As relações perigosas

As relações perigosas Choderlos de Laclos

Resenhas - As Relações Perigosas

Wilton 24/09/2014

Cai a máscara
O livro e o autor foram perseguidos pela burguesia da época (Século XVIII). Usando cartas supostamente verídicas, Chordelos desmascara o falso puritanismo da nobreza. As principais personagens são um visconde e uma marquesa libertinos. Eles manipulam as outras personagens segundo os seus licenciosos desígnios. Sem cair na pornografia, Chordelos de Laclos cria uma atmosfera sensual que revela sem desnudar e ousa sem chocar. Como concessão ao "status quo", o autor pune exemplarmente os vilões. Recomendo a leitura ao público dos 15 aos cem anos de idade.

Sebastian 31/08/2014

Um livro sobre a sedução e seus perigos
O livro, narrado todo por intermédio de cartas trocados entre seus personagens, trata da sedução, das intrigas e das manipulações que dois membros da aristocracia francesa, uma mulher - a Marquesa de Merteuil - e um homem - o Visconde de Valmont estabelecem entre si.

Fazendo uma análise crítica da nobreza francesa nos anos que antecederam a Revolução (o livro foi lançado com estrondoso sucesso em 1782), os personagens fazem da sedução um instrumento de poder, em que o sexo é utilizado como instrumento de honra e de desonra.

A teia de relações que se estabelece acaba por demonstrar o quanto a sedução é uma armadilha, inclusive para os seus próprios protagonistas. Um livro fenomenal...

Vitão 29/06/2014

Luxúria, orgulho, avareza, inveja, ira. Traição, intrigas, vingança, ódio.
As palavras acima definem um livro difícil de ler, não por conta de sua característica epistolar, mas por sua linguagem de época. O autor, Choderlos de Laclos, dizia que as cartas e os fatos contados eram verdadeiros, não havendo, porém, certeza sobre isso.

site: http://literatara.blogspot.com.br/search/label/As%20Liga%C3%A7%C3%B5es%20Perigosas

Juliana Lopes 27/05/2014

Citações:
Longe de mim a ideia de destruir os preconceitos que a obsedam: aumentarão minha felicidade e minha glória. Que acredite na virtude, mas que a sacrifique a mim. Que suas faltas a amedrontem sem a deter e que, tomada de mil terrores, só possa esquecê-los e dominá-los em meus braços - Viconde de Valmont

Ignorais o quanto a solidão aumenta o ardor do desejo - Valmont

Tenho necessidade de possuir essa mulher para redimir-me do ridículo de estar enamorado dela - Valmont

Poderá haver prazer com as pudicas? - Marquesa de Marteuil

Tenhamos boa fé; em nossas combinações tão frias quão fáceis, o que chamamos felicidade é apenas prazer - Marteuil

Só nos devemos permitir excessos com quem pensamos deixar muito breve - Marteuil

Deixar-me acreditar-vos perfeita: é o único prazer que me resta - Valmont

É preciso se acostumar às grandes emoções quem se destina às grandes aventuras - Marteuil

Este amor, que antes fazia o encanto da minha vida, me é agora um tormento - Cavalheiro Danceny

Maggie 29/04/2013

O amor e as mulheres: pequenos trechos

“[...]o amor é um sentimento independente, que a prudência pode
fazer evitar mas não pode dominar; e que, uma vez nascido,
só morre de morte natural ou de falta absoluta de esperança."

"O senhor sabe, por certo, melhor do que eu", disse-me, "que dormir com uma mulher é apenas levá-la a fazer o que lhe agrada; daí a levá-la a fazer o que queremos vai às vezes um grande passo."

vanessamf 12/09/2012

Esquema de Missivas
Apesar desta história ser muito interessante e, particularmente, ter gostado das adaptações feitas ao cinema, não gosto do modelo de livro que constrói a narrativa por meio de cartas. Isso não me dá muita vontade de ler. Ou seja, você acompanha a história lendo o que cada personagem escreveu sobre o outro. Apesar de ser curioso o formato e lhe dar a sensação de que você encontrou um baú num sótão antigo e agora descobre o segredo de pessoas que viveram há muito tempo, para mim acaba gerando certo cansaço.
HARRY BOSCH 16/10/2013minha estante
Também não gosto deste tipo de narrativa,demorei a ler o Dracula,devido a narrativa.

otxjunior 10/08/2012

As Relações Perigosas, Choderlos de Laclos
Em primeiro lugar, o romance já chama atenção por apresentar uma estrutura diferenciada; onde uma coleção de cartas trocadas entre os personagens faz as vezes de capítulos. Dessa forma, a percepção de cada um dos personagens se dá de uma maneira mais fluida e natural: Compreendemos seus desejos e receios e somos cúmplices de suas intrigas e seduções.
O tema principal também surpreende ao expor a crueldade e devassidão da natureza humana, focando a aristocracia francesa da segunda metade do século XVIII. Personagens como o visconde de Valmont e a marquesa de Merteuil já figuram na lista de maiores vilões da literatura.
Ao ler alguma das cartas hipócritas do visconde ao objeto de seus desejos ou sugestões cheias de malícia da marquesa à uma mãe desesperada não pude evitar de me divertir com os jogos licenciosos do cínico casal.
Temas como sedução e moral sempre atraíram leitores, independente do espaço ou tempo do romance, o que faz dessa obra um clássico!

Gláucia 01/11/2010

A maior das vilãs.
Retrato do ambiente da nobreza e da fidalguia da corte francesa com todos os seus vícios e a exaltação dos prazeres mundanos.
Marquesa de Martuil é a mais diabólica das vilãs, usando e abusando das armas da sedução e de seu hipnótico poder de manipulação a fim de alcançar todos os seus mesquinhos e desprezíveis objetivos, destruindo toda inocência ainda sobrevivente no pérfido meio em que vive.

Ricardo 09/09/2010

Ótima forma de se contar uma história. A narrativa através das cartas nos leva ao íntimo dos personagens.

Um dos melhores livros que li!

Se Faz Favor! 09/04/2010

Um panorama da sociedade parisiense do século XIX.

Um relato de costumes da sociedade que prezava os grandes salões de Paris.

O livro é recheado de sedução,egoísmo e perversidades da aristocracia francesa, anterior à Revolução de 1789.

São tramas e sutilezas características do ser humano daquele tempo e que até hoje continuam vivas já que são inerentes à natureza humana.

O pano de fundo das Relações Perigosas de Laclos é o período do Rococó.Portanto, recomendo o livro aos apreciadores da História da Arte.

*Leitura iniciada em 29 de Novembro 2003 e concluída em:

23 de janeiro de 2004.

Carla Valle 19/01/2010

Que todos os Deuses me perdoem... mas é melhor ver o filme. O livro é uma porcaria.
Pcpo 23/02/2016minha estante
Ainda não terminei, mas tou gostando bem mais do livro. Apesar de ser um romance epistolar, não consigo largar o livro!

Natalia Alencar 10/12/2009

O livro é contado em foram de cartas trocadas entre os personagens. Retrata a futilidade, arrogância e crueldade da aristocracia, algum tempo antes da Revolução Francesa. Foi adaptado para um filme, "Ligações Perigosas", com excelentes atuações de Glen Cloose e John Malkovich, como a Marquesa de Merteuil e o Visconde de Valmount. Recomendo.

desto_beßer 05/08/2009

Além dos atrativos óbvios de conhecer melhor um mundinho encantador e perceber, mais uma vez, como as pessoas e relacionamentos mudaram pouco em trezentos anos, a maneira como este pequeno manual de conduta libidinosa suga todos os preceitos sociais e os digere a fim de dar a maior satisfação possível ao luxurioso glutão é diversão certeira. Um brinde com água ao clã de Merteuil!

Lima Neto 15/05/2009

cuidado com as pessoas com quem você se relaciona
um livro fantástico, magnificamente bem escrito, com personagens marcantes e formidáveis, que fala muito mais do que pervenções, desejos e seduções, mas das relaçoes entre as pessoas, mesmo que sejam estas pecaminosas e de puro interesses.

Demas 23/03/2009

O manual laclosiano da conquista
Que o desejo e a sedução são armas poderosas de qualquer manual de conquistas, todo mundo sabe. Agora, o quão ardilosa ardilosa pode ser uma conquista, só mesmo Laclos poderia descrever com tantos detalhes de malvadeza e sordidez. Um clássico imprescindível, com uma narrativa envolvente cheia de passagens picantes.