Assombrado

Assombrado Meg Cabot

Resenhas - Assombrado

Vanessa1409 28/10/2023

Tolhido... na medida certa!
Fugindo dos padrões, esse volume se inicia com uma espécie de prólogo. A autora nos conduz ao pesadelo de Suze, ao terror que ela vivenciou na Terra das Sombras, quando Paul a prendeu lá junto com Jesse. E esse prólogo justifica o pânico da, então, destemida mediadora ao se deparar com Paul Slater como novo aluno. Um tiro certeiro, pois não mexeu com a personalidade da protagonista, apenas a tornou mais verossímil.

Um convidado especial surge no elenco: Neil Jankow, amigo de Jake ? Soneca ? que vai jantar na casa dos Ackermans, e Suze percebe que o rapaz tem um acompanhante sobrenatural, um espírito bonitão: Craig. Ao contrário dos desencarnados que atravessam o caminho de Suze, Craig não é um espírito exatamente revoltado. Ele está confuso, frustrado. Por um momento, quando começa a entender o que sua alma pode fazer, Craig se torna uma leve ameaça. Fora isso, é um rapaz simpático, com tiradas irônicas, divertindo as cenas onde aparece.

Voltando ao X da questão, Paul mostra a Suze uma reportagem de 18 de Junho de 1952, sobre o Dr. Oliver Slaski e sua conclusão de que no Egito Antigo havia um pequeno grupo de xamãs que se deslocavam, viajando pelo mundo dos mortos. Deslocadores. Então, Suze cita novamente o Arcano Nove, O Eremita, comparando-o com um deslocador. Levando em conta que o Tarot é uma criação egípcia, faz total sentido. Ou seja, é nítido que a autora sabia o que estava fazendo. Ainda que não tenha aprofundado o assunto no enredo, afinal, trata-se de uma série adolescente, divertida, leve... toda a trama ficou bem encaixada. Cabot fez sua lição de casa, pesquisou, inteirou-se do assunto e, então, com a suavidade que o gênero pede, jogou as informações necessárias para ligar as pontas e não deixar nada solto. E isso, obviamente, a sufragou como escritora digna de aplausos ? porque, convenhamos, é muito difícil encontrar autores tolhidos na medida certa. Ou são prolixos demais (como eu) ou apenas pincelam o assunto, jogando-o na berlinda e deixando-o ali, ao léu, sem uma conexão sequer. Meg Cabot sempre sabe o que faz, e é isso que nos surpreende a cada nova aventura.

NOTA FINAL: Esqueçam a tradução mal feita e a revisão inexistente. Prendam-se no enredo, na divertidíssima trama criada por Meg Cabot, porque, afirmo com veemência: vale a pena. É uma leitura rápida, fluída, gostosa. Somos arrebatados ao enredo, conversamos com Suze, vivemos e sofremos com ela. Chegamos ao ponto de nos perguntarmos por que A Mediadora ainda não foi parar nas telas. Aplaudido. Altamente recomendado!

Luane 12/06/2020

Suze é uma mediadora. O que seria isso: basicamente ela vê fantasmas e os ajudam a seguir para o 'outro mundo', resolvendo suas pendências aqui na terra. Suze continua we metendo em encrencas e no tema amor, ela falha miseravelmente. Corajosa, enfrenta seus medos para entender o que ela é. Livro super fácil de ler, super recomendo!

Fran RW 13/05/2012

"Assombrado" (A Mediadora, livro 5) - Meg Cabot
Clichê

Neste quinto e (por enquanto) penúltimo livro da série, Suze reencontra alguém um tanto desagradável para ela: Paul Slater, o carinha que desde o livro anterior não para de dar em cima dela. Só que desta vez o irmãozinho dele, o Jack, não aparece. E Paul anda prometendo ensinar a Suze umas coisas novas sobre mediação.

Só que para ela há um problema, além da aversão a Paul. Ou melhor, dois. a) ela continua apaixonada por Jesse, o fantasma bonitão que mora no quarto dela, e b) há um outro fantasma - e dos bem recalcitrantes - querendo a vida do próprio irmão, que é um dos amigos de Jake, um dos meios-irmãos da nossa jovem mediadora.

Até aí tudo bem, para o leitor. Só que toda essa história, que tem tudo para dar certo, acaba... em nada. Sim, isso mesmo. O Craig Jankow, que queria matar o irmão, faz umas duas tentativas infrutíferas e vai embora sem mais nem menos, do nada, como se tivesse desistido de repente. E o Paul explica à Suze quase nada e só serve para formar com esta e jesse um triângulo amoroso. Aliás, o livro se restringe à paixonite destes dois últimos.

Sinto muito, mas essa história não me agradou. Meg Cabot já escreveu coisas bem melhores.

Resumindo, totalmente clichê.

(10/07/2011)

Adrya.Ribeiro 01/05/2021

3,5
Pouca coisa aconteceu em relação ao anterior, mas várias informações importantes apareceram, e tenho que dizer, o personagem que eu estava desconfiada, bem que se provou importante.

Rafael 29/08/2020

E se o que você sempre acreditou ser a verdade, não for, de fato?
Nota: 4,5/5 estrelas

Depois do final de "A Hora Mais Sombria", corri rapidamente para "Assombrado". E, após finalizá-lo, posso afirmar que "A Mediadora" só fica melhor a cada volume.

Paul foi uma ótima introdução no livro anterior e sua presença – e reais intenções – está maior aqui. Apesar de ser óbvio que ele não é um personagem confiável, conseguimos gostar dele, devido a ótima construção de Meg Cabot. Ele só não supera, claro, Jesse, que continua o melhor personagem da história ao lado de Suze. Meg mais uma vez nos faz ficar loucos para que os dois fiquem logo juntos, mas são diversos empecilhos durante a leitura.

O único ponto que me incomodou foi a falta de destaque para Craig. Pelo título do livro, pensei que ele teria uma maior importância, mas isso não aconteceu e o foco desse quinto livro foi a relação Jesse/Suze/Paul. Felizmente, a escrita de Meg Cabot continua deliciosa e o livro voa. Além disso, um ponto bem interessante sobre Suze e suas habilidades de mediadora foi introduzido, e estou curioso para ver mais dele.

Não vejo a hora de ler os próximos da série, mas espero que sejam tão bons quantos os anteriores. Quem já leu algum, com certeza gostará desse quinto, que já se tornou meu segundo favorito da série!

IG: @crushforbooks

Viih 12/08/2020

Amei
Amei de montão, eu literalmente li tudo de uma vez socorro AKKKKK

Kiyo 12/05/2021

Minha humilde opinião
E foi agora que o ranço pelo personagem voltou, mais fraco do que quando li pela primeira vez claro, mas ainda presente.

Laris | @larislendo 08/02/2022

É o mais parado de todos pois o foco é em desenvolver o relacionamento e os conflitos entre Paul, Suze e Jesse. Mesmo assim eu amo.

Brenda 28/07/2021

Muita coisa aconteceu
Eu realmente entrei na leitura com esse livro, fiquei feliz junto com a Suze e triste tbm. Mal vejo a hora de ler o último livro e ver como tudo vi terminar.

Elane.Magre 14/10/2021

"De modo que eu estava meio indecisa ali, presa entre os braços dele.
Por outro lado, eu não teria me importado em levantar as mãos, puxar sua cabeça e bancar o desentupidor de pias com sua boca.
Por outro lado, dar um chute rápido na virilha parecia ter um apelo igual, dado o que ele tinha me feito passar no outro dia, com a calçada quente, o Hell's Angel e tudo o mais."

ninde 19/09/2009

Meu favorito! Me faz querer comprar um par de Jimmy Choo... xD

biondi0 20/02/2022

Apaixonada nessa saga.
Agora eu acho que as coisas vão começar a se desenrolar e o romance vai decolar né. Foram 5 livros de espera por esse casal. Eu amo essa história, gostos dos personagens e de todo o enredo, a escrita é fluida e com bastante humor.

Geeh 16/09/2020

...
Série incrível... Uma fantasia com uma linguagem bem leve... Suzannah e Jesse, melhor casal!!

Literaris 13/04/2021

A serie ja está adiantada e tomando forma. Ja tenho algumas teorias e sinto a trama amadurecida