Quem matou  o livro policial?

Quem matou o livro policial? Luiz Antonio Aguiar

Resenhas - Quem matou o livro policial?

Claire Scorzi 17/07/2011

Merecia um Prêmio
Mais um daqueles livros de literatura dita "juvenil" que extrapola a classificação e que mereceria um prêmio (como alguns livros do gênero já ganharam).

Com uma trama policial de qualidade, uma elaborada técnica narrativa - a da história-dentro-da-história - com direito a digressões que são pura análise literária (afinal, como se escreve um romance policial?) e senso de humor, além de muitas alusões, citações diretas e indiretas que fazem a delícia de um leitor de Agatha Christie, Edgar Allan Poe e Conan Doyle com seu Sherlock Holmes, o autor, Luiz Antonio Aguiar (que escreveu o também ótimo "O Cavaleiro das Palavras") parece estar também homenageando escritores como Borges e Cortázar, com o estilo que brinca com o gênero policial e com o simples processo de escrever... Ficção, metaficção, literatura de referência, literatura comparada: um livro de 'literatura juvenil' que ultrapassa em qualidade e criatividade a média de livros assim - de muita ficção 'para adultos' também. Excelente!

O desfecho fica em aberto: poderia continuar. Uma sequência, por que não? Porque nós nos perguntamos o que acontecerá com os personagens principais, mantidos como que em suspense.

Me pergunto, abismada: como, como este livro não ganhou um prêmio?

Kamis Andrade 27/10/2023

Fui ler despretensiosamente e amei!
No começo achei bobinho, mas depois me cativou.
É um intensivão de literatura policial cheio de dicas e aprendizados.
Vemos duas tramas paralelas. Confesso que a trama principal, a brasileira, me pegou mais desprevida rsrs.

emillyzinha 29/11/2020

"Quem matou o livro policial" é um livro repleto de metalinguagem.
O perfeito manual sobre como escrever um romance policial, além disso, traz consigo inúmeras reviravoltas na história, faz alusões a grandes ícones da literatura, personagens e escritores; ensinando de maneira divertida alguns dos termos técnicos mais conhecidos e utilizados neste gênero.

ANA.CLARA 05/03/2023

Quem matou o livro policial é realmente um livro para amantes de livros policiais, dado que tem muitas referências sobre outros livros e autores do ramo, com uma trama dentro de uma trama que discute livros policiais e seus conceitos.

emmanuel_arankar 27/07/2023

"Quem Matou o Livro Policial?" de Luiz Antonio Aguiar

"Quem Matou o Livro Policial?", escrito por Luiz Antonio Aguiar e publicado pela Editora Record em 2010, é uma obra infantojuvenil que se destaca no mundo literário ao desafiar e brincar com os clichês do gênero policial. Com 160 páginas repletas de enigmas, reviravoltas e referências literárias, o livro proporciona uma narrativa envolvente, cativante e repleta de surpresas.

A trama se inicia quando Ágata Maria, uma jovem leitora apaixonada por livros policiais, adentra a Biblioteca Clarissa Aranha, situada na fictícia Capital Brasileira da Literatura, no sul do Brasil. Lá, ela depara-se com uma cena inusitada: o mais recente best-seller de Raven Hastings, intitulado "Assassinatos na Biblioteca", encontra-se rabiscado e mutilado. Esse evento marca o início de uma narrativa que se desdobra em duas histórias paralelas, entrelaçadas de forma brilhante.

De um lado, temos a jornada de Ágata Maria, que se vê injustamente acusada de ter vandalizado o livro. Por outro, acompanhamos a trama de "Assassinatos na Biblioteca", a obra de Raven Hastings que se desenrola dentro do próprio livro. Essa alternância entre as duas narrativas mantém o leitor imerso na história, ansioso por desvendar os mistérios presentes em ambas as histórias.

A ambientação é fundamental para o desenvolvimento da trama. A Capital Brasileira da Literatura, local fictício onde a história se passa, oferece um cenário rico e envolvente. Com suas ruas sinuosas e personagens peculiares, a cidade torna-se parte integral da narrativa, contribuindo para a sensação de mistério que permeia a história.

O enredo também introduz o enigmático Gabinete de Leitura Augusto Dupino, uma instituição onde ocorreram 28 assassinatos sem solução na cidade de Baltimore, EUA. Esse ambiente sombrio faz eco às atmosferas presentes nas histórias de Edgar Allan Poe, o mestre do suspense e do mistério. A conexão entre os assassinatos no gabinete de leitura e o assassinato do livro "Assassinatos na Biblioteca" é um elemento que mantém o leitor intrigado, questionando a natureza dos eventos.

Luiz Antonio Aguiar, o autor, demonstra maestria ao explorar os clichês do gênero policial. O livro é repleto de elementos característicos, como bares sombrios, investigadores atormentados e personagens misteriosos. Além disso, Aguiar presta uma homenagem aos grandes mestres do gênero, incluindo nomes como Raymond Chandler, Ross Macdonald, Dashiell Hammett, entre outros. Essa incorporação de elementos do estilo noir torna a história ainda mais envolvente, transportando o leitor para um universo de atmosfera densa e personagens intrigantes.

No entanto, "Quem Matou o Livro Policial?" vai além de uma mera homenagem ao gênero. O livro não apenas entretém, mas também oferece insights valiosos sobre a arte de escrever um romance policial. Aguiar explora técnicas de construção de mistério, desenvolvimento de personagens e criação de enredos cativantes, tornando a obra não apenas um mistério em si, mas também um guia sutil para aspirantes a escritores e entusiastas do gênero.

O desfecho do livro é repleto de reviravoltas e surpresas, revelando a conexão entre as duas histórias e desvendando o enigma por trás do assassinato do livro "Assassinatos na Biblioteca". Com uma prosa ágil e envolvente, Luiz Antonio Aguiar mantém o leitor imerso em um mundo de mistério e suspense até a última página. A trama é habilmente tecida, deixando pistas e enigmas ao longo do caminho para que o leitor possa se sentir parte ativa na resolução do mistério.

A trama é complementada por personagens carismáticos e bem desenvolvidos. Ágata Maria é uma protagonista cativante, e sua paixão por livros policiais a torna uma personagem fácil de se identificar. O detetive adolescente Marco Polo, que desempenha um papel central na resolução do mistério, é um personagem enigmático que adiciona profundidade à história. Os personagens secundários, como Dona Janete e Patrícia Altaferro, também têm suas próprias camadas e segredos, contribuindo para o caráter intrigante da narrativa.

Em resumo, "Quem Matou o Livro Policial?" é uma leitura intrigante e envolvente que cativa leitores de todas as idades. Com sua trama envolvente, personagens carismáticos e referências literárias, o livro é uma celebração do gênero policial, ao mesmo tempo em que oferece uma experiência literária única e empolgante. Seja você um ávido fã de mistérios ou apenas um curioso explorador da literatura infantojuvenil, essa obra certamente vai te cativar e entreter do começo ao fim.

A obra de Luiz Antonio Aguiar demonstra a capacidade de um autor experiente em cativar seu público, envolvendo-o em uma trama intricada, cheia de surpresas e reviravoltas. A habilidade de brincar com os clichês do gênero policial enquanto presta homenagem aos grandes mestres é uma marca distintiva deste livro. Aguiar oferece não apenas uma história empolgante, mas também um olhar nos bastidores da construção de um mistério literário, o que torna "Quem Matou o Livro Policial?" uma obra imperdível.

Guilherme 23/12/2021

O Livro atendeu minhas expectativas, o plot final é bem legalzinho (não é o melhor plot q eu já vi, mas pra uma história policial, é um bom plot), o livro é bem rápido, tanto a história, quanto na hora de ler. Eu sinceramente gostei do livro.

eumailso 25/07/2015

Sério, esse livro é um lacre!
Não ha palavras pra descrever esse livro! Ele é simplesmente fantástico, e como um bom livro de suspense, ele te prende até a ultima pagina.

Quem matou o livro policial?

A personagem protagonista aqui é Ágata Maria Malovam, a menina apaixonada por livros policiais, em especial a de um autor um tanto... misterioso. Ninguém nunca o viu, mas ele desperta em seus leitores sensações incríveis, e faz com que muitas mulheres se apaixonem por esse homem culto e inteligente. Misterioso. Como seus livros.
Mas a questão é que seu novo livro estava sendo lançado e apenas um único exemplar chegaria a cidade de Ágata Maria, o que resultou em uma fila gigantesca na biblioteca da cidade, reservando o livro. Ágata era a primeira, mas... veja só, o livro policial de seu escritor predileto fora brutalmente assassinado. Alguem rabiscou todo o livro, entregando o assassino nas primeiras paginas, e contando o desfecho da historia , rasbiscando as páginas seguintes, enchendo o único exemplar da cidade de spoilers.

Mas quem fez isso?
Ágata fora a primeira a reservar o livro, mais ninguém a antecedeu, ninguém leu antes dela, o que a fez a principal suspeita do crime. Mas quem matou o livro policial a sangue frio?

A história intercalada, contando a historia do livro assassinado, e do drama de Ágata Maria, que tenta a todo custo provar inocência e encontrar o culpado. Mas você não imagina o desfecho incrível dessa história, que não se limita a simplesmente descobrir quem fez isso, mas porque o fez... levando a história a um complexo maior do que se imagina.

ESSE LIVRO SUPER HIPER MEGA VALE A PENA DE LER. COMPRE SEU EXEMPLAR E DESCUBRA QUEM MATOU O LIVRO POLICIAL!

Ancerisa 20/11/2023

Criativo
A maior parte do critério que eu usei para as estrelinhas que eu dei foram pela criatividade da história. Logo que eu vi esse livro na biblioteca eu comecei a me perguntar o que diabos seria a morte de um livro policial e logo me surpreendi quando eu comecei a ler e realmente era sobre a "morte" de um livro, o que é bem diferente considerando o "senso comum" na literatura policial.
Apesar da história ser criativa e os plots serem muito bons, eu sinto que esse seria um livro que precisaria de mais páginas para ser desenvolvido, em alguns momentos a linha da narrativa principal se tornou um pouco confusa e cansativa para mim, e, por um outro lado, o plot da segunda linha narrativa ficou meio apressado no final.
Eu acho que esse livro vale a pena ser lido, pra mim foi um pouco cansativo em alguns poucos momentos, mas é uma história que foge do comum.

Luverissimo 20/04/2024

Sinceramente, que livro surpreendente!
Pra quem nunca leu um romance policial, esse é basicamente um norte perfeito!
Não julgue um livro pela capa kkkk nunca fez tanto sentido, apenas leia! E tente discernir o que é ficção e o que é realidade! É uma ótima leitura para sair da ressaca literária... Muito bom! Deveria ser mais reconhecido.

@prislandya 29/10/2020

Livro muito bom.
Quem Matou O livro Policial?
A história começa com um lançamento do livro de Raven Hastings que se chama Assassinatos na biblioteca. Com esse lançamento de um escritor famoso o pessoal da Cidade fica “louco” para ler esse livro. Quando uma garota Agata-Maria chega no gabinete de leitura (lugar aonde você lê os livros lá mesmo, não pode ler embora) percebe que é a primeira da fila para receber esse livro famoso para ler, logo descobre que o nome do assassino está circulado em vermelho no começo do livro e isso acaba com a “ magia da história” isso está na pág. 8 do livro. E a história começa a se desenvolver a partir daí, enquanto está essa investigação de quem matou o livro o autor coloca notas de como escrever um romance policial, de como fazer suspense, usa até termos técnicos (Sidekick) e usa referencias de outros personagens famosos como Sherlock Holmes, Poirot, também mostra a influência dos autores sobre esse tema romance policial.
O livro é maravilhoso, a história bem desenvolvida e os suspeitos eu nem fazia ideia de quem era, o único problema nessa história é que você fica perdido entre a história e as notas que o autor trás.

Iandra Massela 15/02/2022

Surpreende!
Não coloquei tanta expectativa antes de ler o livro, mas fiquei curiosa sobre o estilo e tema da história e resolvi ler.
A história é muito boa, prende o leitor, além de ser um livro metalinguístico.
São citados vários personagens e autores de romances policiais famosos na literatura como Sherlock Holmes e Watson (Arthur Conan Doyle), Hercule Poirot e Miss Marple (Aghata Christie), Auguste Dupin (Edgar Alan Poe) etc... Fala sobre a experiência de ser um leitor de livros policiais... A história tem um bom plot twist, mas um final aberto. Acho que o livro não seria tão bom se não tivesse tido esse final, mas eu particularmente odeio finais abertos... (Choraria por um capítulo extra para saciar minha curiosidade haha). Ainda assim, continuo achando que a leitura vale muito a pena, e é um ótimo livro infanto-juvenil.
É preciso ler com atenção, pois é um livro muito bem escrito, porém você pode se perder.
NutellaSalgada 15/02/2022minha estante
Parece interessante

Mayara 22/10/2022

Esse livro merecia muito mais atenção do que recebe, ele é BRILHANTE
Esse livro é perfeito em todos os sentidos!
A começar pela história que segue em duas tramas paralelas, a da investigação do assassinato do livro policiai, e a da história desse livro em si, onde as instigam o leitor e duas tramas conversam entre si.
Além disso, o livro é repleto de referencia a livros de mistério, além da própria historia da literatura policial, que é comentada em diversos momentos não só de maneira muito didática, como se mesclando perfeitamente a história do livro; ou seja, já não bastasse o livro ter uma ótima história, ele também ,e praticamente um guia básico para escrever livros policiais.

eliandra 16/09/2010

Um roteiro para ler livros policiais
Muito boa a história! Além da trama do próprio assassinato do livro policial, o autor nos dá uma aula de como ler os livros policiais e assim vão se tornando dicas de leitura de autores consagrados desse gênero. E o final é interessante: uma história dentro da outra, pena que não com final feliz.

Joice Soares 23/05/2014

A vida não tem graça sem misterio
São duas historias paralelas a do Assassinatos na biblioteca que é o livro "assassinado" pois o livro está todo comentado com spoilers escritos de vermelho (vamos combinar que um policial ou suspense com spoilers não é legal) principalmente com o nome do assassino na pagina 8, quem descobre esse "assassinato" é Ágata Maria uma avida leitora de policiais, que é a principal suspeita de ter matado o livro pois, foi a primeira a pega-lo, depois de ser abandonada pelo pai e também por seu melhor amigo Marco Polo que acaba se tornando o detetive do caso do Assassinato, seguindo pessoas e pistas por suas câmeras escondidas em vários lugares, conversa com pessoas próximas da suspeita e do local e momento do crime como "Ferrinha" a bibliotecária e Ariadne outra funcionaria da biblioteca, no final Ágata foi julgada pelo clube de leitores de livros policiais que participa e que usa suas camisetas com lemas do tipo:"A vida não tem graça sem mistério" em paralelo a outra historia esta acontecendo cada vez mais assassinatos e a policial Vera está ficando desapontada de não conseguir resolver o mistério.....e nas paginas finais do livro tudo se resolve...nesse livro você tambem aprende muito sobre literatura policial e seus personagens com enfase em Sherlock Holmes e Watson
VALE MUITO A PENA LER.....