Minha Sombria Vanessa

Minha Sombria Vanessa Kate Elizabeth Russell

Resenhas - Minha Vanessa

Tah_baddauy 29/06/2020

Eu realmente não sei o que dizer sobre essa história, estou com o estômago embrulhado.
NathyBean 29/06/2020minha estante
Oras. Pq só 3 estrelas? Oq achou? Atendeu suas expectativas?

Tah_baddauy 29/06/2020minha estante
Não é o tipo de livro que eu daria 5 estrelas, é bom, mas não é maravilhoso.

NathyBean 30/06/2020minha estante
Ah ss. Eu adorei o livro. Ele consegue abordar diferentes questões em um mesmo mistério, sem deixar com que tenhamos uma impressão vaga sobre os personagens, tanto principais quanto secundários.

gabilopeswb 01/09/2020

Ao contrário de Lolita, o livro em questão trata de questões como relacionamento abusivo e pedofilia do ponto de vista da vítima.
A narrativa é muito boa e instigante.

Jessica.Freitas 14/03/2021

Extremamente bem escrito
Sem palavras pra descrever o quanto esse livro me destruiu e me desconstruiu. Maravilhoso.

stt4r 11/04/2023

Brutal, mas necessário.
Tá, eu diria que esse livro é com toda certeza um Lolita (Nabokov), o qual é contado na visão do abusador, porém em "Minha Sombria Vanessa" é narrada a visão da vítima, da Vanessa.
É importante entender que ambos os livros NÃO romantizam as situações propostas de maneira alguma, mas fazem o leitor criar um senso crítico acima do livro, além de mostrar, mesmo que de maneira fictícia, como funciona as mentes de ambos, tanto da criança/pré adolescente, quanto do homem que acaba manipulando a mesma.

O livro, por possuir uma escrita contemporânea, facilita muito o entendimento (para aqueles que não conseguiram ler Lolita, uma vez que a escrita é totalmente erudita) da narrativa, ainda mais por "estarmos" na mente da Vanessa, uma menina de 14 anos que não possui amigos, é socialmente excluída (tanto por ela mesma, quanto pelos outros) e se sente solitária. Esses pontos são extremamente importantes para entender o porquê de ela ter aceitado tudo isso por anos, até mesmo adulta.

A história de Strane e Nessa começa de uma maneira mais sutil que, conforme vai passando, se torna algo mais íntimo, com toques, e é a partir desse momento que o livro se torna, para a maioria, algo mais "asqueroso". Porém, temos que entender que desde o COMEÇO dessa aproximação dos dois já é algo a se reparar e questionar: isso é mesmo algo normal? Strane gostava mesmo de Nessa, e nunca quis lhe fazer mal? Ele realmente se apaixonou por ela? Nada disso foi manipulado por ele, sabendo que uma garota solitária de 14 anos é mais propensa a ser carente e buscar validação ou alguma forma de alguém amar ela? Bom, são muitos pontos para se questionar, mas a resposta sempre terá a mesma direção: Strane possuía uma mente doentia, sentia atração somente por crianças/adolescentes, e usava métodos para manipular essas vítimas, de forma que ele sempre parecesse o correto.

O ódio que sentimos pelas atitudes de Nessa é algo totalmente normal para quem está de fora, mas também é necessário entendermos ela, visto que foi manipulada e, como consequência, suas ações, pensamentos e falas foram todas projetadas por Strane, que entrou totalmente na mente da jovem. Assim como muitos abusadores, Strane aproveitou da situação de alguém frágil e fez com que ela se tornasse uma espécie de robô, que apenas segue seus comandos e não possui nenhuma consciência e, dessa forma, acaba por nunca questionar seu "mestre", mesmo que tenha as dúvidas de ele estar errado, ou não gostar de algo que ele faz.

O final do livro eu realmente não gostei, penso que, por ser algo fictício, poderia ter uma superação por parte da Vanessa em que ela finalmente entenderia que foi somente uma vítima e que tudo foi culpa do seu professor. Porém, sabemos que a realidade está muito distante disso, então não julgo o final da obra, o qual também achei muito bom, já que retrata de uma forma mais real o fim dessa situação.

É uma obra para quem tem estômago forte, realmente, mas o que mais cobra do leitor é a maturidade para entender a narrativa e simpatizar com a protagonista, por pior que fossem suas ações, e entender que esse trauma é algo que a vítima leva para a vida, então também não se pode julgar as escolhas da Vanessa em sua vida adulta.

Bibi perigosa 29/02/2024

Esta não é uma história de amor
Acho que essa tragédia acabou me afetando, mentalmente e fisicamente. Provavelmente não vou me estender muito sobre o livro, a história e os personagens, ainda estou tentando absorver o que li.
Eu me odeio um pouco mais depois disso, não gostei muito de compartilhar alguns medos com a vanessa e muito menos gostei das suas decisões, foi muito difícil sentir empatia. O S. não merece ser mencionado na resenha, porque quero falar de quem valia a pena, a mulheres.
Eu realmente espero que o resto da história delas não tenha sido apenas um reflexo ou fantasma dele. Que elas tenham recuperado a infância que lhes foi roubada, que essa tragédia não tenha um fim... trágico.
Às vezes, o fim brando foi suficiente, a justiça não trouxe paz para elas, mas talvez os novos começos, sim.

"Vejo-a se afastar, não um boato, mas uma pessoa de verdade, uma mulher que já foi menina. Eu também sou real."- Minha Sombria Vanessa

Nadye 05/01/2022

Uma avalanche de sentimentos negativos
Minha sombria Vanessa me causou um aperto no peito do início ao fim, junto com diversos outros sentimentos negativos: ódio, repulsa, ansiedade... A narrativa nos conduz atrás de uma história dolorosa, que nos afeta de maneira cruel.
Apesar do livro sem sombra de duvidas ter sido um dos melhores que li no último tempo não é uma leitura que recomendaria a outras pessoas pela maneira negativa em que me afetou emocionalmente.

Gabybadgirl 22/02/2021

A história narra a vida da adolescente Vanessa,uma estudante que prefere escrever poemas do que ter uma vida social agitada e com namorado!
Tem conflitos com a mãe por conta do seu desinteresse social.
Quando ela muda para uma nova escola,Vanessa irá conhecer o professor Strani e com a convivência diária,ambos começam uma relação doentia,nojenta e alguns trechos cita como referência "Lolita" de Nabokov.
O livro é narrado em dois tempos: Passado e presente,e eu fiquei enojada o quão ligada emocionante a Vanessa adulta é ao Strani, Síndrome de Estocolmo em sua forma mais bruta!
Foi a leitura mais difícil para mim nesse ano, recomendo para quem tem estômago e paciência!

Cris 10/07/2020

Cruelmente Real
Escrevo esta resenha ainda remoendo esta história dentro de mim.
É um livro psicologicamente exaustivo, foi bem difícil entender a personagem, teve horas que a odiei, outras que a amei.
Ela é vítima?
Ela é vilã?
Não, nada disso, ela é uma sobrevivente das artimanhas de um monstro manipulador, sobrevivente da pior violência que alguém pode sofrer, a psicológica, a que não pode ser curada com remédios, a que se carrega pela vida.
O livro é tão difícil, porque sei que o que acontece com Vanessa, acontece no mundo real, a manipulação psicológica, a omissão de quem deveria protegê-la.
Por fim acabei entendendo que ela achou uma forma de sobreviver, gostando ou não das suas decisões, é o que acontece quando não se tem alternativa a não ser seguir em frente.
Uma história tão bem escrita que dancei a beira do precipício com Vanessa, me senti oprimida e desconfortável.
É magistral.
É um alerta aos pais.
Se você for muito sensível, não leia.
Recomendo
Maygeek7 10/07/2020minha estante
Gostei da resenha, só me deu mais curiosidade com o livro que nem conhecia. Obg

Cris 10/07/2020minha estante
obrigada você May!

eduneute 30/11/2020

Vi-me tão preso nesse livro que acabei lendo em apenas 3 dias, o que devo dizer que é algo bem difícil de se fazer, pois é complicado de digerir tudo que esta ocorrendo. O livro é extremamente necessário, diversas vezes me via parando um capítulo e precisando respirar, por ser tão inquietante. Sentia uma raiva enorme com tudo que estava acontecendo, principalmente com os joguinhos psicológicos que a Vanessa sofria. Sempre sentia no fundo que estava sendo manipulada e abusada, e viveu anos em negação.⁣
Minha Sombria Vanessa é um livros mais incômodos que já li, pois a autora sobre fazer com que entrássemos na mente da personagem com tanta intimidade que faz com que sentíssemos um aperto no coração em todos os capítulos que relatam o passado de Vanessa. ⁣
Como leitores, nos encontramos em uma posição de empatia e entendimento sobre o quanto é dolorosa a historia de Vanessa.⁣

site: https://www.instagram.com/estantedoedu/

Nathalie.Murcia 26/05/2020

Assombroso e necessário
Romance psicológico extremamente bem construído e perturbador. Embora ficcional, sem nada de biográfico, segundo a autora, foi baseado na vivência de muitas meninas que passaram por um abuso sexual na escola, muitas vezes sem o perceber.

A história é como se fosse uma releitura de Lolita, de Vladimir Nobokov, modernizada aos tempos atuais, embora diversas alusões ao controvertido romance russo sejam feitas no bojo da trama.

Vanessa Wye é uma adolescente de 14 anos que se envolve emocional e sexualmente com seu professor de 42 anos, Jacob Strane. A forma de enlevo, de captação da fraqueza da vítima, e a confusão mental perpetrada na adolescente, cujos destroços do "romance" resvalaram em frustração, uso imoderado de álcool e drogas, misto de asco e apreço pelo abusador, são algumas das consequências desastrosas e sentimentos paradoxais que permeiam a mente de Vanessa. O leitor se sente literalmente imerso na cabeça da protagonista, captando todo o seu estado de espírito ao longo do livro, que se alterna entre a narrativa da Vanessa adulta e da Vanessa adolescente.

É um livro deveras assombroso, extremamente necessário, sobretudo porque desperta a atenção para questões importantes, e de como vítimas psicologicamente mais vulneráveis são as mais suscetíveis de cair nas garras de pedófilos. Muitas, inclusive, absorvem a culpa pelo acontecido ou são taxadas como culpadas pela própria sociedade.

Quem leu Lolila, precisa ler este, e quem não o leu, também precisa.
Havia um hype em torno deste livro, mas devo dizer que superou as minhas expectativas em todos os sentidos.

Mais resenhas no meu Instagram.

site: http://.instagram.com/nathaliemurcia/?hl=pt-br
Suelen.Philomeno 03/10/2020minha estante
Uau! Melhor resenha que li do livro. Ele está na minha meta desse mês. Gratidão.

Suelen.Philomeno 03/10/2020minha estante
Qual é o seu insta?

Nathalie.Murcia 04/10/2020minha estante
Sulen.Philomeno, fico feliz que tenha gostado! Meu insta é: Literatura - Nathalie Murcia
www.instagram.com/nathaliemurcia/

Suelen.Philomeno 08/10/2020minha estante
Vou seguir lá!

Cleo1290 23/03/2023

Vanessa é uma menina bonita, tem cabelos ruivos e gosta muito de escrever. Aos 15 anos ela conhece o professor que iria virar a sua vida de cabeça para baixo. Ela não admite que foi usada e abusada, tanto psicologicamente, tanto fisicamente.
É um livro que traz desconforto e angústia, mas quanto mais a leitura se desenvolve, mas curioso(a) você fica para descobrir o final.
nay.portugal 23/03/2023minha estante
E a bixa é boa mesmo de resenha ??

Angelucia.Souza 11/03/2022

Um livro bem atual
Primeiro gostaria de ressaltar que a escrita da autora é ótima. O livro conta com uma fluidez muito marcante, mesmo o livro sendo bem pesado.
A trama retrata a história de uma menina que por abandono emocional sofrido por parte da sua familia, acaba sendo seduzida por um homem 27 anos mais velha que ela, levando-a a desenvolver vários problemas na sua vida adulta e a acreditar que ela foi a culpada pelo assédio sofrido, mesmo quando aparecem outras vítimas na história.

Lolo 11/06/2021

Muito forte
Eu senti muita raiva lendo esse livro e tive que parar a leitura algumas vezes pra dar uma respirada, porque ele despertou alguns gatilhos em mim.
É um livro muito bom e eu recomendo, mas tem que ser lido com muita calma, porque é um conteúdo realmente muito sensível.
Alerta de gatilho: estupro, pedofilia, abuso psicológico.

Lua 17/01/2021

Magnífico
Precisei de um tempo para poder falar sobre esse livro. Confesso que ainda estou tentando processar todas as informações, estou numa ressaca literária.
Há muito tempo eu procuro um livro assim, que me tire da realidade , mas que me faça refletir sobre ela ao mesmo tempo. Minha sombria Vanessa não é uma história de amor, não é um romance. Minha sombria Vanessa é a realidade para qual fechamos os olhos muitas vezes, minha sombria Vanessa incomoda, causa náuseas e perturba principalmente nós mulheres, entretanto é uma leitura relevante. O livro aborda temas polêmicos como a pedofilia, assédio sexual e relacionamento abusivo. Ao longo dele é notório os traumas que a protagonista sofre durante toda a vida. Vanessa se torna uma mulher amarga, fria , e até mesmo manipuladora, acredita ser "sombria" , mas nunca vítima; consequências de anos de abuso.
Estou impactada com a escrita da autora, que logo me vi procurando mais livros e pasmem, esse é o primeiro livro ! !!!
Inacreditável!

Lorranny 21/06/2020

"Não é uma história de amor."
Um livro perturbador, mas instigante, a leitura me prendeu muito e mesmo passando raiva, em alguns momentos, achei a leitura boa. A autora conseguiu retratar o tema mostrando o real e não romantizando como alguns outros fazem. Recomendo.