagens de Laclos, não são inspiradas em pessoas reais.
O final do livro, que para alguns pode ser esperado, é fantástico; ainda mais se pensarmos no contexto da época e como esse tipo de narrativa, não era comum.

Camila0831 03/03/2023

Xadrez
Fascinante jogo de xadrez entre dois profissionais do esporte com um único porém, as peças são seres humanos que respiram, sofre e sangram. É belíssima a costura feita entre as cartas de maneira a expor as histórias envolvida, assim como as brechar que nos permitem duvidar da confiabilidade dos vaidosos remetentes, o que traz mais complexidade às narrativas e aos personagens que as vivem. A ressalva de praxe seria às punições no desfecho, sempre mais dura às mulheres, mas nada longe da realidade da sociedade na época.

Cat 28/02/2023

Poder, sexo e vingança
Esse é um dos meus livros favoritos, e nunca vou deixar de achar incrível os romances epistolares, como que parece que você realmente está lendo a correspondência de outra pessoa, os diferentes estilos, sem perceber a presença do autor.

Sem dúvida a Marquesa de Merteuil é uma das personagens mais interessantes - especialmente a carta dela em que ela conta como ela própria moldou seus princípios - e as correspondências entre ela e o Valmont as mais cativantes, tanto que para mim se tornam as personagens as quais eu mais me apeguei, fazendo com que o final sempre seja um pouco sofrido.

Peter.Molina 28/02/2023

Intrigas
Que livro! Um romance epistolar muito bem escrito, que não cansa em nenhum momento. Valmont e a Sra Merteiul são as estrelas de um festival de intrigas, traições, fofocas. Parece um verdadeiro ninho de cobras altamente venenosas, a arrasar tudo por onde passa. O final é simplesmente aterrador. Daí a gente vê o poder destrutivo que a maledicência tem.

Cicið¹­ 17/02/2023

O poder da sedução e suas consequências
Choderlos mostra o vazio da antiga Paris, como o poder da sedução esconde seus "eus' atrás de máscaras.
Com tudo a obra é sim incrível, uma obra completa que me fez sentir todos os sentimentos possíveis.
Laclos mostra a realidade de uma Paris antiga, com seus jogos de desejo e todos os seus declinios.
Incrível.

Jheny.CorrAa 05/02/2023

História para fofoqueiros
Ótima história, tem traição, morte e pecado, do jeito que a gente gosta. A história é muito envolvente, as cartas são um pouco complicadas de entender, mas é um livro maravilhoso.

Recomendo ainda que para fixar a história e entender melhor, assistam à minissérie: Ligações Perigosas, onde há a atuação maravilhosa de Marjorie Estiano e Selton Mello.

Ronan 08/01/2023

"Não me agrada que a maus procedimentos se juntem brincadeiras de mau gosto. Não é de meu feitio nem de meus hábitos. Quando tenho motivo para me queixar de alguém, não zombo; faço melhor: vingo-me. Por mais satisfeito convosco mesmo que estejais neste momento, lembrai-vos de que não seria esta a primeira vez em que vos tivésseis regozijado antecipadamente, e sozinho, na esperança de um triunfo que vos escaparia no próprio instante de vanglória. Passai bem."

Juju 01/01/2023

Les liaisons dangereuses...
As Relações Perigosas, uma obra extraordinária e das mais importantes da literatura Francesa, ainda hoje causa grande impacto nos leitores, por se mostrar tão atual.
Romance epistolar (cartas) do século XVIII, que nos traz uma clara percepção da alta sociedade francesa da época. Com suas tramas, escândalos, intrigas, traições, muitas fofocas, sedução e erotismo, Choderlo de Laclos nos apresenta personagens singulares e geniais... Desde personagens ardilosos e vingativos à inocentes e puros.

Um deleite de leitura com temas polêmicos e grandes reflexões.
Um desfecho surpreendente e com trechos marcantes...

"Quem deixaria de estremecer ao pensar na desgraça que uma única relação perigosa pode causar? E quanta dor não evitaríamos refletindo melhor a respeito? Que mulher não fugiria ante as primeiras palavras de um sedutor? Tais reflexões tardias, porém, só ocorrem depois dos fatos; e uma das mais importantes verdades, talvez também uma das mais aceites, queda-se abafada e sem serventia em meio ao turbilhão de nossos inconsequentes costumes."

Recomendo fortemente a leitura ??
Karina Paidosz 02/01/2023minha estante
Hummm fiquei com vontade de ler ?

Aryana 02/01/2023minha estante
????????

Juju 03/01/2023minha estante
Pois leia Ka!? Eu adorei a leitura.

Lucas1429 03/01/2023minha estante
Show demais, Ju. Se é cheio de polemica, é bom

Domino 27/12/2022

#lido Livro maravigold!
Fazia um.bom tempo que não me envolvia tanto na.leitura de um livro como me envolvi na deste e fico até sem saber ao certo como explicar mas assim que tiver oportunidade de leitura o faça, pois este apesar de ser um romance epistolar (por cartas) têm uma linguagem super bonita, reflexões gostosas, dinamismo nas relações o que tornam a leitura dinâmica e com um toque de novela. Gostei bastante e me arrependo.um pouco demorar tanto.para ler pelo medo de não gostar de romance epistolar.
Nota: 5 estrelas

#romance #classico #favorito.

Bianca 26/12/2022

Relações Perigosas
Eu comecei a ler o livro sem saber sobre o que se tratava, tinha achado o título legal então decidi dar uma chance.

Logo na primeira carta, o livro me prendeu e me fez querer saber cada vez mais sobre os personagens. É um livro cheio reviravoltas e que trata muito sobre relacionamentos e sexualidade.

O final não foi feliz, mas foi necessário, melhor jeito de terminar seria impossível (porém confesso ter chorado nas últimas páginas).

Juliana 19/12/2022

Livro maravilhoso! ????????
"Quem deixaria de estremecer pensando nas desgraças que pode causar uma só relação perigosa! E quantas mágoas se evitariam refletindo mais nisso!"

Marina.Castro.F 05/11/2022

Incrível !
Eu gostei muito desse livro. Apesar da linguagem rebuscada (o que se dá pela época em que foi escrito), a história me prendeu: sofri e sorri com as personagens. A construção de personagens do autor é fantástica, todos muito bem caracterizados. Além disso as críticas do autor à hipocrisia de uma classe média são atemporais. Recomendo muito!

Elaine 26/10/2022

Interessante
Esse é um livro libertino, mas sem nada explícito. O filme "Cruel Intentions" foi baseado nele, mas transportado para a atualidade.
A narrativa é formada pelas cartas trocadas entre os personagens, que relatam suas ações e sentimentos, mostrando as manipulações e reais intenções.
Vale a pena a leitura.