Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

Maria Clara 12/08/2021

Leitura necessária
Leitura necessária, para compreender como um abuso ocorre e o que a vítima sente
A forma como a autora amarra todas as pontas que ela deixa solta é maravilhoso
É uma leitura bem pesada, mas é um livro magnífico, vale a pena

Malucas Por Romances 01/07/2020

Vou começar esse post falando que isso não é uma resenha, também não é uma indicação. Esse post é um desabafo.
Minha Sombria Vanessa foi minha leitura de maio, e mesmo após de vários dias que conclui a leitura, ela ainda se torna constante em meus pensamento. Inclusive já peço desculpas se a resenha conter gatilhos também.

O livro conta a história de Vanessa, e vamos viajar entre o presente e o passado.
O livro tem início com Vanessa aos 32 anos acompanhando um post do Facebook onde uma mulher contou sobre o abuso que sofreu de um professor que se chama Jacob Strane (guarde esse nome). Atualmente ela mora sozinha em um apartamento pequeno e trabalha na recepção de um hotel.
"Eu não sinto atração por crianças — continua ele. — Quer dizer, olhe só para você, para o seu corpo. Você não tem nada de criança."
Logo em seguida viajamos alguns anos e conhecemos a Vanessa de 15 anos que acabou de mudar de escola, essa escola é uma espécie de internato.
Vanessa é uma garota tímida que sonha ser escritora.
E é aqui que Jacob Strane o seu professor de 42 anos surge e a seduz.
Jacob Strane usa da timidez dela e até da briga que ela teve com uma amiga para seduzi-la.

A autora de uma forma intensa mostrou a forma que um abusador usa para seduzir, ela não poupou detalhes e muitas vezes meu estômago embrulhou.
A Vanessa de hoje não se enxerga como vítima e com isso não aceita que sofreu abuso, inclusive na época ela tinha algumas dúvidas se o que acontecia era certo ou errado, mas não dá para excluir Jacob Strane daqui, mais uma vez ele manipulou e mexeu com o psicológico dela, deixando muitas vezes a culpa nela e se colocando no papel de vítima que ele nunca foi.

Em alguns momentos a negação da Vanessa e até alguns pensamentos dela me incomodaram, mas esse incomodo nunca durou muito tempo, porque até na negação dela existia dúvidas e ainda mostrava o quanto a manipulação do escroto do Strone afetava-a ainda.
"Eu não digo, mas às vezes tenho a sensação de que é exatamente isso que ele está fazendo comigo: me desconstruindo, me montando outra vez como alguém novo."
Essa história traz a tona a vivência de muitas nós, e só posso dizer que ao mesmo tempo que o livro é uma leitura necessária eu não consigo recomendar o livro. A história me destruiu de uma forma que não pensei ser possível, trouxe a tona gatilhos que eu não imaginei. E pensando nisso e no que o livro fez comigo, é um livro que não sei recomendar, mas se você decidir ler e precisar desabafar estou à disposição.

O livro tem gatilhos em todas as páginas, inclusive senti falta desse alerta na versão e-book do livro.
Durante toda a leitura você é colocado na berlinda e em nenhum momento a autora te deixa respirar.

site: http://malucaspor-romances.blogspot.com/2020/06/resenha-minha-sombria-vanessa-kate.html#axzz6QnegMlUc
Lucas 01/07/2020minha estante
Uma coisa que está me afastando de ler esse livro é que toda as ?resenhas? que leio fala o quanto é detalhista nas descrições, e isso não me agrada e fico pensando o quanto é necessário para a narrativa além de chocar.

leituras.dela 25/05/2022

Essa não é uma história de amor
Quem já leu Lolita talvez tenha se deixado enganar pela história de ?amor? que o narrador Humbert conta. Isso aconteceu comigo quando li na adolescência. Minha sombria Vanessa, por outro lado, tem escrito na contracapa: essa não é uma história de amor. É pra não deixar dúvidas.

Intercalando acontecimentos da adolescência e vida adulta da Vanessa, a história mostra o impacto do abuso sexual na vida dela - nos seus relacionamentos, na carreira, na própria sexualidade. É uma narrativa pesada e triste de acompanhar, e recomendo a leitura desde que o assunto não seja gatilho para o leitor.

?- Se vocês levarem só uma coisa desta aula, levem o fato de que o mundo é feito de histórias que se interpõem infinitamente, cada uma delas válida e verdadeira.?

?Sei que estou sendo vigiada, mas também tenho a sensação de estar sendo cortejada, algo ao mesmo tempo opressivo e lisonjeiro.?

Verônica 28/05/2021

Nossa..?
Muito bem escrito, conta bem os detalhes. Fiquei surpresa com está estória, sem saber oq Vanessa realmente sentia ou via. Muito triste sua vida e forma que viveu. Indico está leitura.

Larissa.Meister 03/11/2023

Difícil de digerir, mas incrível
*Gatilhos de ab^s~ s/xu-l e pe$of-lia*

Nossa, esse livro me destruiu. É terrível imaginar o que as meninas que são abusadas passam, e como elas se veem como culpadas. Esse livro me deixou doida de raiva, é muito absurdo tudo que a Vanessa teve que passar. Vários momentos tive que parar de ler um pouco, pq dá nojo mesmo. Horrível.
Mas achei muito inteligente como a narrativa foi construída, sem nos entregar nada clichê ou corrido no final. Mas sim a realidade de muitas mulheres que sofreram abuso, só tentando se reconhecerem de novo no próprio corpo. Incrível ????

Sabrina758 11/05/2024

Esse livro se encaixa numa categoria muito específica pra mim: incrível, mas que eu não recomendo a ninguém devido ao seu conteúdo sensível. Não é uma leitura para qualquer um, de verdade. Minha Sombria Vanessa é uma história crua e dilacerante de grooming e abuso por parte de um professor, quase 30 anos mais velho, contra sua aluna de 15 anos.

Alternando entre passado e presente, temos acesso a Vanessa ao longo da sua adolescência corrompida até a vida adulta, mostrando claramente os danos psicológicos causados pelo que lhe aconteceu. Mas, não se enganem, essa não é a história de abuso s.xual que estamos habituados a ler. Vanessa levou muitos anos para entender que o que tinha acontecido consigo era violência sexual, e até ela se permitir enxergar, nos confrontamos com momentos de embrulhar o estômago em que ela defende e fala de seu algoz com carinho.

Strane manipulou a Vanessa desde o início para parecer que ela era essa adolescente diferente das outras, mais adulta e capaz de responder por si mesma, de querer aquilo tanto quanto ele. E é perturbador ver o efeito disso ao longo da vida dela, e quanto controle ele tinha sob ela. Ao longo da história é notório o quanto, em diversas esferas, falharam com ela. A escola, os pais, a sociedade. O que, infelizmente, é o relato da maioria das vítimas.

A autora fez um trabalho sensacional, é impossível não sentir desconforto e raiva durante toda a leitura, além da complexidade humana retratada de forma tão desnuda. O final, por mais que não tenha sido da forma que eu esperava, me conforta o quão palpável ele foi. A esperança de um recomeço.

Maressa 01/01/2023

não é uma história de amor
Uau, acho que eu nunca li um livro tão complicado no sentido de me fazer questionar tantos fatores. O enredo pesado que o livro traz foi muito, muito bem abordado e desenvolvido pela autora, ela consegue nos fazer imergir na cabeça da Vanessa e nos faz ficar tão confusos quanto ela sobre os limites do que é considerado abuso.

A narrativa é dividida entre o momento atual - quando Vanessa já é adulta e tem que conviver o peso desse momento na sua vida - e o passado, quando ela era uma menina de 15 anos, quando tudo aconteceu.

É uma narrativa bem densa e pesada para se ler - vejam a classificação indicativa e atenção aos gatilhos - várias vezes eu tive que me segurar para não jogar o livro na parede de tanta frustração.

O jeito que ele manipulou a Vanessa para seus próprio prazer foi muito sutil e calculado. Sua fala, seus gestos, tudo que ele fazia dava pra perceber que havia uma malicia, uma intenção por trás, algo que uma menina de 15 anos iria entender como amor ou carinho, pra mim ficou claro os momentos em que ele estava inserindo essa ideia deturpada de amor na cabeça dela.

Se foi estupro ou não? Se ela era uma vítima ou se ela queria? Em que ponto ela se perdeu? Até que momento ela estava consciente do que estava fazendo? e em que momento não havia mais como voltar atrás?

Esse livro me deixou incomodada em muitos aspectos, mas ascendeu uma bandeira vermelha na minha mente para me atentar a identificar esse tipo de narrativa manipuladora nos relacionamentos, conseguimos ver muito isso nos livros.

No fim, a leitura foi um pouco arrastada por conta dos detalhes, tudo foi necessário para a história mas ainda sim atrasou um pouco minha leitura. Recomendo muito para quem tem curiosidade, como eu, sobre esse assunto polêmico e complexo.
Larissa V 01/01/2023minha estante
mesmo depois de ler esse livro, mesmo já sendo adulta, graduada, achando que tenho cabeça feita, eu consegui a proeza de passar por algo parecido com um homem mais velho? o que me fez lembrar desse livro e perceber que todas estamos sujeitas a esse tipo de manipulação, dependência emocional, abuso psicológico, mas só posso imaginar o efeito de tudo isso em quem é mais jovem e mais vulnerável.

Maressa 01/01/2023minha estante
Sim, nem sei como eu me comportaria se algo assim acontecesse comigo. Imagina uma adolescente que não tem maturidade para absorver a situação

Jessica.Freitas 14/03/2021

Extremamente bem escrito
Sem palavras pra descrever o quanto esse livro me destruiu e me desconstruiu. Maravilhoso.

Becker.Damsceno 11/03/2021

PESADO!!
Esta é uma leitura sem duvidas, dificil. Precisei diversas vezes, parar e respirar, pois cada linha deste livro é extremamente pesada. Reconheço que nutri um ódio enorme, por alguns dos personagens e fiquei triste em consonancia com a protagonista. É um livro incrivel, sensacional, mas é preciso estômago para aguentar esta leitura, se você tiver, leia, não irá se arrepender.

Leituras da Beck 13/02/2022minha estante
Quero muito ler.

mah 13/02/2022minha estante
leiaaa é mt bom!!! só toma cuidado com os gatilhos

gabilopeswb 01/09/2020

Ao contrário de Lolita, o livro em questão trata de questões como relacionamento abusivo e pedofilia do ponto de vista da vítima.
A narrativa é muito boa e instigante.

gabrielyc.amorim 01/04/2021

Lolita romantizado
Com certeza o pior livro que já li da minha vida, a autora consegue fazer com que a vítima defenda o abusador até a última página não sei como ela teve coragem de nos agradecimentos ela falar que o livro foi dedicado a vítimas que passaram abuso e não uma história de amor quando claramente ela romantiza a história inteira. Eu como uma pessoa que já foi vítima de abuso me senti ofendida com a história do começo ao fim, a vítima o livro todo defende ele, não acha que foi um abuso e no final continua não achando que foi, eu realmente queria ler o livro que todo mundo falou mas não é a realidade. Autora força demais na questão da lolita como se tudo que a menina passou resume o que a Dolores passou, como se a vítima se sentisse especial por ser parecida com a Dolores, eu achei a escrita dela doentia, a forma como ela retrata os abusos é repugnante pois ela nunca deixa explícito que a vítima odiou aquilo. Eu realmente queria voltar no tempo e não ter lido esse livro ruim. A história é ruim, a escrita é ruim, não sei como ninguém aponta a problemática desse livro.
Ellen256 01/04/2021minha estante
Nossa, você foi a primeira pessoa que teve um ponto de vista negativo sobre esse livro, vi gente dizendo que esse era o "Lolita na visão da Dolores". Eu já não tinha vontade de ler esse e agora menos ainda.

Nadye 05/01/2022

Uma avalanche de sentimentos negativos
Minha sombria Vanessa me causou um aperto no peito do início ao fim, junto com diversos outros sentimentos negativos: ódio, repulsa, ansiedade... A narrativa nos conduz atrás de uma história dolorosa, que nos afeta de maneira cruel.
Apesar do livro sem sombra de duvidas ter sido um dos melhores que li no último tempo não é uma leitura que recomendaria a outras pessoas pela maneira negativa em que me afetou emocionalmente.

Le 01/08/2020

Angustiante, desesperador e indigesto
É incrível como esse livro consegue ser tudo: maravilhoso e horrível, dar vontade de ler tudo de uma vez e ao mesmo tempo de jogar fora, de chorar e vomitar... tudo, menos esquecível.
Essa foi sem sombra de dúvidas a leitura mais difícil que já fiz, não é um livro para todo mundo, pois trata de um assunto muito delicado e sensível: pedofilia. Nós, leitores, acompanhamos a vida da Vanessa aos 15 e aos 32 anos, alternadamente. A Vanessa adolescente conhecendo o Sr. Straner- seu professor de literatura e abusador- e a adulta lidando com denúncias de assédio contra ele.
No entanto, o diferencial dessa história é a abordagem. Tanto Vanessa criança quanto a adulta não se enxergam como vítimas. Straner tem uma dominância sobre tamanha sobre ela, que a convence de que a culpa é dela, que ela consentiu e que Vanessa, de 15 anos e sem amigos, arruinou sua vida.
O mais angustiante é acompanhar essa trajetória de traumas e cicatrizes na formação da adulta Vanessa traumatizada. Na tentativa de se mostrar forte, ela se agarra ao passado e o romantiza, ao invés de encara-lo e aceitar as violências como elas foram. A tentativa constante de ser forte a faz fraca e presa ao passado- e presente- que ela tanto tem medo de que a defina. A escrita da autora é muito boa, e o fato de ser contemporâneo permite discussão sobre a mais nova onda feminista e de campanhas como o "Me too" que são abordadas na narrativa.
Évelin Noah 01/08/2020minha estante
Sua resenha ficou ótima! Deu muita vontade de ler esse livro!

Larissa1729 01/08/2020minha estante
Quero muito lê-lo!

Gabybadgirl 22/02/2021

A história narra a vida da adolescente Vanessa,uma estudante que prefere escrever poemas do que ter uma vida social agitada e com namorado!
Tem conflitos com a mãe por conta do seu desinteresse social.
Quando ela muda para uma nova escola,Vanessa irá conhecer o professor Strani e com a convivência diária,ambos começam uma relação doentia,nojenta e alguns trechos cita como referência "Lolita" de Nabokov.
O livro é narrado em dois tempos: Passado e presente,e eu fiquei enojada o quão ligada emocionante a Vanessa adulta é ao Strani, Síndrome de Estocolmo em sua forma mais bruta!
Foi a leitura mais difícil para mim nesse ano, recomendo para quem tem estômago e paciência!