Oliver Twist

Oliver Twist Charles Dickens

Resenhas -

Aline ig @escape.abacharel 25/04/2021

Oliver Twist é um livro narrado por um 'historiador', criado por Dickens, um tipo de biógrafo do menino Oliver. E esse narrador se comunica a todo instante com nós, leitores. Isso torna a obra ainda mais divertida, pois temos aqui um narrador sarcástico e inteligente.
Oliver é um jovem desafortunado que perdeu sua mãe ao nascer e então foi criado no interior da Inglaterra com muitas privações e sofrimento. A situação de fome e desamparo do menino só crescia, até que ele foi parar no lar de um agente funerário, onde lá ele aprendia o ofício. Mesmo assim, a vida não lhe reservava grandes alegrias por ali e é então que ele decide fugir dos maus tratos e da humilhação constante.
Ele parte para Londres sem ter como pagar por uma diligência (o veículo da época), sem quase nenhum dinheiro para comer e sem nenhum bom amigo com um teto acolhedor onde ele poderia se abrigar.
É nessa situação crítica que ele acaba conhecendo então um jovem chamado Jack Dawkins, que tem o apelido de "O Embusteiro Astuto", apelido dado a ele por conta de sua sagacidade. Jack então recolhe Oliver das ruas e o leva então a Fagin, um judeu ganancioso e avarento (um velho arquétipo bem antissemita que infelizmente Dickens usou).
Oliver então começa a se familiarizar com os negócios de Fagin, sem nunca perceber (devido a sua ingenuidade) que ali, na verdade, é um covil de ladrões e os meninos são nada mais nada menos do que um bando de batedores de carteira. Oliver é então coagido a entrar no crime, mas muitas aventuras de desencadeiam para ele a partir desse ponto.
É um livro extenso e repleto de acontecimentos e essa é uma parte bem inicial da história. O que mais gostei do livro é a forma como Dickens escreve! A escrita é bem fluida, mas a história por si só é bem triste. Apesar disso, é uma leitura que recomendo! É a segunda vez que leio Dickens, a primeira foi lendo contos de sua estreia no livro "Histórias de Fantasmas". Gostei mais do romance, por ser mais extenso e deixar uma marca maior.

beatrizkevelly 20/10/2022

Dickens e seus meninos miseráveis
o começo de Oliver Twist me lembra muito David Copperfield. eles têm algumas semelhanças, inclusive. ambos eram orfãos, foram mal tratados, mas fico feliz que ambos tiveram um final feliz.

eu achei incrível as reviravoltas do livro, fiquei muito ansiosa em mais da metade do livro porque queria muito que a justiça chegasse e a vida sorrisse para o pequeno Oliver.

Bea 20/10/2022minha estante
me deu até vontade de ler

beatrizkevelly 21/10/2022minha estante
não vai se arrepender. sério!

Laize.Fernandes 11/01/2022

Sem dúvidas um clássico!
Certamente 'Oliver Twist' merece o título de clássico e a fama que possui. Uma leitura acessível, emocionante e que trás muitas questões a serem pensadas sobre a sociedade inglesa do século XIX. Dickens, famoso pelas críticas sociais em seu livros, não decepciona na construção deste, onde podemos encontrar denúncias os sistemas jurídico e ao religioso, por exemplo, bem como ao sistema social de estruturação bastante injusta. A descrição que o autor se propõe a fazer da Inglaterra vitoriana é deveras realista e em certos pontos chega a ser pesada, então se você é sensível tome cuidado ao ler.
Para mim o livro foi uma leitura extraordinária e de grandes emoções, boas e ruins, que trouxe bastante conhecimento. Recomendo a leitura com toda certeza, principalmente para quem gosta de História, mas reforço o aviso de que em determinadas partes podem ser uma leitura pesada.
karou 12/01/2022minha estante
???

milly 26/02/2022

Oliver Twist ganhou meu coração
Esse livro me fez chorar, sentir angústia, felicidade, alívio, preocupação, raiva e paz.

O autor faz críticas à sociedade da época de uma forma tão sincera (embora muitas vezes quase imperceptíveis) que chega a doer (por saber que de fato coisas do tipo aconteceram e acontecem).

A escrita e o modo como os capítulos foram dispostos e nomeados é diferente de tudo que já li.

Perdi as contas de quantas vezes odiei e amei um personagem no intervalo de 10 páginas, uma verdadeira montanha russa.

Imaginei, suspeitei de muita coisa, mas fui surpreendida pelo final.

Apesar de ser um romance pesado, ele carrega esperança por cenários miseráveis e injustos.

Me apeguei de verdade a essa história e não sei explicar qual a sensação de ter finalizado esse livro. Uma mistura de alívio com choro preso na garganta.

Vale a pena ser lido.

fran_b07 30/09/2021

Esse foi meu primeiro contato com Charles Dickens.

Foi uma leitura bem massante e parada em muitos momentos eu quis abandonar, só não fiz isso pois não costumo abandonar livros.

Até 65% da história eu estava achando ruim, apesar de já ter pegado carinho com o pequeno Oliver, após isso alguns acontecimentos bem interessantes começam a aparecer, o que te deixa louco para saber o como vai acabar a história, e o que vai acontecer com os envolvidos em tudo isso.

Não é uma leitura fácil, pois contém assuntos bem delicados, alguns deles sendo, agressão infantil e abusos psicológicos (só falarei esses pois na minha opinião são os mais recorrentes).

E apesar de saber que o livro foi escrito a muito tempo, e que naquela época o machismo era muito presente, isso me incomodou absurdamente durante a leitura.

O final realmente me surpreendeu, pois já tinha em mente que seria um livro ruim, pelo andamento de até mais da metade da história, mas compensou ter passado por toda aquela chatice antes, pois o final me foi bem satisfatório.

Edu 18/07/2021

Uma surpresa agradável
Primeiramente a Principis entregou um livro com um excelente custo benefício. A linguagem é fácil, alguns poucos erros gramaticais e bom material do livro mesmo sendo simples.

Quanto a história, no inicio achei um pouco lenta devido a escrita de Dickens ser bastante descritiva em alguns pontos. Mas logo você pega o ritmo e se vê querendo saber o que será do Oliver.

No geral recomendo a leitura, é considerado um clássico de Dickens e a história é emocionante.

@paolatonon 01/10/2022

Muito bom, não esperava gostar tanto, mas me prendeu do início ao fim.
Uma leitura com vários momentos marcantes.

Eliana Tavares 01/02/2024

A história demora muito para se desenvolver, possui muitos personagens e alguns são chamados hora pelo nome hora pelo sobrenome o que acaba confundindo mais ainda, além disso tem muitas palavras em desuso, e como estava lendo o livro físico, não queria parar pra procurar o significado. Acho que a história poderia ter se desenrolado melhor, gostaria de ter visto a vida de Oliver na fase adulta.
Lynara18.7 01/02/2024minha estante
ESSE MENINO SOFRE TANTO MDS?

@_dasilvamarcelo 03/04/2021

Quem é Oliver Twist?
Como eu acredito que muitas vezes já viram ou ouviram falar de Oliver Twist (quando alguém fazia alguma brincadeira sobre tristeza e sofrimento). Agora lendo a obra entendi e realmente apesar das muitas vezes que queria que o personagem tivesse gotas de alegria vinha uma situação e arrancava esse direito de sentir dele, porém a esperança que o habitava nunca lhe abandonou. O livro nos ajuda também a entender como eram grandes cidades antigamente e como era tratados pobres e órfãos.

taissa 03/04/2022

não sei opinar
tá, não é o melhor livro do mundo, é meio lento, tem muitas coisas aqui que deveriam ter sido mudadas na tradução (mencionar o fato do Fagin ser judeu a cada poucas páginas é meio estranho, né? e ainda reforçar uns estereótipos esquisitos no estilo "todo mundo via que ele era judeu", sabe, é muito estranho), eu não gostei muito do livro num geral, até pq pelo que eu vi, esse é um livro mais direcionado para o público infanto juvenil. Mas o final foi bem satisfatório, eu gostei do Oliver finalmente ter encontrado uma rede de pessoas que cuidem dele.

yasmin431 02/08/2023

Um clássico meio chato,mas com assuntos importantes para o nosso conhecimento.
Perdi a paciência muitas vezes!

Livia.Porto 30/10/2020

Eu adorei esse livro!!

Com certeza um clássico que traz ótimas reflexões e que faz você ficar curioso sobre o que vai acontecer na vida de Oliver.

Confesso que no início não me senti apegada. Me interessei muito pelo enredo mas achava a narrativa um pouco densa por ser bastante descritiva, mas com o passar dos capítulos, fui entrando na história e depois tudo fluiu. Valeu muito a pena!! Recomendo muito essa leitura.??

Bárbara 31/10/2023

Esse livro é incrível. É uma história para ficar angustiado com tudo que acontece com o protagonista (do jeitinho que eu gosto) e torcer por ele. E a crítica social que ele faz, mostrando as injustiças da época, é muito legal. Apesar de mais ou menos do meio do livro ele ficar meio massante a história é mt boa e envolvente te fazendo ler cada vez mais

Janderson 13/08/2022

Oliver Twist
Um grande clássico da literatura mundial. Em um início lento e com muitos detalhes somos apresentados a uma grande quantidade de personagens simultaneamente.
Muitos destes a primeira vista aparentemente são personagens descartáveis, do tipo que aparece apenas uma ou duas vezes em uma história, mas não nesta obra, todos são utilizados ao decorrer de toda a extensão do livro, e todos têm sua história finalizada, não deixando nenhum sem conclusão ao final do livro.
Há umas 5 a 6 grandes cenas que marcam com grande impacto o leitor, sendo eles os pontos autos da narrativa.
Na minha opinião é um ótimo livro, uma ótima história, com vários personagens carismáticos, com destaque para os antagonistas que ditam todo o clima da história.

Recomendo a todos, e desejo uma ótima leitura ?